SUGESTÃO para EMPRESAS de BOTAFOGO E HUMAITÁ pós BENESSE URBANÍSTICA

Hoje entra na pauta da Câmara de vereadores, mais uma vez, o projeto de lei para aumentar um andar em uma casa de uma pessoa. O Urbe CaRioca já explicou no post BOTAFOGO:BENESSE URBANÍSTICA A CAMINHO todas as implicações da proposta defendida como necessária (!) que pode até parecer inofensiva. Afinal, tão pequeno, em uma casinha… MANSÃO NA ÍNDIA – REVISTA VANITY FAIR E CADERNO ELA ON LINE DO JORNAL O GLOBO A imagem publicada hoje, coincidentemente, no Caderno Ela On Line do Jornal O Globo pode inspirar futuros pedidos de aumento de andares só para EMPRESAS – clínicas, hospitais, escolas, sedes administrativas, academias de ginástica –, depois que vereadores e prefeito aprovarem a lei. Por que não?

QUARTEL DA PM, A ENORME PEQUENEZ

Domingos Peixoto / Agência O GloboFonte: Pesquisa Globo on Line QUARTEL DA PM, A ENORME PEQUENEZ Para tratar de Aquartelamento, Segurança e meandros jurídico-administrativos existem a Polícia, os juristas e o Ministério Público. Ao Urbe Carioca só cabe analisar a polêmica sobre o Quartel da PM sob o ponto de vista urbanístico. Por isso qualquer comentário parte da premissa de que o Quartel será efetivamente desativado, ou seja, prédio e terreno ficarão sem uso. Fica a curiosidade sobre quem nasceu primeiro: saber se a saída da polícia foi decisão anterior e gerou a ideia milionária, ou se o desejo de vender a área expulsará a PM. O caso do Batalhão é tão simples que uma frase basta para dar início a qualquer debate: LUGAR, TERRENO E PRÉDIO NÃO SÃO COMUNS. Historiadores já repudiaram a proposta do governo para o LUGAR(Leia mais)

FUTURO DO RIO, OU… RIO DO FUTURO

“Uma imagem vale mais do que mil palavras“ Provérbio Chinês  Licença poética sobre fotografia da prefeitura divulgada pelo Jornal O GloboCriação e arte: A.A. e P.A.  “A Prefeitura não faz legislação pontualpara ninguém”. Causa estranheza a afirmação publicada no Jornal O Globo há algumas semanas, diante de várias leis urbanísticas publicadas ou em análise na Câmara de Vereadores desde os primeiros dias do ano 2009, 445º Ano da Fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, a saber: ·       Um espigão no Corredor Cultural – Lapa; ·       Um espigão no lugar da antiga Fábrica da Brahma – demolida; ·       Índices construtivos para Zonas Militares no Fundão – para GE, e no Leme – para residências de militares; ·       Prédio anexo para o BNDES ao lado da sua sede em área originalmente non-aedificandi e hoje com altura restrita a 12,50m; muda o Plano(Leia mais)

A SEMANA – 21/5/2012 a 25/5/2012

   21/5/2012   RESUMO DA SEMANA 14/5/2012 a 19/5/2012  21/5/2012   MAIS METRÔ 10 – PRIORIDADES, MÍDIA E A FONTE DAS MULHERES*  www.alquimidia.org 23/5/2012 VENDO O RIO – QUARTEL DA PM E BIGORRILHOS Notas: – A polêmica sobre o terreno do Batalhão da PM continua.               – Prefeito desistiu dos Bigorrilhos.   BIGORRILHOFoto: Eduardo Paes – Fonte: Jornal O Globo Domingos Peixoto / Agência O GloboFonte: Pesquisa Globo on Line     24/5/2012 DECRETO PROPAGANDA + NOTÍCIAS sobre QUARTEL e BIGORRILHOS Centro, Rio de Janeiro, 20/5/2012Acervo Urbe CaRioca  Nota: O Jornal O Globo lançou hoje o novo formato de classificados. Em duas páginas do jornal impresso e na primeira página do jornal on line, o importante veículo de comunicação presenteia o Rio de Janeiro com imagem linda do Centro da cidade SEM OS ESQUELETOS que permaneceram depois que os cartazes publicitários foram retirados.   O Urbe(Leia mais)

CIDADE MARAVILHOSA, PATO DONALD E ZÉ CARIOCA

CrôniCaRioca Fonte: Wikipedia Sexta-feira é dia de CrôniCaRioca, por isso vamos deixar um pouco de lado Metrô, Quartel da PM, Bigorrilhos que são um ode à especulação imobiliária, e os esqueletos das finadas propagandas. Ontem apareceu o perdão a dívidas de ISS e IPTU para clubes, mas nem vamos falar sobre isso agora para não estragar o fim-de-semana. Mais sobre o Quartel da PM, só na próxima semana. Afinal, hoje é sexta-feira e o Urbe CaRioca completa um mês! Em agradecimento a todos que têm prestigiado o Blog e contribuído com informações e comentários, um presente. O filme curta-metragem de animação dos Estúdios Disney, lançado em 1942, já circulou pela internet e todos devem ter visto. Esta versão no Youtube, entretanto, tem algo a mais: uma introdução mostra a Cidade do Rio de Janeiro filmada na época, e o que(Leia mais)

DECRETO PROPAGANDA + NOTÍCIAS sobre QUARTEL e BIGORRILHOS

LETREIROS / PROPAGANDA O tema já estava programado para hoje, aqui no Urbe CaRioca. O Jornal O Globo, entretanto, há dois dias publicou excelente matéria a respeito com dados preciosos para os interessados. Por isso uma pequena análise em tópicos é bastante para detalhar a questão: Glória, Rio de Janeiro, 20/5/2012Acervo Urbe CaRioca Centro, Rio de Janeiro, 20/5/2012Acervo Urbe CaRioca O Decreto nº 35507 de 27/4/2012 obriga à retirada de cartazes publicitários no Centro e na Zona Sul, para valorizar a paisagem urbana. A pressa para retirar os cartazes foi midiática – Os donos deveriam tê-lo feito em prazo estipulado. Trabalho feito pela Prefeitura significa despesa com dinheiro público. O que está regular não pode amanhecer irregular, sem período de transição. As estruturas vazias são mais feias do que os cartazes, e continuam, motivo para um Post.zitivo com elogios, ressalvas(Leia mais)

VENDO O RIO – QUARTEL DA PM E BIGORRILHOS

BIGORRILHOFoto: Eduardo Paes – Fonte: Jornal O Globo Enquanto a Itália chora perda do seu Patrimônio Histórico, aqui destroem o nosso. No Rio de Janeiro a venda dos terrenos de vários Batalhões da PM vem sendo anunciada há alguns anos. Tijuca, Leblon, Centro… As notícias sempre causam polêmica, seguida de silêncio – ao menos o assunto sai da mídia, temporariamente. Nos últimos dias a venda da área enorme que fica na Rua Evaristo da Veiga voltou à berlinda. Diz a notícia de 21/5 no O Globo que o terreno será comprado do Governo Estadual pela Petrobrás por R$ 336.000.000,00. Ontem, 22/5, a pretendente disse que o negócio ainda não está fechado. Hoje, segundo o mesmo jornal, a empresa estatal confirma a intenção de compra, o MP abre inquérito para investigar a negociação, e, … o Estado diz que a capela tombada será preservada.(Leia mais)

Mais Metrô 10 – Prioridades, Mídia e A Fonte das Mulheres*

Depois de O Metrô e a Praça o Urbe CaRioca publicou os posts Mais Metrô. Durante três semanas analisou decisões do Governo Estadual e divulgou informações sobre projetos e obras do sistema em andamento na cidade. Valeu-se da opinião de especialistas, acompanhou movimentos de associações de moradores com opiniões distintas, e ouviu depoimentos de usuários, principalmente das Zonas Norte e Sul. Vale repetir, considera haver dados claros e subsídios suficientes para que interessados e outros segmentos da sociedade civil e institucional possam se manifestar e agir, tomando as medidas cabíveis. De tudo que foi dito deve-se ressaltar a discussão sobre Ter ou Não Ter a Estação Nossa Senhora da Paz e Cortar ou Preservar as Árvores da Praça, preocupações “verdes” eventualmente taxadas de elitistas que beneficiaram a administração ao desviar a atenção do que realmente prejudica a cidade e dói(Leia mais)

RESUMO DA SEMANA

Jardim de Alah, 20/5/2012 – Carioca alimenta a GarçaFoto: Wanda Vilhena Freire 14/5/2012 – Mais Metrô 8 – Linha 1 + Linha 4 + Praça + Árvores = Mistura Confusa 15/5/2012 –DicionáRio, ComentáRio e Post.zitivo 16/5/2012 – Mais Metrô 9 – Críticas, Resumo e Esclarecimentos 16/5/2012 – Casas Não Sairão de Área Florestal na Gávea 18/5/2012 – BOTAFOGO: Benesse urbanística a caminho 19/5/2012 – O Empreendedor Leblonense, Ilustrado

O Empreendedor Leblonense, Ilustrado

A pedidos, o Urbe CaRioca republica O Empreendedor Leblonense, Edição Ilustrada*. Depois de semana dedicada a divulgar fatos preocupantes em relação ao Metrô, o espanto com as mansões na Gávea, e analisar uma leizinha que parece inofensiva, todos merecemos um refresco. Boa leitura! CrôniCaRioca O Empreendedor Leblonense Curiosa cidade com seus tipos mais variados. O Leblon tem um camelô que me faz sorrir. Até aqui é o único e devo parar por aí. O sorriso vem por conta do que entendo ser tino comercial, empreendedorismo ou esperteza da figura, no bom sentido.  Está pelas calçadas há anos. Circula com seus produtos na mão. No verão, saídas de praia, chapéus, óculos de sol. No inverno, lenços para o pescoço, echarpes quentinhas. Se não faz calor nem frio, utilidades domésticas: cestos para roupas, porta-sapatos. Dia nublado, nem frio nem calor:utilidades domésticasImagens –(Leia mais)

BOTAFOGO: Benesse urbanística a caminho

Em 01/11/2011, porque o Urbe CaRioca não existia, foi divulgado pelo Twitter e por outros meios da Web: Um pequeno e discreto projeto de lei complementar, se aprovado, abrirá precedente que poderá afetar os bairros do BOTAFOGO e HUMAITÁ. Será a porta aberta para liberar os gabaritos de prédios de empresas, desde 1983 limitados a 3(três) andares nesses dois bairros da IV RA. Ontem o Projeto de Lei Complementar 67/2011 que “Autoriza a adoção de parâmetros especiais para implantação de centro cultural em Botafogo, IV RA”, foi aprovado na Câmara de Vereadores em Primeira Discussão. Deve ser sacramentado na próxima semana. É uma casa, bem preservado pela Área de Proteção do Ambiente Cultural de Botafogo, cujos proprietários querem fazer mais um andar. Imagem: www.cidade-maravilhosa.webnode.com.br O fato de pertencer à APAC gerou interpretação equivocada. O que impede o tal andar a(Leia mais)

Casas não sairão de área florestal na Gávea

A notícia foi publicada ontem, 15/5/2012, no jornal O Globo. A leitura acurada causou espanto e gerou o ComentáRio incluído na postagem com a mesma data. As cartas dos leitores datadas de 16/5/2012 reforçam a visão do Urbe CaRioca e fazem parte de novo post, agora dedicado apenas ao assunto. Abaixo, o ComentáRio.             www.claudiohavieira.blogspot.com.br “Decisão da Justiça não é para discutir, é para cumprir”. Certo. O Urbe CaRioca só não entendeu alguns pontos. Demolir as casas é prejudicial por causa dos movimentos de máquinas caminhões. Ora, se cada casa, por hipótese, demorou dois anos para ser construída (no mínimo, são mansões) e se, por hipótese, duas tiverem sido construídas de cada vez, sendo 26 casas, tivemos 13 casas x 2 anos = 26 anos de movimento de caminhões e máquinas. Com uma implosão em um único dia, mais, digamos, 10 dias para retirada do entulho,(Leia mais)