Publicado no jornal O Globo, notícia sobre a reunião ocorrida com moradores da Cruzada São Sebastião, no Leblon, com a apresentação dos pontos relativos ao projeto de revitalização do Parque Jardim de Alah. A contrapartida social prevê a ampliação da área verde em 30% e a criação de um plano de integração que reúna esporte, educação e cultura como meios de transformação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida local.
Confira a íntegra da matéria abaixo. Ao final desde texto, links para as postagens sobre o assunto.
Urbe CaRioca
Revitalização do Jardim de Alah: projeto apresentado a moradores da Cruzada São Sebastião prevê área verde e integração social
O Globo – Link original
Entre os atrativos estão playground, recuperação de jardins, ciclovias, parcão, creche e duas quadras poliesportivas
Moradores da Cruzada São Sebastião, no Leblon, foram apresentados, neste sábado, ao projeto de revitalização do Parque Jardim de Alah. A contrapartida social prevê a ampliação da área verde em 30% e a criação de um plano de integração que reúna esporte, educação e cultura como meios de transformação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida local.
O evento, realizado na própria Cruzada, contou com a presença da secretária municipal de Ambiente e Clima, Tainá de Paula, que falou sobre a importância da iniciativa para a cidade do Rio:
“Após alguns anos discutindo sobre possíveis soluções para o Jardim de Alah, finalmente nos deparamos com um projeto que reflete um modelo de cidade mais inclusiva e com participação popular. Sou uma ativista das lutas urbanas e tenho certeza que todo esse diálogo vai mudar o modelo de Rio de Janeiro que a gente quer. Viva o Jardim de Alah”.
Os moradores foram apresentados ao escopo do projeto e aos atrativos previstos. Entre eles, estão:
um playground para crianças de 4 a 12 anos integrado à Escola Municipal Henrique Dodsworth, que será incorporada ao parque com a retirada de muros e contará com um amplo espaço recreativo
recuperação de jardins com a plantação de 206 árvores
implantação de ciclovias
um novo parcão
uma nova creche com 1,2 mil m² a ser construída
duas quadras poliesportivas
um espaço para crianças de 0 a 4 anos com brinquedos e pisos específicos
uma área para a terceira idade com equipamentos de ginástica e mesas]
três novas passagens de pedestres interligando os dois lados do canal
uma área tradicional para jogar bocha que será mantida e reformada
Para o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, “reunir a população, em um espaço público, para debater, é um exemplo e um exercício de democracia”.
“Aproveito para reforçar aqui que o projeto do novo Jardim de Alah conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro”, afirmou ele.
Visando a fomentar a economia da região, o evento optou, exclusivamente, por fornecedores locais. Após a apresentação, os moradores tiveram a oportunidade de assistir à exibição do filme “Minha irmã e eu”, estrelado por Ingrid Guimarães e Tatá Werneck.
Décadas atrás, o Jardim de Alah era conhecido como um espaço que reunia famílias para aproveitarem o atrativo ao ar livre. Segundo Miguel Pinto Guimarães, um dos arquitetos responsáveis pela requalificação do Jardim de Alah, com a modernização, a expectativa é promover esse resgate.
“O Jardim de Alah é um ativo de todos e para todos. Queremos que o parque reassuma o importante papel de instrumento cultural e de integração entre os habitantes da região, sem distinção de classe social. Já havíamos consultado as lideranças locais sobre o trabalho de revitalização do espaço e a receptividade foi muito boa. Hoje, pudemos comprovar que estamos no caminho certo”, disse ele.
Entidades prestarão apoio
A proposta social trará parcerias de peso, como os clubes Flamengo, Vasco e Botafogo, a CBF, a NBA e a escola Tablado. O objetivo é promover um trabalho contínuo de inclusão para que crianças e jovens em vulnerabilidade dos bairros vizinhos, em especial dos moradores da Cruzada de São Sebastião, possam usufruir com tranquilidade o novo equipamento urbano. As associações se integrarão ao projeto criando um ecossistema cultural e esportivo ao longo da orla da Lagoa Rodrigo de Freitas.
À frente dos planos de revitalização e modernização do Jardim de Alah está o Consórcio Rio + Verde, formado pelas empresas Accioly Participações, DC Set Group, Opy Soluções Urbanas e Pepira – vencedor da licitação para administrar o Jardim de Alah.
Leia mais:
Jardim de Alah e a proibição legal de fazer a concessão, de Sonia Rabello
Jardim de Alah no Rio: uma concessão sem projeto. Pode?, de Sonia Rabello
Jardim de Alah receberá “abraço” contra a sua descaracterização e atual projeto de concessão
Jardim de Alah: Manifestação de Moradores sobre a concessão
Jardim de Alah: Prefeitura do Rio lança edital para a concessão através de Parceria-Público-Privada
Licitação de parceria público-privada para recuperar Jardim de Alah será em março
Jardim de Alah recebe grande “abraço” contra a sua descaracterização
Vendo o Rio: Concessão do Jardim de Alah por 35 anos, a caminho