ARTIGO: PRECISAMOS DE CIDADES COMPACTAS, por Sérgio Magalhães

Na sequência de A CIDADE CRESCE PARA… GUARATIBA, de autoria deste blog, e dos artigos CRESCER PARA DENTRO e RIO EM ÉPOCA DE ELEIÇÕES, de autoria dos urbanistas e professores Sérgio F. Magalhães e Luiz Fernando Janot, respectivamente, este espaço reproduz agora a entrevista concedida pelo professor Magalhães, atual presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, ao jornalista Mauricio Meireles, publicada em 27/8/2012 na Revista Época.As opiniões contém críticas ao projeto olímpico, ao programa Minha Casa Minha Vida e ao trajeto de algumas linhas do BRT, fundamentadas. Por outro lado, indicam o que deve ser melhorado, em especial quanto aos sistemas de transportes da Cidade do Rio de Janeiro. O Blog Urbe CaRioca espera que os textos sensibilizem e inspirem os governantes do Rio de Janeiro. Talvez, quem sabe? Boa leitura! GREENSTYLEImagem: texto de Rafael Saraiva MAGALHÃES: “PRECISAMOS DE CIDADES COMPACTAS” O arquiteto diz(Leia mais)

A SEMANA – 22/10/2012 a 26/10/2012

Publicações da semana que passou e textos mais lidos. MARACANÃ – O GIGANTE ANTES DA MUTILAÇÃO CONSENTIDA E DAS NOVAS DEMOLIÇÕES ANUNCIADASInternet Os posts imediatamente anteriores, as demolições em torno do Maracanã, mais considerações sobre o Metrô de Uma Linha Só, e, na CrôniCarioca, um passeio pela memória da Tijuca! MARACANÃ – SEM A MARQUISE E AINDA COM O PARQUE AQUÁTICO E O CAMPO DE ATLETISMOLance Net Segunda, 22/10/2102 A SEMANA –15/10/2012 a 19/10/2012 [Postagens de 08/10/2012 a 12/10/2012] [RIO DE JANEIRO PRESERVADO, MUITO PRAZER] [ARTIGO: CONCLUIR A LINHA 1 E CONSTRUIR A LINHA 4 ORIGINAL – INDISPENSÁVEL, por Miguel Gonzalez] [EXTRA! EXTRA! BENESSE URBANÍSTICA E TORRE ATRÁS DO CONVENTO PODEM SER APROVADOS HOJE] [TUDO AO CONTRÁRIO ou, Uma Crônica no Espelho – CrôniCaRioca, por Andréa Redondo]   Terça, 23/10/2012 MARACANÃ: MAIS MUTILAÇÃO Quinta, 25/10/2012 MAIS METRÔ 11 – LINHA 1, ESTAÇÃO N.(Leia mais)

SOU TIJUCANA “DA GEMA”

CrôniCaRioca Uma declaração de amor ao bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, por Sonia Fragozo. Blog Patota Carioca SOU TIJUCANA “DA GEMA”  Sonia Fragozo* Venho de uma família de tijucanos: pai, mãe, avós paternos e maternos, tios, etc. Todos tijucanos de carteirinha. Fui criada na Tijuca, onde estudei e fiz os amigos que me acompanham até hoje. Amigos de primário e ginásio – era como se chamava o ensino fundamental naquela época – Amigos da Tijuca. Sim, AMIGOS! Como Wanderléa, Roberto e Erasmo Carlos; Tim Maia e Jorge Babulina, hoje Ben Jor, todos originários da Tijuca que também é terra de Ivan Lins e Gonzaguinha, Aldir Blanc e Cesar Costa Filho, etc. Bar Divino – Blog Patota Carioca Podemos, com orgulho, afirmar que a Jovem Guarda teve o seu berço na Tijuca, no antigo Bar Divino, na Rua Haddock Lobo,(Leia mais)

MAIS METRÔ 11 – LINHA 1, ESTAÇÃO N. S. DA PAZ, e LINHA 4

Na semana passada o Urbe CaRioca publicou o texto de Miguel Gonzalez intitulado CONCLUIR A LINHA 1 E CONSTRUIR A LINHA 4 ORIGINAL – INDISPENSÁVEL.Seguem algumas considerações a respeito da obra polêmica. Urbe CaRioca TRAÇADO ORIGINAL da Linha 4, licitado em 1998: a Barra da Tijuca seria conectada à Botafogo, via Jardim Botânico. Uma outra alternativa seria ligar a Barra diretamente à estação Carioca, via Laranjeiras.Blog As Ruas do Rio, em 2010 – O mapa também indica o trecho não construído da Linha 2. Em toda a série sobre o Metrô – cerca de 12 posts publicados aqui desde O Metrô e a Praça – temos defendido que a decisão adotada pelo governo estadual de prolongar a Linha 1 até à Gávea, após construir o trecho que falta dessa mesma Linha (General Osório – Jardim de Alah), é uma prioridade equivocada. Um resumo pode ser(Leia mais)

MARACANÃ: MAIS MUTILAÇÃO

Diário de Classe Não bastando a demolição da marquise-símbolo – sem explicações definitivas, diga-se -, o conjunto símbolo do futebol brasileiro sofrerá nova mutilação. Agora é a vez de serem demolidos o Parque Aquático Júlio Delamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros. O Governo Estadual disse que foi exigência da FIFA e esta logo desmentiu. A voz do povo diz que ‘Mais depressa se pega um mentiroso do que um coxo’. Mas o governador não está sozinho, “somos um rio”, eles disseram. Verdade. O prefeito revogou o ato de tombamento que tentou proteger o complexo do Maracanã em 2002, decreto de seu antecessor – criador e depois desafeto – que considerou ‘que o MARACANÃ e demais construções que integram o complexo desportivo instalado no local constituem conjunto de grande importância histórica, arquitetônica, cultural e afetiva para a Cidade(Leia mais)

A SEMANA – 15/10/2012 a 19/10/2012

Publicações da semana que passou, com links, e textos mais lidos. Leblon, Rio de Janeiro, 21/10/2012Foto: Urbe CaRioca Os posts imediatamente anteriores, o Patrimônio Cultural carioca – texto inspirado em crônica de Joaquim Ferreira dos Santos –, porque construir a Linha 1 e construir a Linha 4 verdadeira é indispensável, a possibilidade de aprovarem a Benesse Urbanística em Botafogo* e mais uma torre no Centro em local inadequado, e, na CrôniCarioca, tudo está ao contrário! Segunda, 15/10/2102 A SEMANA – 08/10/2012 a 12/10/2012 [Postagens de 01/10/2012 a 05/10/2012] [EXTRA! EXTRA! ITENS 34 e 35 das NOVAS PROMESSAS] [DIA ‘D’, DEPOIS DE BARBOSA ‘ATACA OUTRA VEZ’] [DIA ‘D’, DEPOIS DE BARBOSA, O DIA 9 – PARTE II] [DIA ‘D’ – DIA 10 – PARTE III, final] [O TATU-BOLA E O MACACO MURIQUI – CrôniCaRioca]   Terça, 16/10/2012 RIO DE JANEIRO PRESERVADO,(Leia mais)

TUDO AO CONTRÁRIO

ou, UMA CRÔNICA NO ESPELHO  CrôniCaRioca ÀS VEZES PARECE QUE TUDO ESTÁ AO CONTRÁRIO                                                                                                   Andréa Redondo Notas: 1 – Novela, Lula, Lobato e Mensalão. 2 – Para ler, peça ajuda a um espelho. Ou, aguarde o próximo capítulo! *** Aí está a chave. Sem precisar do espelho. Boa leitura! E ótima novela hoje à noite! Depois, conte ao Blog quem matou o tal do Max, ok? ÀS VEZES PARECE QUE TUDO ESTÁ AO CONTRÁRIO NOVELA – Impossível não saber: hoje a novela acaba. Mesmo quem não vê sabe. Disseram que sou(Leia mais)

EXTRA! EXTRA! BENESSE URBANÍSTICA E TORRE ATRÁS DO CONVENTO PODEM SER APROVADOS HOJE!

Como era de se esperar, dois projetos de lei que mudam parâmetros urbanísticos e gabaritos na cidade do Rio de Janeiro poderão ser aprovados hoje. Como era de se esperar, apenas 10 dias após as eleições. Será que podemos esperar que o Prefeito vete suas próprias iniciativas? Podemos esperar que demonstre apreço pela cidade e respeito ao princípio da generalidade das leis? Dizem que a esperança é a última que morre… Os assuntos foram tratados aqui em BOTAFOGO: BENESSE URBANÍSTICA A CAMINHO, no primeiro poeminha VENDO O RIO. e no post RIO + 20 LEIS URBANÍSTICAS e, mais recentemente em AO FUTURO PREFEITO DA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO e em RIO DE JANEIRO PRESERVADO, MUITO PRAZER. Abaixo, a Ordem do Dia de 17/10/2012 (trecho) com os dois projetos de lei mencionados. Jornal O Globo BENESSE URBANÍSTICA NO(Leia mais)

ARTIGO: CONCLUIR A LINHA 1 E CONSTRUIR A LINHA 4 ORIGINAL – INDISPENSÁVEL, por Miguel Gonzalez.

TERRENO DESTINADO À ESTAÇÃO MORRO DE SÃO JOÃORua Álvaro Ramos, Botafogo Miguel Gonzalez é um estudioso do Metrô carioca. Através do Blog Metrô do Rio divulga informações e analisa vários aspectos sobre este sistema de transportes da cidade. Já publicamos aqui no Urbe CaRioca os textos de sua autoria UM PROJETO REAL E VIÁVEL PARA O METRÔ DO RIO e ENTENDENDO A ESTAÇÃO CARIOCA – PARTE I, ambos com ótima repercussão. Neste novo artigo o autor nos explica a importância das obras que dão título ao texto. Boa leitura! CONCLUIR A LINHA 1 E CONSTRUIR A LINHA 4 ORIGINAL – INDISPENSÁVEL Miguel Gonzalez A oportunidade de expansão da malha metroviária em Botafogo chegou. Após a polêmica da mudança de traçado da Linha 4, o estado anunciou semana passada que finalmente vai construir o trecho Gávea – Centro por Jardim Botânico,(Leia mais)

RIO DE JANEIRO PRESERVADO, MUITO PRAZER

‘Livre do pesadelo da violência, o carioca agora percorre a cidade esquecida’. Joaquim F. dos Santos na crônica Muito Prazer, O Globo, 15/10/2012. Casa na Rua do Jogo da Bola – SaúdeFoto: Fábio CarvalhoBlog Azulejos Antigos no Rio de Janeiro O cronista nos fala sobre um tipo de resgate que a nossa cidade vem conquistando. Turistas cariocas passeiam por lugares  e recantos antes esquecidos, e descobrem  a história. Nas suas palavras “O carioca ficou orgulhoso de si mesmo”. Atribui as visitas ao fim do medo de ‘levar uma bala perdida’. Em que pese a afirmação ser ou não verdadeira em todas as situações lembradas pelo escritor, a diminuição da violência não é o único nem o principal motivo da mudança: muito antes das recentes ‘pacificações’, professores, historiadores e arquitetos já promoviam visitas e aulas ao vivo no Centro do Rio, onde a cidade(Leia mais)

A SEMANA – 08/10/2012 a 12/10/2012

Publicações da semana que passou, com links, e textos mais lidos. Blind JusticeInternet – Autor Desconhecido Os posts imediatamente anteriores; os espantosos itens 34 e 35 do “promessômetro” apresentado pelo prefeito reeleito do Rio*; a continuação do Dia ‘D’ – em 09/10 -, e os novos votos para os crimes do Mensalão; a sequência do julgamento e o final – em 10/10; e, na CrôniCarioca de sexta, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, os bichos estão soltos: o TATU e o MACACO. E outros bichos. *NOTA: Segundo o Jornal O Globo de 14/10/2012 as promessas citadas foram canceladas. Segunda, 08/10/2102 A SEMANA – 01/10/2012 a 05/10/2012 [Postagens de 24/9/2012 a 28/9/2012] [BOTAFOGO: A PRAÇA CEIFADA ANTES DE NASCER] [ARTIGO: ENTENDENDO A ESTAÇÃO CARIOCA – PARTE I, por Miguel Gonzalez] [BARBOSA ATACA OUTRA VEZ] [ELOGILDA, RECLAMILDA E A ELEIÇÃO(Leia mais)

O TATU-BOLA E O MACACO MURIQUI

CrôniCaRioca Andréa Redondo Tatu-BolaInternet Os protestos foram gerais. Na imprensa escrita, falada, nas redes sociais. Os nomes inventados para o Tatu-Bola, mascote da Copa do Mundo, não agradaram: Amijubi, Fuleco, Zuzeco. Nomes com bula! Com as respostas ao convite feito por este blog em O TATU-BOLA TEM BULA fizemos uma lista de sete nomes, alguns sugeridos mais de uma vez. São eles, na ordem recebida: TATU-DO-BEM JECA-TATU TATU-BOLA JOCA ZECA TATU BRAVO Então? Vamos votar? Outro bicho que está nas páginas é o MACACO MURIQUI, cotado para ser a mascote dos Jogos Olímpicos 2016. Tem a simpatia do Urbe CaRioca. Animal em extinção, a escolha alerta para a importância de ser protegido, um dos motivos que levaram também à escolha do Tatu-Bola. Blog Meu Retrato da Vida Outro episódio envolve o mundo dos símios: uma das polêmicas levantadas em relação(Leia mais)