Charge: EDRA |
Pego o jornal, que susto! A cidade está ‘em transe’! Uma tal de ‘gentrificação’ acontece por todo lado. Transe, gentrificação… O que estão fazendo com o Rio? O que houve?
locução
Imagem: Um Ombro Amigo |
Essa gentrificação, que coisa complicada. Em miúdos seria expulsar ‘os pobres’ para entrarem ‘os ricos’ no lugar. Era ruim, ficou bom, dizem, e agora parece que é negativo de novo. Está explicado lá na reportagem. Pelo que consegui entender, o lado positivo é levar a modernidade ao lugar ‘gentrificado’. Se o poema está certo,
En este mundo traidor
Em Botafogo, por exemplo, seriam prédios novinhos brilhando, mais atividades econômicas – lojas, escritórios -, Va Bene! Metrô, que é bom… Nada. Praça que é bom… Nada. Ainda bem que teve a APAC e o tombamento das mansões, não ia sobrar… Nada! Os gentrificados continuarão engarrafados, sem transporte público eficiente, sem praças e verde. E olha que Botafogo tem espaço para isso, tem até Linha de Metrô projetada!
Cidade em transe? Que me perdoe o jornal, mas em transe estou eu aqui no Metrô lotado, dando a volta ao mundo para chegar ao Centro, sou baixinha, mal respiro. Dinheiro para BRT, BRS e o VLT salvador de tudo ? Ah! Pra isso tem! Furar a Zona Portuária pra fazer túnel, demolir a Perimetral? Pra isso tem!
Charge: FRANK – Internet em:
Brazil: The challenge of hosting a worthwhile Olympic Games |
Sabem o que vi ontem, aqui mesmo neste vagão que a ferrugem há de comer? Uma “desgentrificação”, juro!
O Globo |
Parece que a Gentrificação chegou para ficar. Nas lagoas da Barra da Tijuca, a expulsão é dos peixes, da água limpa, do prazer de um mergulho… Expulsos pelo esgoto fétido fora de lugar. Na Área de Proteção Ambiental APA Marapendi, saíram fauna, flora, e um conceito construído durante mais de 50 anos! Expulsos, sim, eles e um pedaço da Reserva, por edifícios, mais andares, um Campo de Golfe,tacos e bolinhas!
Mora muita gente lá, povo bom, trabalhador. Disse o alcaide que quer fazer um bairro popular, ideia saída de um Brainstorm fabuloso! Só que tem PEU* à vista, onde tem lei nova tem mais gabarito, mais construtoras… Pronto, olha ela aí de novo a “gentrification”. Positiva? Negativa? Os dois, quem sabe? Tem promessa de pacote de urbanização. Essa é uma boa, tomara! O pessoal de lá sofre!
Repara, não, tô azeda. Preciso bater um papo com a Elogilda… *
Internet |
*Nota: Depois de sair do transe, Reclamilda de Almeida encontrou alívio e emoção com este vídeo. E foi ao cafezinho de sempre com a amiga Elogilda.
Obrigada, Jobim!
Sua fã,
RECLAMILDA