UtilitáRio
Atualização em 25/05/2015
Acrescentamos um segundo mapa com o traçado de VLT atualizado, conforme esclareceu o leitor Ricardo Lafayette, a quem agradecemos:
“A linha que passava ao largo do pátio (da Supervia) de São Diogo, não mais será construído. Uma pena, pois ligaria a Central do Brasil à Leopoldina, margeando os trilhos da Supervia. O segundo trecho alterado foi a ligação Praça XV – Aeroporto Santos Dumont que não mais será feita pelo impasse entre Prefeitura e III COMAR, já que haveria necessidade de um recuo nos limites do muro do III COMAR, e isso não foi permitido. A solução foi o prolongamento da linha que vai até a Cinelândia, passando esta agora a ir até o aeroporto Santos Dumont”.
Internet |
Cariocas e visitantes, muita atenção!
Reportagem publicada no jornal O Globo no último dia 15 mostrou o Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, modal que seria inaugurado ontem, 22/05/2016. A inauguração que levará um “ar” de Primeiro Mundo a uma parte do Centro do Rio (trecho Praça Mauá – Aeroporto Santos Dumont), no entanto, foi adiada para o próximo dia 05 de junho.
O trajeto pela Avenida Rio Branco foi bastante criticado por urbanistas e historiadores, que sugeriram a Rua Primeiro de Março. Do mesmo modo, a destruição do calçamento com mais de 200 anos de idade encontrado na Rua da Constituição foi considerado uma enorme perda por historiadores, urbanistas e defensores do Patrimônio Cultural. Um pequeno trecho com 15.00m de extensão foi reposto e ficará à vista.
A ser mantido, o piso de pedras “Pé-de-Moleque” que aflorou durante as escavações teria mostrado a memória urbana viva do Rio de Janeiro, mas, a oportunidade única de criar um verdadeiro legado em tempos de “tudo é pra Olimpíada”, foi descartada. Os posts sobre o piso de pedras “Pé-de-Moleque” foram recordistas de acessos neste blog.
Durante a semana passada, porém, surgiu outra questão: o Ministério Público do Rio de Janeiro – MPRJ “ajuizou uma ação civil pública para que as operações regulares do modal só começassem depois que uma série de determinações de segurança fossem cumpridas” e que “o VLT só entre em funcionamento quando o sistema de sinalização sobre os passeios e vias públicas for plenamente instalado, testado e aprovado” (Jornal Extra 20/05/2016).
A Prefeitura, por sua vez, pede a pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas, que “andem com mais atenção” para evitar acidentes, pois o VLT é uma novidade e emite pouco ruído.
Por isso, vale repetir: Cariocas e visitantes, muita atenção!
Abaixo, links para a primeira reportagem citada, de Guilherme Ramalho, que ilustra e conta a história dos bondes no Rio de Janeiro e para os artigos sobre o “Pé-de-Moleque” (Obs. – A rua indicada como Sete de Setembro, no mapa da reportagem é, na verdade, a Rua da Constituição, justamente a do calçamento “Pé-de-Moleque” destruído em um fim-de-semana chuvoso).
__________________
10/08/2015 O PASSADO RESSURGE NO CAMINHO DO VLT, de Marcus Alves
12/08/2015 UM PÉ DE MOLEQUE NO CENTRO (Coluna Ancelmo Góis)
28/08/2015 PÉS-DE-MOLEQUE AGORA NA PRAÇA XV
30/08/2015 RIO BRANCO x PRIMEIRO DE MARÇO – DOMINGOS NA URBE CARIOCA
28/09/2015 RUA DA CONSTITUIÇÃO, PÉ-DE-MOLEQUE SOBRE PÉ-DE-MOLEQUE
05/10/2015 PÉS-DE-MOLEQUE DO RIO ANTIGO – PASSADO REVIVIDO, RIO A PRESERVAR
06/10/2015 PÉS-DE-MOLEQUE: VISÃO DE PAULO CLARINDO E OLÍNIO COELHO, E UM ABAIXO-ASSINADO PELO RIO DE JANEIRO
09/10/2015 CONSTITUIÇÃO, A DOS PÉS-DE-MOLEQUE, EM ‘PROSPECÇÕES CASUAIS’ de Eduardo Cotrim
17/10/2015 O Globo – PISO HISTÓRICO SERÁ PRESERVADO NA RUA DA CONSTITUIÇÃO
18/10/2015 PÉ-DE-MOLEQUE – MOBILIZAÇÃO COMEÇA A SURTIR EFEITO
19/10/2015 O Globo – PREFEITURA QUER PRESERVAR PISO HISTÓRICO DESCOBERTO NO CENTRO
21/10/2015 Site G1 (vídeo RJTV) – OBRAS DO VLT REVELAM RIQUEZAS ARQUEOLÓGICAS NO CENTRO DO RIO / ARQUEÓLOGOS ACHARAM CALÇAMENTO DOS SÉCULOS 18 E 19, HÁ 230 ANOS.
Caro Ricardo,
Obrigada pelo esclarecimento. Vou acrescentar o segundo mapa. Assim, quem quiser poderá comparar ambos. Um abraço.
Andréa,
Apenas uma correção. Esse mapa esta desatualizado, já que houveram duas modificações no traçado do VLT. A linha que passava ao largo do pátio (da Supervia) de São Diogo, não mais será construído. Uma pena, pois ligaria a Central do Brasil à Leopoldina, margeando os trilhos da Supervia. O segundo trecho alterado foi a ligação Praça XV – Aeroporto Santos Dumont que não mais será feita pelo impasse entre Prefeitura e III COMAR, já que haveria necessidade de um recuo nos limites do muro do III COMAR, e isso não foi permitido. A solução foi o prolongamento da linha que vai até a Cinelândia, passando esta agora a ir até o Santos Dumont. O traçado novo está em:
http://www.portomaravilha.com.br/noticiasdetalhe/Prefeitura-Rio-apresenta-primeiro-trem-VLT-produzido-Brasil:4351