ESTAÇÃO FERROVIÁRIA LEOPOLDINA – BARÃO DE MAUÁ
Glória de Castro
Nós, com a conivência dos (in)competentes e (in)eficazes administradores que temos tido, continuamos comendo moscas em relação ao mundo…
A Estação Ferroviária Leopoldina – Barão de Mauá foi inaugurada em 1926 e fechada em 2004, quando pertencia à SuperVia. Localizada próxima ao Centro do Rio justamente para facilitar o acesso da população, a Estação Leopoldina atualmente tem dividido suas ações entre a cultura, o lazer e a realização de alguns shows.
Este patrimônio público se encontra muito deteriorado, há rachaduras e infiltrações no local e até o perigo de desabamento da marquise metálica que cobre o acesso principal da construção. O prédio também não possui equipamentos adequados para o combate a incêndios.
Infelizmente, apesar de ser uma Estação maravilhosa, está jogada às traças e às baratas. A fachada é linda, mas o abandono é de cortar o coração. A cidade está ficando a cada dia cada vez mais pobre e abandonada à própria sorte.
Tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, as estações ferroviárias são centenárias e muito bem cuidadas: dão acesso a várias cidades do país pela linha férrea, sem prejuízo da beleza arquitetônica do local. Sempre há um comércio pequeno, porém útil, com lojinhas de souvenir e artigos para alguma emergência, farmácias, lanchonetes… Se for uma estação bem administrada, o retorno financeiro será garantido.
É lamentável o descaso com a memória de nossa cidade e de nosso estado e o desinteresse das autoridades competentes em reativar este que considero ser um dos mais belos prédios do Rio de Janeiro.