A advogada, professora e ex-vereador aponta os meandros e questiona mais um estranho “destombamento”, em artigo publicado originalmente no site A Sociedade em Busca do seu Direito – reproduzido abaixo – cuja leitura é imprescindível.
A medida aprovada pelos ilustres vereadores da cidade do Rio de Janeiro, ao apagar das luzes do ano legislativo, será objeto de recurso apresentado pelo atento grupo S.O.S. Patrimônio junto ao Ministério Público do Rio de Janeiro como divulgado no último dia 06 (O Globo, Caderno Bairros). Comentamos o assunto em Cine Guaraci, em Rocha Miranda, Rio de Janeiro – E a Igreja de São Pedro, no bairro do Encantado.
Em 2013 havia esperança quanto à recuperação do bem Cultural, marco do bairro. Infelizmente a restauração não se concretizou.
Urbe CaRioca
São Pedro do Encantado, destombamento pelos vereadores do Rio
Sonia Rabello
Se formos nos pautar pela decisão dos 36 vereadores da Câmara de Vereadores do Rio, a Igreja de São Pedro, parte da história da fé religiosa do bairro carioca do Encantado, na Zona Norte, vai se esvair pelo buraco.
A Casa aprovou projeto de lei que objetiva o seu destombamento sob a brevíssima “justificativa” de que tal medida “facilitaria” a reforma da igrejinha devido o risco de desabamento de sua torre.
E onde ficam as funções do órgão de preservação da Prefeitura ? Foi proposto algum projeto de restauração ao longo de anos de abandono ?
(…)