Cientes da decisão proferida ontem pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça que derrubou o embargo à construção da tirolesa no Pão de Açúcar, com quatro votos favoráveis e um contrário à retomada do projeto, divulgamos a nota oficial publicada pelo Movimento Pão de Açúcar Sem Tirolesa.
Urbe CaRioca
Nota Oficial – Movimento Pão de Açúcar Sem Tirolesa
Rio de Janeiro 10 de junho de 2025.

Nós, do Movimento Pão de Açúcar Sem Tirolesa, lamentamos profundamente a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que não reconheceu o recurso especial interposto na Ação Civil Pública contra a instalação da tirolesa no Pão de Açúcar.
Desde o início, sabíamos que essa luta não seria fácil nem rápida.
Muitos desacreditaram, e ainda hoje há quem desconsidere a força de uma mobilização que já reúne mais de 52 mil assinaturas e mais de 11 mil apoiadores apenas no Instagram, nos rotulando como uma “meia dúzia de frustrados”.
Vimos a público afirmar, com toda a serenidade e convicção:
não estamos frustrados — porque a luta está longe de acabar.
Nosso profundo reconhecimento e sincera reverência à Ministra Maria Thereza de Assis Moura, cujo voto foi magistral, embasado com rigor técnico, sensibilidade e respeito às evidências e à legislação. Sua postura reafirma a importância da responsabilidade institucional, da proteção das unidades de conservação e da confiança nas instituições.
Mesmo diante desta dura derrota, não desanimamos. Ao contrário, ela só reforça a certeza de que precisamos nos mobilizar ainda mais, nos dedicar mais, e continuar acreditando que a justiça pode tardar, mas não falhará.
Fazemos aqui um apelo a todos que caminham conosco nessa luta:
sigamos firmes. Sigamos juntos.
Mais do que nunca, a mobilização da sociedade civil é essencial.
A flexibilização do licenciamento ambiental no Rio de Janeiro abriu espaço para esse tipo de absurdo — e o alerta é nacional.
Movimentos em todo o Brasil se organizam em defesa das praias, praças, matas e áreas verdes.
E a quem pensa que somos poucos, dizemos: não somos. Somos muitos — e estamos em todos os cantos.
É hora de unir forças e lutar JUNTOS!
Seguiremos na luta.
O Pão de Açúcar é nosso, e nossa mobilização segue mais forte do que nunca.