PEDIDO AO PREFEITO ELEITO: 2 – ARENA DO FLAMENGO, TARDE DEMAIS / CAMPO DE GOLFE, AINDA HÁ TEMPO


“Após ELEIÇÕES MUNICIPAIS: SEM PEDIDOS AOS CANDIDATOS (30/09/2016), publicamos hoje um pedido ao prefeito eleito. Esperamos que seja o primeiro de uma série. O blog aceita sugestões dos seus caros leitores, com vistas a novas postagens.
Daqui a um mês um novo prefeito do Rio de Janeiro estará à frente do Poder Executivo, um dia após tomar posse no cargo para o qual foi eleito. Não obstante seu futuro antecessor tenha realizado alguns projetos interessantes – com destaque para a demolição do Elevado da Perimetral e a reurbanização da orla marítima no Centro da cidade, do ponto de vista urbanístico houve equívocos.” (…)
Trecho de PEDIDO AO PREFEITO ELEITO: 1 – RESPEITO ÀS ÁREAS PÚBLICAS
Clube Flamengo:trambolhos e privilégios também à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Foto: Urbe CaRioca, dez.2016

Entre assuntos polêmicos recorrentes no Urbe CaRioca, para a lista de “pedidos” destacamos hoje: (1) a Arena de Basquete ou Estádio de Futebol que o Clube Flamengo pretende construir no terreno da Gávea/Leblon/Lagoa; (2) o famigerado Campo de Golfe dito olímpico, que frequenta estas páginas virtuais desde 2012.
Quanto à Arena do Clube Flamengo – ou Arena McDonald’s -, este blog entende que caberia à futura administração reanalisar o projeto quanto aos possíveis impactos urbanísticos decorrentes da construção. O pedido ao prefeito eleito, no entanto, chega tarde demais: o prefeito atual, em final de gestão, autorizou a obra, como informa o noticiário hoje: Flamengo recebe da Prefeitura licença para construção de arena na Gávea, e informara ontem.

Internet

O caso do Campo de Golfe de muitas faces é complexo. Se os futuros governantes do município de Rio de Janeiro quiserem conhecer, dezenas de posts que explicam o assunto, desde PACOTE OLÍMPICO 2 – O CAMPO DE GOLFE E A APA MARAPENDI (15/11/2012) até QUEM SE LEMBRA DO CAMPO DE GOLFE NA RESERVA AMBIENTAL? (06/11/2016).


Para lembrar, a lei que permitiu a construção do Campo de Golfe em Área de Proteção Ambiental – retirando 450ha do Parque Municipal Ecológico Marapendi – foi aprovada também ao apagar das luzes da gestão anterior do prefeito, no final de 2012. Passados os Jogos Olímpicos, outra notícia na grande imprensa – comentada neste blog em 06/11/2016 – nos informou que os problemas com a manutenção do campo desnecessário já começaram: Campo olímpico de golfe já vive crise dois meses após Jogos do Rio 2016 (29/10/2016). Resta saber quem pagou as dívidas, se o Comitê Rio 2016 ou a Confederação Brasileira de Golfe.
O pedido é que a futura gestão revalide o Projeto Aprovado de Alinhamento da antiga Via 2 (Plano Piloto para a Baixada de Jacarepaguá), e restaure o desenho completo da Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso. Em seguida, como é feito para todos os empreendimentos similares em local atingido por Projetos de Alinhamento, obrigue o empreendedor dos condomínios Riserva Uno e Riserva Golf a construir o trecho da avenida que foi mutilada e providencie a doação ao município tanto das áreas correspondentes àquela via quanto ao trecho do Parque Municipal Ecológico Marapendi, restaurando a integridade e a condição de áreas públicas a ambos, à luz das leis urbanísticas vigentes para todos.
Que fique o campo com 9 buracos. Ainda há tempo.
Urbe CaRioca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *