HOJE É O DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE
CAU |
No momento acontece a reunião do Conselho Consultivo do Iphan em Brasília. Daqui a pouco entrará em discussão a questão da Marina da Glória / Parque do Flamengo.
A jurista e professora Sonia Rabello e o presidente da ASSUMA – Associação de Usuários da Marina da Glória – , Alexandre Antunes estão presentes. Foram à capital federal especialmente para acompanhar o desenrolar da questão.
Muito já foi analisado neste blog a respeito.
Aos que chegam sugerimos os textos MARINA DA GLÓRIA: ESTE PROJETO É IMPOSSÍVEL, CRÔNICA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA ANUNCIADA: O “ROAD-SHOW” DA REX-MARINA, e o mais recente MARINA DA GLÓRIA x IPHAN: ÍNDICES IGUAIS OU MENORES. MAIORES, JAMAIS!
Enquanto aguardamos o desfecho, prossegue a XIX SEMANA DO MEIO AMBIENTE na PUC-Rio, cuja programação pode ser conhecida aqui.
Aproveitamos para parabenizar o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente NIMA-JUR, da PUC-Rio, pela incansável luta em prol do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.
Tive a honra de participar de mesa-redonda ‘O Papel da Sociedade Civil na Proteção do Meio Ambiente’ ao lado dos brilhantes juristas Prof. Fernando Walcacer, Prof. Sonia Rabello, André Ordacjy – Defensor Público da União, Daniel Ribeiro – Promotor de Justiça no Estado do Rio de Janeiro, sob a iniciativa e coordenação do primeiro.
Na qualidade de única arquiteta presente na mesa e profissional estranha ao mundo jurídico pude testemunhar com grande satisfação as ações concretas e efetivas que as instituições do Estado (Ministério Público Estadual e Defensoria Pública da União) e o meio acadêmico, através da PUC-Rio e, em especial, do NIMA-JUR, têm empreendido na defesa do Meio Ambiente em seu espectro mais amplo.
É o caminho através do qual as mudanças almejadas pela sociedade civil serão alcançadas.
URBE CARIOCA
camaragibe.pe |