Praia da Barra tem faixa de 7 km de poluição (cianobactérias) – Parte 01 – Vídeo – Biólogo Mario Moscatelli, 31/05/2017
O biólogo Mario Moscatelli é um incansável defensor da despoluição – e controle da poluição – das praias, lagoas e rios cariocas.
Em alguns períodos divulga diariamente vídeos que mostram rios escuros e manchas de sujeira imensas despejadas nas lagoas, lagoas recebendo dejetos de favelas e de condomínios de luxo, lixo sólido, lixo líquido, tudo carregado, em última análise, para o mar, ou para a Baía de Guanabara. Sejam na Zona Oeste (Lagoas da Tijuca, de Jacarepaguá e de Marapendi), na Zona Sul (Lagoa Rodrigo de Freitas, Enseada de Botafogo, Praia do Flamengo), no Centro (Enseada da Glória, Praça Mauá), e na Zona Norte (Rio Faria-Timbó, Canal do Cunha), as imagens são assustadores.
O defensor do Meio Ambiente já convidou diversos políticos e gestores públicos para conhecerem in loco as péssimas condições das nossas águas, nem sempre com sucesso.
Agora, acertou na mosca.
Convidou o conhecido ator Cauã Reymond para uma visita às Lagoas da Barra da Tijuca. Nos dias de hoje, em que falta credibilidade a tantos governantes, em especial aos responsáveis pela gestão pública, mostrar um problema através de pessoa conhecida em outras mídias pode ter um bom efeito.
Os ensinamentos do ator à filha deverão repercutir entre familiares, amiguinhos, vizinhos. Os fãs de Cauã também podem repercutir o espanto com a sujeira e os móveis encontrados boiando naquele cartão-postal.
Que as lições cheguem aos responsáveis pela fiscalização e pelos programas de despoluição ambiental. Sobretudo, precisam chegar a todos os cariocas, moradores da cidade formal e da cidade informal, para que descartem o lixo corretamente, e, por outro lado, exijam a necessária coleta por parte da Prefeitura.
Que tal, ainda, tentar produzir menos lixo?
NOTA: em maio/2015 postamos LINDAS ÁGUAS POLUÍDAS NA URBE CARIOCA, junto com a notícia do jornal O Globo de 14/05/2015: “Prefeitura quer fazer PPP para tratar esgoto em Jacarepaguá“. Desde então nada aconteceu, além de mais poluição.
Urbe CaRioca