A Roda-Gigante foi para o Porto. E você, Tirolesa?

Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

Nas últimas semanas, o projeto para implantação de mais um cabo aéreo entre o Pão de Açúcar e o morro da Urca no Rio de Janeiro – e instalação da chamada “Tirolesa” – tem sido alvo de inúmeras manifestações públicas de diversos grupos e representações refletindo a discordância com as intervenções.

Conforme opinião de vários segmentos da sociedade carioca, a proposta – que já está em instalação – é um atentado à paisagem que trará alteração da visibilidade das instalações construídas no topo do morro, novas reduções no perfil rochoso com possíveis danos, e interferência nas vias de escalada tradicionais do local há décadas, no ambiente de uma unidade de proteção integral. Tudo isso em um dos cartões postais mais famosos do mundo, o Pão de Açúcar, tombado pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico desde 1973, e desde 2012 reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Na visão deste blog urbano-carioca, a implantação de um equipamento como o brinquedo chamado de Tirolesa, capaz de atrair interessados como ocorre durante o festival Rock in Rio, é uma oportunidade para qualificar outros locais que estejam carentes de atrativos. Obviamente não é o caso do Complexo do Pão de Açúcar.

Exemplo de medida acertada foi instalar a Roda-Gigante – que ambicionava macular a Enseada de Botafogo – na Zona Portuária, próxima ao AquaRio, onde já se forma um novo pólo turístico.

E você, caro leitor, onde acha que a grande e permanente “Tirolesa” deve ser instalada, de modo a beneficiar o Rio de Janeiro, sua população e visitantes?

Agenda

Nesta quarta-feira, dia 29 de março, a partir das 17h, a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro promoverá uma Mesa de Debates sobre a Construção da Tirolesa da Urca, com a participação da professora, jurista e ex-vereadora Sonia Rabello, André Ilha, escalador, membro fundador do Grupo de Ação Ecológica (GAE) e ex-diretor do Inea, e Sergeo Alvim, advogado, arquiteto, urbanista e representante do movimento “Pão de Açúcar sem tirolesa”.

Caso não possa comparecer, o evento sera transmitido pelo Canal do Youtube 

 

Leia mais:

Obra de instalação de tirolesa no Pão de Açúcar é alvo de protestos no Rio

Nota da FAM-RIO sobre a Tirolesa e outros Projetos no Monumento Mundial – o Pão de Açúcar

Pão de Açúcar: A Tirolesa e outros males

Comentários:

  1. Uma vergonha mundial colocar um brinquedo que não agrega nada a sociedade, só ao bolso da família que explora o Pão de Açúcar há anos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *