QUE O REDENTOR NOS PROTEJA
O Ano ainda é bem Novo, mas o Pacote Olímpico 2, do Ano Velho, atravessou a virada para 2013. Foi tratado detalhadamente pelo Urbe CaRioca em diversos posts nos meses de novembro e dezembro últimos, o que certamente colaborou para o entendimento dos vereadores sobre o conteúdo do novo embrulho, complexo para quem acompanha a legislação urbanística, que dirá para a maioria dos edis.
Foram feitos (malfeitos) os acertos (erros) entre Executivo e Legislativo. Os placares: 35×8 e 30×10, pela aprovação. As emendas apostas por suas excelências foram apenas o BODE DO PACOTE. O anunciado veto às mesmas, mais uma vez, é confete para a mídia e para eleitores crédulos.
Internet |
Vilas de Árbitros e da Mídia (ex) Futuro conjunto residencial com 1330 apartamentos www.skyscrapercity.com |
No mesmo tema – em outra vertente – notícia pequena, discreta, também no OG, divulgou que a Prefeitura estuda a transferência das Vilas de Árbitros e da Mídia para Jacarepaguá! Graças à defesa de urbanistas as instalações essas seriam construídas na Zona Portuária – ZP, dando início à efetiva revitalização da área com projetos habitacionais.
O alardeado projeto de 1300 apartamentos evaporou-se antes de ser lançada a pedra fundamental.
Neste confuso universo de Pacotes e de já duvidosas revitalizações no sorvedouro de dinheiro público em que se transformou a ZP, restaria o fato de que a Câmara de Vereadores entrou em recesso e retornará aos “trabalhos” em fevereiro. Haveria tempo para novas mobilizações. Mas, é mês de férias, tem o Carnaval… Perfeito para esquecer o Campo de Golfe, a APA Marapendi, as Benesses para o Parque Olímpico, o aumento de gabaritos em toda a Barra da Tijuca e Jacarepaguá.
APA Marapendi – Imagem: Custódio Coimbra |
Não para o prefeito: ontem o famigerado PLC 113 foi sacramentado. A lei foi sancionada. Hoje é regra. Foi a primeira parte do Pacote. Sem as emendas. O Bode saiu da sala. Prepararam a cama do Campo de Golfe que mutilará a APA Marapendi, área de reserva ambiental, entre outros itens.
Blog Luis Torres |
Nesta mesma semana o alcaide decidiu – descartando o parecer do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural – que o prédio histórico onde funcionou Antigo Museu do Índio irá abaixo, e declarou-se favorável à construção comercial que conhecidíssimo empresário pretende erguer na Marina da Glória, que voltou para assombrar o Parque do Flamengo.
Como já explicado, recusar as emendas nada mais é do que retirar O Bode do Pacote, o que, não se duvide, pode ter sido combinado entre os poderes em mais um acordo de bastidores como parte do jogo que atira confete.
Blog Urbanidades |