
O caos que domina o trânsito do Rio de Janeiro não é fruto do acaso, mas de anos de omissão do poder público, fiscalização insuficiente e da crescente certeza de que desrespeitar as leis dificilmente trará consequências. O que os cariocas enfrentam diariamente já deixou de ser apenas um problema de mobilidade: tornou-se um símbolo da perda de autoridade do Estado. Motoristas estacionam onde querem, motos invadem calçadas e trafegam na contramão, caminhões ocupam áreas proibidas e sinais de trânsito são ignorados sem qualquer constrangimento. Diante desse cenário, a criação de uma Força Municipal de Trânsito representa o reconhecimento, ainda que tardio, de que o descontrole nas ruas alcançou níveis incompatíveis com uma cidade do porte do Rio de Janeiro. Para produzir resultados, precisará ir muito além da simples criação de um novo grupamento: será necessário restabelecer a certeza de(Leia mais)
