Notícia que circula pelas redondezas da Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro – Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá e outros bairros vizinhos – está dando o que falar.
Trata-se de projeto da Prefeitura para a implantação de um Terminal Rodoviário a ser construído em terreno situado na Avenida das Américas, com frente também para o prolongamento da Rua Henfil (indicada no croqui como Rua Projetada), na confluência do Canal das Taxas com aquela via (Avenida Henfil), próximo ao Hotel Ramada.
Embora evidente o aspecto positivo que é prover os moradores da região com melhores condições de mobilidade, leitores do blog estão apreensivos em relação a outros aspectos, por exemplo, quanto ao impacto sonoro a circulação de 10 (dez) linhas de ônibus poderá causar: conforme desenhos abaixo, o projeto parece prever estacionamento para 21 veículos.
Outro ponto polêmico é quanto ao direcionamento do fluxo dos ônibus: o projeto atual prevê circulação para ambos os lados, o que, segundo moradores, irá causar transtornos viários devido às edificações existentes nas imediações, como, por exemplo, para os acessos ao pátio de manobras de um hotel e à garagem de um condomínio, vizinhos.
Moradores defendem a revisão do estudo de modo que seja considerada apenas a circulação de entrada e saída pela Avenida das Américas, evitando-se o prolongamento da Rua Henfil. Para reduzir outros impactos, sugerem que o andar térreo seja totalmente fechado, nos moldes do Terminal Menezes Cortes, que fica no Centro da cidade. Tais medidas devem ser previstas quando elaborados os respectivos orçamentos.
Os dados mencionados e as imagens do projeto nos foram enviados por leitores e pela Associação de Moradores do Recreio dos Bandeirantes – Amor.
Mais uma vez este blog convida o Instituto de Arquitetos do Brasil e demais instituições profissionais relacionadas aos assuntos urbano-cariocas – que extrapolam os limites do importante Município do Rio de Janeiro – bem como outras Associações de Moradores interessadas, para analisar, debater e opinar sobre o tema, inclusive com vistas a minimizar os impactos negativos sobre o sistema viário na vizinhança que, naturalmente, são intrínsecos a equipamentos urbanos dessa natureza e porte.
Urbe CaRioca
Particularmente, achei o espaço pequeno demais para colocar um terminal rodoviário, quanto mais colocar 10 ônibus e 21 vagas de estacionamento.