Foto: Julio Reis, Junho 2016 |
Os posts relativos ao Patrimônio Cultural carioca sempre têm grande repercussão. Recentemente publicamos O PATRIMÔNIO CULTURAL REQUER ATENÇÃO! LISTA INICIAL, MEC x MINC x PATRIMÔNIO CULTURAL, A TRUPE DO PATRIMÔNIO VIVO NO PALACETE SÃO CORNÉLIO, GLÓRIA, RIO DE JANEIRO de Claudio Prado de Melloe CRUZ VERMELHA E GABARITOS – ALERTA VERMELHO, OUTRA VEZ.
Quanto ao primeiro, a lista final está em fase de elaboração.
Abaixo, a proposta de Júlio Reis sobre a recuperação de luminárias antigas que ainda existem na região do Centro do Rio conhecida como SAARA, mais um assunto debatido, nas redes sociais, entre grupos defensores do Patrimônio Cultural e da Memória Urbana Viva das cidades e outras ocupações, através da preservação de construções e de obras de arte antigas.
Urbe CaRioca
Foto: Julio Reis, Junho 2016 |
SOBRE LUMINÁRIAS ANTIGAS NO SAARA
Júlio Reis
Passeando pela Rua dos Andradas ou da Conceição, no trecho após a Rua Marechal Floriano e em partes do Saara e Centro antigo, podemos ainda ver a existência das velhas luminárias sustentadas por arcos de ferro com pequenos detalhes artísticos de um trabalho de serralheria hoje em inatividade.
Fundir novos arcos e reinstalá-los, como cópia fiel, nos seus lugares originais produziria uma grande sensação de preocupação da Prefeitura com o patrimônio histórico carioca além do baixo investimento que isso representaria.
São pequenos detalhes que certamente a Prefeitura poderia realizar sem com isso inviabilizar seu orçamento para essa área.
Foto: Julio Reis, Junho 2016 |
Caro Solano,
Obrigada pelo comentário e parabéns pelo seu interesse em preservar a nossa memória urbana. Fiz uma nota para o grupo S.O.S. Patrimônio, na rede Facebook, e várias pessoas elogiaram seu posicionamento. Sugiro pr ocurar o grupo no fb e conhecer as atividades e postagens. Acho que irá gostar. Um abraço. Andréa Redondo
Parabéns Solano pela preocupação com o nosso Patrimônio. Nasci e cresci em Santa Teresa e por isso presenciei ao longos os anos 80 as luminárias públicas sendo furtadas, retiradas e nunca mais recolocadas. Há alguns anos atrás ganhei da avó de uma amiga minha a campanha do bonde que o avô dela comprou nos anos 60 do desmonte dos bondes que existiam no Rio de Janeiro.
Boa Noite, é muito triste de ver o abandono das luminárias publicas antigas Cariocas. Eu tenho 16 anos e sou colecionador de Luminárias Antigas dos anos 60,70,80 e 90. Sou um dos únicos colecionadores do Brasil se tratando de luminárias publicas e vejo o descaso da população e da Prefeitura. Moro em São Paulo e também aqui esta a mesma coisa, o abandono esta demais e é muito triste de ver isso :/. Gostaria de ajudar os Cariocas para que este cenário de abandono acabe e que as luminárias antigas voltem para o mesmo lugar de onde eram como esta acontecendo no Morro de Santa Tereza …