RIO, 50 GRAUS! SAÚDE E MUITAS CONEXÕES REAIS EM 2013!

2 0 1 3 ! Já foi dito, estudado, reafirmado: é quase impossível viver sem a internet, Revolução do século XX/XXI que mudou a comunicação, o acesso à informação, e facilitou a participação da sociedade em diversas áreas. É um utilitário indispensável. Mas, da utilidade ao hábito, mania, vício… A meninada não largava o computador. Agora é o smartphone. Os adultos jovens, idem. Os menos jovens e os ‘coroas’ (só de idade, não de espírito) reclamam, embora muitas vezes estejam também grudados às telas: no trabalho, trabalhando; na folga, navegando. O tablet é outra paixão. Mensagens, torpedos, e-mails… Contatos imediatos de segundo grau*. Para as crianças e jovens há o controle – ou tentativa – por parte dos pais atentos. Para os adultos, exagerar ou não dependerá do autocontrole de cada um. Ora, medida certa e parcimônia aplicam-se a tudo,(Leia mais)

A SEMANA – 17/12/2012 a 24/12/2012

A CrôniCaRioca da semana, publicada na Véspera de Natal, retratou os votos de final de ano aos muitos amigos e leitores que têm prestigiado este espaço, mensagem que renovamos neste A SEMANA, extensiva a todos os familiares e aos que lhes são caros.Abaixo da Estrela-Guia, o Resumo da Semana, até o dia 24. Obrigada! Urbe CaRiocaAndréa Redondo e família Blog O Povo Publicações da semana que passou e textos mais lidos. Os posts imediatamente anteriores, a lista dos POST.zitivos, a aprovação do pernicioso pacote em primeira discussão, quem são os predadores do Rio (Quer fazer um Hotel na Reserva?) e a aprovação final do vergonhoso PLC 113/2012, parte do Pacote Olímpico 2. PALÁCIO PEDRO ERNESTOCÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Segunda, 17/12/2102 A SEMANA – 10/12/2012 a 14/12/2012 Postagens de 03/12/2012 a 07/12/2102 GABARITOS NA BARRA DA TIJUCA,(Leia mais)

A ESTRELA-GUIA E A ESTRELA DE DAVID

CrôniCaRioca por AAGR Blog O Povo Rio de Janeiro 40º. Mais uma vez, é Natal! Quais serão as memórias mais antigas da infância? Boas e más, alegres e tristes, há um universo de possibilidades conforme a vida de cada um: é o óbvio! Se a pessoa tiver tido uma infância feliz e a dádiva de reunir a família no Natal, arrisco-me a afirmar que a data de 24 de dezembro, véspera do dia em que se comemora o nascimento de Jesus, é forte candidata ao primeiro lugar nas memórias infantis e mesmo da vida adulta: jantar especial, árvore iluminada, visitas, mimos, a expectativa dos presentes embaixo da cama, no dia seguinte, deixados por Papai Noel… Meus irmãos e eu tivemos esta felicidade durante muitos anos, alegria e magia transportadas para a vida adulta. A casa era enfeitada; o presépio, completo:(Leia mais)

O PACOTE E O BODE

AS EMENDAS AO PACOTE = ‘O BODE NA SALA’Imagem: Blog Luis Torres Sobre as emendas dos vereadores ao PLC 113 (será que eles mesmos as elaboraram?), ontem o Blog escreveu e repetiu: “As emendas são ‘o bode na sala’. Não se duvida ter sido manobra para, com o veto, o Executivo alardear que o mal foi evitado. Mentira: o PLC 113 já é o Mal”. Não era preciso ter bola de cristal. A manchete no jornal de hoje muda o foco do problema e comprova a tese: “Manobra de vereadores põe projeto  olímpico em risco – Paes vetará emendas  que autorizam mais construções em  Marapendi e no Autódromo”. Foram várias matérias que começaram somente no dia da votação – Paes decide vetar integralmente…(Sem espanto! É ‘o bode’); Paes joga duro com a Câmara (Espantoso! Alguém acredita?); Emendas foram aprovadas sem(Leia mais)

A APROVAÇÃO DO PLC 113, NA VÉSPERA DO FIM DO MUNDO: UM PEDAÇO DO PACOTE

Câmara Municipal do Rio de Janeiro – PAINEL DE VOTAÇÃO20/12/2012 – Dia da aprovação, em 2ª Discussão, do pernicioso Pacote Olímpico 2. Recomenda-se ler “Saqueando o Rio Institucionalmente“, texto de Sonia Rabello Recomenda-se não ler o texto abaixo porque pode fazer mal à saúde. Para quem quiser se arriscar, alguns destaques coloridos foram feitos pelo Blog. O Blog repete: as emendas são ‘o bode na sala’. Não se duvida ter sido manobra para com o veto o Executivo alardear que o mal foi evitado. Mentira: o PLC 113 já é o Mal. Urbe CaRioca  SESSÃO – EXTRAORDINÁRIA Projeto De Lei Complementar 113/2012 (Mensagem 219/2012) Informações Básicas Texto O SR. PRESIDENTE (JORGE FELIPPE) – ANUNCIA-SE, EM TRAMITAÇÃO ORDINÁRIA, EM 2ª DISCUSSÃO, O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 113/2012 (MENSAGEM Nº219/2012) DE AUTORIA DO PODER EXECUTIVO, QUE “ALTERA AS REDAÇÕES DAS LEIS COMPLEMENTARES Nº 74, DE 14(Leia mais)

O VERGONHOSO PLC 113/2012 FOI APROVADO, COMO PREVISTO.

O dia em que o mundo não acabou, mas o prefeito e  vereadores acabaram com a Barra da Tijuca, Jacarepaguá, a APA Marapendi e as habitações na Zona Portuária.  Reflexos serão para todo o Rio de Janeiro. (nota acrescentada em 21/12/2102) Internet Às 22h de hoje foi aprovado o pernicioso Pacote Olímpico 2 – primeira parte. Depois virá mais. Este foi o Projeto de Lei Complementar PLC 113/2012: Campo de Golfe, mudança nas CEPACs da Zona Portuária que prejudica os projetos para habitação, área pública doada ao município passada para o dono do futuro campo… O Blog acompanhou o teatro pela televisão e sentiu vergonha sem fim… Foram 30 votos favoráveis e 10 contrários Tudo estava previamente combinado. Andréa Gouvea Vieira e Sonia Rabello pediram adiamento. Não conseguiram. A gangue votou contra. Emendas apresentadas no mesmo dia para aumentar ainda(Leia mais)

HOTEL, RESERVA, APA: O Pacote e Os Predadores do Rio

“E nesses dois locais específicos você dá , sim , alguma coisa para o privado, mas cobra de volta dele aquilo que deixa de investir de dinheiro público.” Por isso, o meu encaminhamento, Sras. e Srs. Vereadores, é pela aprovação do projeto,” Vereador Guaraná, 18/12/2012 – Votação do PLC 113/2012 Ora, Srs. Parlamentares, não precisa nem ser alfabetizado para saber que campo de golfe não é vida silvestre. Vereadora Sonia Rabello, 18/12/2012 – Votação do PLC 113/2012 Câmara Municipal do Rio de Janeiro – Plenário 18/12/2012 – Data da aprovação, em 1ª Discussão, do pernicioso Pacote Olímpico 2. Como este Blog informou ontem, uma parte do Pacote Olímpico 2 foi aprovada em Primeira Discussão, pelos vereadores desta Mui Leal e Heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. PLC 113/2012 . A Cidade lhes é leal. E os edis*, serão leais a ela? No painel(Leia mais)

O PERNICIOSO PACOTE – APROVADO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO

É impossível encerrar o ano Urbano-CaRioca com um POST.zitivo… Votação PLC 113/2012Câmara de Vereadores, Sessão Extraordinária, 18/12/2012 O Blog informa que a primeira parte do Pacote Olímpico 2 (PLC 113/2012) foi aprovada ontem, em Primeira Discussão, pela Câmara de Vereadores Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em Sessão Extraordinária e após parecer conjunto das Comissões, inclusive a de Meio Ambiente, e trâmite de bastidores. Foram 35 votos favoráveis e 8 contrários. O tema, esmiuçado aqui nas últimas semanas, dispensa novos comentários, salvo o dever de registrar a falta de respeito para com a cidade, os cariocas, e também para com os eleitores, uma vez que os projetos de lei foram enviados à Câmara em seguida ao pleito. Estão transcritos abaixo os discursos de alguns dos poucos vereadores que se manifestaram contrariamente às propostas. São longos, porém muito esclarecedores,(Leia mais)

SIM, HÁ POST.zitivos NA URBE CARIOCA

POST.zitivo Americas South and North A poucos dias do final de 2012, o Urbe CaRioca pretende deixar de lado os muitos assuntos polêmicos que envolveram o uso do solo na cidade nos últimos tempos, e encerrar o ano com um legítimo POST.zitivo. Não foi tarefa simples, em especial após a eleição municipal, quando alguns fantasmas adormecidos acordaram – por exemplo, a demolição do Velódromo do Rio – e outras surpresas desagradáveis surgiram, como o aumento do IPTU e o apavorante PACOTE OLÍMPICO 2, aqui esmiuçado em vários textos, quase ‘destrinchado’, como se diz no Natal diante das aves assadas. Ainda assim, conseguimos! A lista abaixo deveria ser aumentada sempre: sugestões serão bem-vindas.Quem sabe os perniciosos Projetos de Lei Complementar 113 e 114/2012 serão retirados da pauta? Aguardamos!  Urbe CaRioca ·            Barracas na Praia – acaba a vermelhidão criticadíssima pelo Blog e(Leia mais)

A SEMANA – 10/12/2012 a 14/12/2012

PAPAI NOEL COM O SACO CHEIO DE LEIS URBANÍSTICAS:ENTRE ELAS ESTÁ O SEGUNDO PACOTE OLÍMPICO – PODE SER APROVADO PELOS VEREADORES A QUALQUER MOMENTO Imagem – Internet Publicações da semana que passou e textos mais lidos. Os posts imediatamente anteriores, a opinião de Sonia Rabello sobre as propostas de leis urbanísticas para a Barra da Tijuca, o Elevado da Perimetral, e o Metrô dos Sonhos dos Cariocas – mais um texto importante de Miguel Gonzalez. Na CrôniCaRioca da semana Urbanildo Barbosa e Cremildo de Almeida desembrulham mais um pedaço do inacreditável Pacote Olímpico 2, um presentão de final de ano para o mercado imobiliário, alimento para engarrafamentos eternos. Boa leitura! Segunda, 10/12/2102 A SEMANA – 03/12/2012 a 07/12/2102 Postagens de 26/11/2012 a 30/11/2012 PACOTE OLÍMPICO 2 – O PARQUE OLÍMPICO, BENESSES NAS ALTURAS ARTIGO – Urbanismo Olímpico: reunião na Câmara do Rio, por Sonia(Leia mais)

URBANILDO BARBOSA e CREMILDO de ALMEIDA – O PACOTE, Parte II

CrôniCaRioca por AAGR Rio de Janeiro 40º. Barbosa volta ao calçadão. Almeida no quiosque, jornal na mão. A areia ferve. Barra da TijucaBlog Sobre o Ambiente. Imagem: Ricardo Kohn BARBOSA – Salve, Cremildo, cheguei! Pronto para mais cinco minutos? Hoje é o caso do Parque na praia da Barra. Peregrinacultural’s Weblog ALMEIDA – Grande Barbosa! Ok, já acabei de ler o jornal. A coisa tá feia no Planalto, hein? O ‘cara’ disse que “não pode acreditar em mentiras”, onde já se viu? Frase mais besta! Virou as costas para o repórter, eu ‘nunca antes’ tinha visto. Mas, deixa prá lá… Vamos tratar do Rio. Bom, o Prefeito disse que vai fazer um parque na praia, onde já é APA. Mas aquele negócio de transferir potencial construtivo eu não entendi nada. Barra da TijucaSkyscrapercity BARBOSA – Não é difícil, não. Presta atenção.(Leia mais)

ARTIGO: O METRÔ DOS SONHOS, Miguel Gonzalez

O Trajeto Gávea-CentroMiguel Gonzalez Miguel Gonzalez é um estudioso do Metrô do Rio. O nome do sistema também nomina o Blog pelo qual é responsável, fonte inesgotável de análises e informações sobre a história desse nosso meio de transporte, Agonia e Êxtase dos usuários. Aqui já publicamos UM PROJETO REAL E VIÁVEL PARA O METRÔ DO RIO, de sua autoria, um dos textos mais lidos no Urbe CaRioca. Aqui também já explicamos à exaustão que a Linha 4 apregoada pelo Governo Estadual não é a Linha 4 e sim o prolongamento da Linha 1. Os muitos posts a respeito podem ser acessados com os marcadores ‘Metrô’, ‘Linha 1’ e ‘Linha 4’. Em O Trajeto Gávea-Centro Miguel explica as diferenças entre essas Linhas.  O Metrô 2020 dos Sonhos dos Cariocas foi publicado no último sábado. O texto curto, claro e preciso está(Leia mais)