Publicado no O Globo online de ontem, quinta-feira, a notícia que a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou edital de licitação para que o serviço de transporte das barcas opere também entre os aeroportos Santos Dumont, Centro do Rio, e o Internacional Tom Jobim, que fica na Ilha do Governador, a ser concluída no dia 6 de junho. As empresas já podem se candidatar para concorrência.
Recentemente a Prefeitura do Rio criou, na Linha Vermelha, uma faixa exclusiva para quem vai para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Infelizmente houve registro de reclamações quanto aos reflexos da decisão, em especial quanto ao aumento de congestionamentos. Vale lembrar que a cidade carece de bom transporte de massa pela inexplicável ausência da falta de transportes sobre trilhos, e pela falta de atenção às demandas em relação às linhas do Metrô e prioridades equivocadas como o que foi feito “pra olimpíada” com a extensão da Linha 1, o abandono da Linha 4 (Centro-Botafogo-Barra via Humaitá e Jardim Botânico) e da Linha 2 (Praça 11-Largo da Carioca), e a criação de Linhas de BRT que nascem saturadas.
Sem dúvidas, um belo passeio há de ser.
O que o leitor pensa sobre tudo isso?
Urbe CaRioca
Rio lança licitação para conectar os aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont por barcas
Serviço entre terminais deverá levar 45 minutos e tarifa será fixada em R$ 20, segundo edital para concessão do serviço, que vai ser divulgado nesta quinta-feira
Por Luiz Ernesto Magalhães — O Globo
A Companhia Carioca de Parcerias e Concessões (Ccpar) lança nesta quinta-feira o edital de licitação para escolher uma empresa que ficará responsável por implantar e operar uma nova ligação de barcas na cidade, entre os aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim. Segundo os critérios do edital, o passageiro pagaria R$ 20 pela viagem, que duraria cerca de 45 minutos. O modelo adotado seria uma PPP, com custo estimado de R$ 106 milhões, sendo que a prefeitura aceitaria pagar até R$ 24 milhões para tirar o projeto do papel. A previsão é que as obras de implantação durem dois anos.
A licitação toma como base estudos de viabilidade econômica do projeto feito pela iniciativa privada. A estimativa é que 3,5 mil pessoas usem o serviço diariamente, o equivalente a cerca de 10% da quantidade de passageiros que circulam pelo Tom Jobim em um dia. Por isso, o município decidiu usar sete embarcações de pequeno porte, com capacidade para até 100 passageiros. Essas embarcações também são de baixo calado, evitando assim, a necessidade de obras de dragagem.
— A proposta é oferecer mais uma alternativa de conexão entre os dois aeroportos. Já temos uma linha executiva do BRT interligando o Tom Jobim ao Terminal Gentileza, por exemplo. Há demanda para a ligação aquaviária até por conta da limitação de voos no Aeroporto Santos Dumont, que restringiu voos de lá para distâncias superiores a 400 quilômetros para estimular o aumento de demanda no Tom Jobim — diz o secretário de Coordenação Governamental, Jorge Arraes.
Ganha a licitação o concorrente que prever um menor investimento da prefeitura, tendo como referência o limite de R$ 24 milhões. O edital prevê ainda que o município terá uma participação nas receitas do serviço. A expectativa de Arraes é que a demanda pelo serviço seja maior nos horários do rush por passageiros que querem chegar ao Tom Jobim sem enfrentar congestionamentos na Linha Vermelha e Avenida Brasil.
Embora esse não seja o foco, há setores da prefeitura que apostam que o roteiro pode virar opção de turismo na Baía de Guanabara, numa versão carioca do serviço de ferry boat que liga o sul da ilha de Manhattan a Staten Island, em Nova York. No caso dos americanos, essa travessia sai de graça e muitos turistas aproveitam o deslocamento para tirar fotos da Estátua da Liberdade.
No caso da travessia carioca, entre Santos Dumont e o Tom Jobim, o usuário poderá observar o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor entre outras atrações turísticas. No percurso, as barcas passarão ainda por baixo da Ponte Rio-Niterói.
A licitação está marcada para o dia 6 de junho. A conexão entre os aeroportos incluirá uma etapa do percurso por terra. Do Santos Dumont, as barcas partirão e chegarão de um terminal a ser instalado em área da Marina da Glória próxima ao shopping Bossa Nova. De lá, as embarcações seguirão até a Praia do Galeão, na entrada da Ilha do Governador, numa viagem de 35 minutos. Ali, o passageiro embarcará em vans ou ônibus em um serviço de shuttle até o terminal de embarque do Tom Jobim, que seriam cobertos em dez minutos. Todos os veículos serão elétricos.
Barcas da Barra: Nova licitação
A CCPAR deve relançar, provavelmente na próxima semana, o edital de licitação para criar serviços de ligação por barcas entre as lagoas da Barra com a estação do metrô do Jardim Oceânico. Na primeira tentativa, há cerca de 15 dias, não apareceram interessados. Ao contrário do projeto para os aeroportos, não há previsão de aportes públicos.