Urbe CaRioca, 2012 |
O blog Urbe CaRioca não podia deixar de comentar as notícias do último fim-de-semana sobre o Campo de Golfe ‘olímpico’, isto é, o campo de golfe que serve aos Jogos Olímpicos 2016, ainda em curso.
O blog afirmou que as capivaras do Parque Municipal Ecológico Marapendi – seccionado e mutilado para construção de um empreendimento imobiliário sob o véu da alegada necessidade olímpica – seriam expulsas do seu habitat natural, encontrando muros divisórios que impediriam o ir e vir ao qual estavam acostumadas.
Eis que houve uma surpresa!
Não apenas os roedores gorduchos procuraram seu antigo espaço como entraram no campo – “Capivaras viram celebridades em jogos de golfe da Rio 2016” (Jornal O Dia, 12/08/2016) – para conquistar público e atletas, fora um ou outro estranhamento.
No dia seguinte outros bichos fizeram companhia às novas amigas dos golfistas, que já haviam sido chamadas por estrangeiros de ‘hamsters gigantes’: Animais roubam a cena no campo de golfe olímpico / Capivaras, jacarés, cobras e pássaros (Jornal O Globo, 13/08/2016).
Golf Channel |
Intrigante foi a afirmação de que “por medida de segurança, o entorno do campo foi cercado por grades”, conforme imaginamos há tempos. Por onde passaram, então, as tranquilas Capybaras? E os jacarés?
A alegria e a curiosidade sobre a fauna da Área de Proteção Ambiental – APA Marapendi não apagam a história da inaceitável criação do Campo de Golfe sobre um Parque Ecológico – infelizmente confundido com uma obra “sustentável”, porém , em verdade, destruidora – em pleno Século XXI, quando as questões ambientais têm tamanha importância e protagonismo que, ironicamente, não apenas permearam a linda cerimônia de abertura dos Jogos, como consistiram na principal mensagem que o Rio de Janeiro quis levar ao Mundo!
A reportagem “A triste história por trás das ‘visitas’ de animais a instalações olímpicas no Rio“, da rede BBC Brasil, mostra, mais uma vez, que o Campo de Golfe que beneficiou sobremaneira o mercado imobiliário do Rio de Janeiro, é uma moeda de muitas faces.
A reportagem “A triste história por trás das ‘visitas’ de animais a instalações olímpicas no Rio“, da rede BBC Brasil, mostra, mais uma vez, que o Campo de Golfe que beneficiou sobremaneira o mercado imobiliário do Rio de Janeiro, é uma moeda de muitas faces.
Abaixo estão cinco postagens sobre o assunto que contêm linkspara os cerca de 180 artigos e análises publicados neste blog.
Urbe CaRioca
15/11/2012 – PACOTE OLÍMPICO 2 – O CAMPO DE GOLFE E APA MARAPENDI
27/07/2014 – EXTRA! SOBREVOANDO O CAMPO DE GOLFE e TODOS OS POSTS
30/12/2014 – GOLFE – MUITAS FACES, UMA SÓ MOEDA
20/07/2015 – O CAMPO DE GOLFE DITO OLÍMPICO E A CORUJA-BURAQUEIRA