Será que ele, o onipresente gabarito, ressurgirá? A considerar a lei em vias de ser sancionada, que permitirá a construção de edifícios nos estacionamentos de supermercados, não se divide.
O Rio de Janeiro cada vez mais sufocado e inseguro, enquanto a autoridade-mor carioca se gaba de ser defensor do Meio Ambiente.
É para inglês ver. Literalmente.
Urbe CaRioca
Moradores de Botafogo e do Humaitá se organizaram para impulsionar propostas para que o local não vire uma praça de alimentação gourmetizada
Thayná Rodrigues – O Globo
Moradores de Botafogo e do Humaitá organizam um movimento para impulsionar a revitalização da Cobal do Humaitá sem que ela perca suas características históricas. Há o receio de o local virar um espigão ou de ser “gourmetizado”. Na primeira quinzena de outubro, o deputado federal Chico Alencar recebeu um ofício com pedido de emenda parlamentar e foi aprovado um valor de R$ 500 mil. Ele será destinado à preservação e à renovação do local. Uma das possibilidades é a de criar boxes para pequenos produtores. O anúncio deve ser feito nesta sexta, quando a Cobal receberá lideranças políticas para o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026.
Existe ainda a intenção de providenciar manutenção do Hortomercado Humaitá e de que novos equipamentos sejam adquiridos. O recurso financeiro servirá para infraestrutura dos boxes destinados à Agricultura Familiar, entre eles instalação hidráulica, bancas para comercialização de produtos, parte elétrica e, se for o caso, aquisição de equipamentos que facilitem o trabalho dos expositores.
Como antecipado mais cedo pela coluna, a saga da Cobal está no capítulo de paralisação de obras anunciadas anteriormente. Em agosto de 2024, a coluna anunciou que as obras seriam retomadas e que uma verba de R$ 4,25 milhões provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Hugo Leal traria melhorias. Segundo o parlamentar, a verba já teria sido liberada.
Leia mais:
Cobal do Humaitá e Cobal do Leblon mais uma vez na berlinda
O início das obras da Cobal do Leblon e do Humaitá: e o gabarito?
Dia 9 de outubro: Abrace a Cobal
Nota sobre a Cobal – Leblon e Humaitá
Cobal do Leblon e do Humaitá, outra vez – Sempre o Gabarito
Cobal do Humaitá – mais um capítulo
Sobre o possível tombamento da Cobal de Botafogo
Cobal Humaitá e Leblon – abaixo-assinado pede manutenção das atividades
