e de que a Fase 2 – na parte mais protegida,
junto à orla da lagoa – pode começar a qualquer momento.
DEVASTAÇÃO Campo de Golfe sobre área de reserva ambiental – No canto direito, abaixo, o trecho mais importante da APA, a ser eliminado. |
No último dia 08 o Programa Tema Livre da Rádio Nacional, promoveu um debate sobre o inacreditável Campo de Golfe que será construído em área de reserva ambiental, a Área de Proteção Ambiental – APA Marapendi.
PARA EXPLICAR O CASO DO CAMPO DE GOLFE DITO OLÍMPICO, APENAS MANOBRA PARA BENEFICIAR O MERCADO IMOBILIÁRIO Desenho: Urbe CaRioca |
Portanto, muito embora esteja tudo decidido pela Prefeitura, e não se tenha notícias sobre a atuação do Ministério Público, nem de ações na Justiça contrárias à instalação do campo, à interrupção da reserva, e à eliminação de parte da Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso que contorna a margem norte da Lagoa de Marapendi (neste trecho ainda uma via projetada), a polêmica prosseguiu, ao menos neste encontro promovido pelo Tema Livre, cujo link está abaixo.
O caso do Hotel Hyatt, também mencionado, foi tratado no post PACOTE OLÍMPICO 2 – O HOTEL HYATT E A APA MARAPENDI.
Quanto ao comentário do presidente do IAB sobre a necessidade de implantação da Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso (via 2), cabe lembrar que a decisão de levar o Campo de Golfe até a à margem da Lagoa, como explicado em PACOTE OLÍMPICO 2 – O CAMPO DE GOLFE E A APA MARAPENDI, inviabiliza definitivamente que a avenida seja concluída.
Enquanto isso, a cidade de Búzios está disposta a receber partidas de golfe e já se prepara para tanto…
DEFESA DA RESERVA EM OUTROS TEMPOS |
Para ampliar a polêmica, conforme divulgamos no blog na última sexta-feira no dia 23/01/2014 foram exonerados dos cargos de chefia os responsáveis pela Coordenadoria de Conservação e Proteção Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMAC, equipe cuja seriedade no trabalho é referência, composta por técnicos que defendiam a manutenção da área de reserva ambiental nas margens da Lagoa de Marapendi.
A reserva será eliminada pelo malfadado Campo de Golfe, ou melhor, por aqueles que o aprovaram: o Prefeito – hoje, ironicamente, presidente do grupo C-40 – e sua bancada de Vereadores. Se quiser, o alcaide ainda pode reverter ao menos parte da ‘barbaridade urbano-carioca’: é possível restaurar o desenho da Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso e manter a integridade da reserva ao longo da Lagoa Marapendi. Seria um sinal de respeito à coisa pública e ao Meio Ambiente na cidade que hoje comanda.