*Atualização em 14/01/2015 no final da postagem.
Folha de São Paulo |
Em 2013/2014 a tentativa – mais uma – de construir um empreendimento de grande porte na Marina da Glória, situada no Parque do Flamengo, objeto de polêmica, críticas negativas e alguns debates, foi tema de várias postagens neste blog. Entre os muitos aspectos analisados apontamos que a proposta de criar um Centro de Convenções, restaurantes, lojas e centenas de vagas de veículos, naquela área pública, era parte de um conjunto que extrapolava os limites do parque, na figura que chamamos de O TRIÂNGULO DA EBX-REX: HOTEL GLÓRIA, HOTEL PARQUE DO FLAMENGO E MARINA DA GLÓRIA.
Não obstante as muitas benesses que os empresários receberam, e a condescendência dos órgãos de patrimônio cultural, como se soube através da grande imprensa nenhum dos empreendimentos daquele triângulo foi adiante, principalmente porque as empresas envolvidas faliram.
O que sobrou do “primo” do Hotel Copacabana Palace, o antes belíssimo Hotel Glória – destruído junto com o Teatro Glória e transformado em carcaça com autorização da Prefeitura – está abandonado; o prédio do Clube Flamengo (que teve dívida de IPTU gigantesca perdoada pela Prefeitura e Câmara de Vereadores, mediante benesse legislativa da então vereadora/presidente do clube) chegou a ser invadido após o despejo de inquilinos, e está abandonado.
O terceiro vértice do triângulo, a Marina da Glória, no Parque do Flamengo, área pública destinada a equipamento público que a Prefeitura insiste em transformar em complexo comercial, ainda é objeto de polêmicas em meio a cortes de árvores e questionamentos na Justiça. Por enquanto é esse o legado olímpico referente às inúmeras vantagens concedidas ao então todo-poderoso empresário Eike Batista quanto a leis urbanísticas, de proteção ao Meio Ambiente, fiscais, além de financiamentos.
A compra do Glória cogitada por um grupo estrangeiro, ao que tudo indica também está paralisada, como noticiou o jornal Folha de São Paulo no último dia 06: Fundo suíço desiste de comprar de Eike Batista o hotel Glória, no Rio.
Fica o registro sobre desmandos nada gloriosos e a estranha política de patrimônio cultural do Rio, que já destombou o Cinema Leblon, destombou o Maracanã, pretendia demolir o antigo Museu do Índio, e retirou imóveis preservados pela APAC do Catunbi e Cidade Nova para beneficiar o mercado imobiliário com mais um espigão, conforme a não menos estranha política de urbanismo que assola a cidade, que retirou 450.000,00 m² do Parque Municipal Ecológico Marapendi e cortou importante avenida na Barra da Tijuca.
Urbe CaRioca
*Atualização em 14/01/2015:
O jornal O Globo noticiou hoje que ‘Eike Batista negocia venda do Hotel Glória a fundo árabe’. Segundo o periódico “Sabedor da importância daquele espaço para a cidade, mesmo em meio a um difícil processo de reestruturação de empresas do Grupo, tenho dedicado especial atenção à busca de alternativas que possam viabilizar economicamente a retomada das obras. A despeito da conjuntura econômica adversa nos planos externo e interno, acredito que estamos próximos do fechamento de uma parceria que vai permitir que o Hotel Glória volte a ser motivo de orgulho para os cariocas”, explicou Eike, por meio de nota.
Que vá adiante. E, quem sabe, o grupo se interessará também pela reconstrução do teatro?
Urbe CaRioca
Glória – Dicionário Houaiss
substantivo feminino
1 fama que uma pessoa obtém por feitos heroicos, grandes obras ou por suas extraordinárias qualidades
2 Derivação: por extensão de sentido.
pessoa ou obra famosa; motivo de orgulho, de exaltação
Ex.: g. nacional
3 grandeza, honra, orgulho
Ex.: formou-se em medicina para a g. da família
4 grande beleza; esplendor, fausto, magnificência
Ex.: nem Salomão, em toda a sua g., se vestiu como um deles
5 saudação, homenagem, preito
Exs.: g. a Deus nas alturas
g. aos que sacrificaram a vida pela liberdade
6 beatitude celeste; o Céu
Ex.: Deus nos há de receber na g.
7 Rubrica: ludologia.
jogo de dados em que a vitória cabe ao participante que, após percorrer uma faixa em espiral, dividida em casas, alcança em primeiro lugar a última delas, colocada no centro do tabuleiro e da espiral; jogo da glória, oca
8 Rubrica: ludologia.
a última das casas desse jogo
9 Rubrica: religião.
doxologia que conclui a recitação dos salmos
Obs. Glória também é substantivo masculino