SEMANA 23/09/2013 a 27/09/2013 – GOLFE, POSTS ABRIL-JUNHO, VENTOS SOPRAM EM DIREÇÃO À ILHA DO GOVERNADOR

“No caso da Ilha do Governador o Índice de Aproveitamento do Terreno é 1,5. Para a Estrada do Galeão, com a outorga onerosa chegará a 2,5”. Trecho de ILHA DO GOVERNADOR – ATENÇÃO, PILOTOS! PEU À VISTA Político não põe azeitona na empada de outro político. No máximo come a empada.CAMPO DE GOLFE, QUEM É O PAI?   Publicações da semana que passou e textos mais lidos. Os posts imediatamente anteriores; esclarecimentos sobre o Campo de Golfe que eliminou parte de uma Área de Proteção Ambiental na Barra da Tijuca, a APA Marapendi; a lista das publicações dos meses de Abril, Maio e Junho; e notícia sobre a Ilha do Governador: nova legislação urbanística está a caminho. Ou será Ilha do Prefeito? Blog Urbe CaRioca Segunda, 23/09/2013 SEMANA 16/09/2013 a 20/09/2013 – A ESTAÇÃO GÁVEA DO METRÔ-TRIPA, E UM ARTIGO(Leia mais)

ILHA DO GOVERNADOR – ATENÇÃO, PILOTOS! PEU À VISTA!

A Newsletter Ex-Blog de 24/09/2013 informou que a legislação urbanística da Ilha do Governador será modificada. Os comentários mencionam apenas possíveis mudanças no Zoneamento da Região Administrativa – Ilha do Governador, que abrange 15 bairros: oficialmente a região insular que chamamos de “Ilha” não é um bairro. Cacuia, Moneró, Jardim Guanabara, Ribeira e outros, inclusive a Cidade Universitária, são os bairros compõem a XX RA. PREFEITURA DO RIO QUER REVER ZONEAMENTOS 1. Em reunião (19) na Ilha do Governador, a prefeitura do Rio assustou os moradores informando que quer rever todos os PEUS, especialmente por onde passarem suas novas obras viárias. E a Ilha do Governador é a bola da vez. Ficou o cheiro de especulação imobiliária no ar. 2. E atenção, disse mais: Vão fazer uma transposição de zonas. Ou seja, ZR-2, acima da cota 25, passará pra ZRM-2.(Leia mais)

O MÊS NO URBE CARIOCA – ABRIL, MAIO E JUNHO 2013

Caros leitores, Seguimos com a publicação das listas dos posts e respectivos links. Foram antes divulgados os títulos dos meses de julho e agosto/2013. Reunimos agora os meses de abril, maio e junho/2013.  Alguns dos mais lidos foram marcados com cores diferentes. Há temas atemporais; outros, resolvidos – ainda que temporariamente como o caso do Quartel da PM e da Marina da Glória – merecem acompanhamento. As listas poderão ser arquivadas mais facilmente ou serem encontradas no blog pelo marcador O MÊS. URBE CARIOCA Wikimedia JUNHO/2013 ·    PACOTE DE NOVAS – OU VELHAS? – LEIS URBANÍSTICAS: COM OS VEREADORES ·    Artigo: O TRANSPORTE DO RIO PELO MÉTODO PATÉTICO, de Guina Ramos ·    MOBILIDADE URBANA: UM ESTOPIM, AS REIVINDICAÇÕES E AS PRIORIDADES ·    SEMANA 17/06/2013 a 21/06/2013 – DIVERSOS (Leme, Glória, Transportes, Globonews entrevista Prefeito, etc.), ENTORNO DO MARACANÃ E PATRIMÔNIO PÚBLICO ·    Artigo:(Leia mais)

CAMPO DE GOLFE, APA MARAPENDI E ESCLARECIMENTOS

Sugestões: ler o texto acompanhando desenhos e mapas; conhecer ao menos o primeiro artigo da série – v. Nota nº 3. Edital de lançamento de concurso de arquitetura para projeto do Campo de GolfeIndicação do localNote-se a vegetação existente ao longo das margens da LagoaInstituto de Arquitetos do Brasil Sobre o terreno que receberá o Campo de Golfe dito Olímpico um atento leitor deste Urbe CaRioca solicita que se esclareça aos que acompanham o blog que (1) antes de o Golfe ser uma modalidade olímpica, a Prefeitura do Rio já havia se manifestado favoravelmente à implantação de um Campo para o esporte no mesmo local, e (2) havia emitido licenças.Certamente o cuidadoso leitor entende que a decisão sobre a construção do campo não deva ser atribuída apenas à gestão administrativa municipal 2009-2013 prorrogada por quatro anos pela força das urnas, por isso(Leia mais)

SEMANA 16/09/2013 a 20/09/2013 – A ESTAÇÃO GÁVEA DO METRÔ-TRIPA, E UM ARTIGO DO ARQUITETO L. F. JANOT

“Mais uma vez explicamos que a anunciada Linha 4 em execução é a Linha 1 rebatizada: da Linha 4 original e necessária o único trecho em obras é a ligação Gávea-Barra da Tijuca”. Trecho da apresentação do Artigo: ESTAÇÃO GÁVEA RECEBERÁ DUAS LINHAS, de Miguel Gonzalez Primeiro mapa encontrado pelo blog que dá o nome certo aos bois na linha, isto é, às Linhas do Metrô-Tripa do Rio de Janeiro. Imagem: Bahia Negócios Publicações da semana que passou e textos mais lidos. Os posts imediatamente anteriores; esclarecimentos sobre a Estação Gávea do Metrô em texto de Miguel Gonzalez, responsável pelo blog Metrô do Rio; e o ótimo artigo do professor Luiz Fernando Janot sobre modelos urbanísticos. Blog Urbe CaRioca Segunda, 16/09/2013 SEMANA 09/09/2013 a 13/09/2013 – O FIM DO VELÓDROMO, NOTÍCIAS DIVERSAS, GUARATIBA Parte 2 A SOBERBA Jornal Folha de São Paulo,(Leia mais)

Artigo: IDEOLOGIA E OS INTERESSES DO MERCADO IMOBILIÁRIO, de Luiz Fernando Janot

A análise e o olhar acurado do arquiteto e professor sobre a urbe carioca perante os modelos urbanísticos adotados ‘no mundo ocidental’ desde a primeira metade do século XX podem ser conhecidos artigo publicado no Jornal O Globo em 31/08/2013 – reproduzido a seguir – que explica porque “as cidades contemporâneas não comportam modelos hegemônicos de urbanização. Especialmente o Rio, onde predominam os espaços urbanos diversificados”. O artigo também foi divulgado na página do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB. Boa leitura. Urbe CaRioca Barra da Tijuca, Rio de JaneiroImagem: Wikimedia Ideologia e os interesses do mercado imobiliário LUIZ FERNANDO JANOT Na primeira metade do século XX, o mundo ocidental caminhava de braços dados com o racionalismo científico, impondo suas verdades absolutas. Diante desse contexto, o dramaturgo italiano Luigi Pirandello escreveu uma extraordinária peça teatral — “Assim é se lhe(Leia mais)

Artigo: ESTAÇÃO GÁVEA RECEBERÁ DUAS LINHAS, de Miguel Gonzalez

Em 22/08/2013 publicamos METRÔ: O VAI E VEM DA ESTAÇÃO GÁVEA E A LINHA 4. Mais uma vez explicamos que a anunciada Linha 4 em execução é a Linha 1 rebatizada: da Linha 4 original e necessária o único trecho em obras é a ligação Gávea-Barra da Tijuca (início – loteamento Jardim Oceânico). Afirmamos que “Para acalmar os ânimos dos inconformados o governador prometeu que a Estação Gávea seria construída em dois níveis, o que, segundo especialistas e os próprios governantes, permitiria a posterior execução da Linha 4 em direção a Botafogo”, referência aos protestos pelo abandono do trajeto original Gávea-Jardim Botânico-Humaitá-Botafogo, e pela destruição da Praça NossaSenhora da Paz. Há uma semana o Blog Metrô do Rio, importante fonte de informações e análises sobre o transporte metroviário no Rio e municípios vizinhos – e a sua falta – publicou o texto que(Leia mais)

SEMANA 09/09/2013 a 13/09/2013 – O FIM DO VELÓDROMO, NOTÍCIAS DIVERSAS, GUARATIBA Parte 2

“…a lama levou outros olhares para Guaratiba. Foi quando O BRAINSTORM DO ALCAIDE resultou no anúncio da desapropriação para a construção de um bairro popular pela boca de ninguém menos do que o arcebispo do Rio. Há que tirar o chapéu”. Trecho de GUARATIBA: RURAL, LAMA, E URBANA – Parte 2 Christophe Simon/AFP Folha de São Paulo 20/11/2012 Publicações da semana que passou e textos mais lidos. Os posts imediatamente anteriores; o estranho caso do Velódromo do Rio tem mais um capítulo, pós-desmanche; notícias sobre Jardim Botânico, Paineiras, obras em Guaratiba e Jogos Olímpicos; e a Parte 2 do post sobre o Campus Fidei, no mesmo bairro de Guaratiba. NOTA: Nos longos vídeos da ESPN é possível conhecer as imagens do Velódromo do Rio em processo de demolição, e seus restos. Ao blog interessa a parte 1. A parte 2 contém declarações sobre(Leia mais)

GUARATIBA: RURAL, LAMA, E URBANA – Parte 2

O post GUARATIBA: DE ZONA RURAL A LAMAÇAL – Parte 1 foi publicado neste blog em 02/08/2013 logo após o anúncio, pela Prefeitura, de que o local onde seria realizada a missa final da Jornada Mundial da Juventude – atingido durante alguns dias por chuvas implacáveis -, transformou-se em um enorme mar de lama, obrigando à transferência do evento para Copacabana. Com foco no histórico das leis urbanísticas e na ocupação dos bairros, constam no texto dados sobre zoneamento, outras referências às leis de uso do solo e da proteção ambiental, e considerações gerais sobre a Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, em especial Guaratiba, bairros vizinhos, e o terreno da vigília cancelada, o chamado Campus Fidei que fica no primeiro.Nesta sequência, novos olhares e considerações. O CAMPO DA FÉ, O LAMAÇAL, A ESCOLHA INEXPLICÁVEL E UM ATERRO MILIONÁRIO(Leia mais)

NOTÍCIAS – 11/09/2013: Jardim Botânico, Paineiras, Guaratiba, e Jogos Olímpicos

Barra da Tijuca, Baixada de JacarepaguáLagoa de Marapendi, APA e Parque MarapendiCustódio Coimbra – Internet São quatro itens: 1 – REMOÇÕES NO JARDIM BOTÂNICO Decidida por via judicial a saída dos moradores que ocuparam irregularmente áreas do Jardim Botânico, o sr. Prefeito acena com mais uma declaração de interesse público para fins de desapropriação, desta vez na Rua Marquês de Sabará, imóvel que pertence ao Toalheiro Brasil. Para dar sequência à intenção, mais uma vez surge a figura que tudo resolve: o aumento de gabarito. O alcaide, evidentemente, sabe que se trata de área incluída em Zona Residencial 1 –  ZR-1 onde são permitidas apenas casas, uma por terreno, com dois andares + cobertura, e apenas 10,00 m de altura. Também tem ciência que é área protegida por norma federal além das restrições já impostas pelas leis municipais. Mas, anuncia que(Leia mais)

VELÓDROMO DO RIO: QUEM QUER? NÓS, OS CONTRIBUINTES, PAGAMOS

UOL Uma pequena nota no jornal O Globo de hoje dá sequência ao espanto que causou a notícia – no ano passado – sobre a demolição do novíssimo Velódromo do Rio construído para os Jogos Pan-americanos de 2007 com recursos públicos. Goiânia não quer mais o velódromo carioca. Os argumentos de que o equipamento esportivo não servia aos Jogos Olímpicos – motivo alegado para a substituição – não convenceram nem ao arquiteto que o projetou, especialista na construção das pistas mundo afora. Seria possível adaptá-lo às exigências. Notícias anteriores davam conta de que o Velódromo seria desmontado e reaproveitado em Goiânia, após idas e vindas sobre a demolição, afirmada, desmentida antes das eleições municipais, e cuja morte anunciada foi novamente confirmada após o sucesso da reeleição. Ficaria feio para um candidato ligar sua imagem ao desperdício de dinheiro público com tamanha(Leia mais)

SEMANA 02/09/2013 a 06/09/2013 – AGOSTO, GABARITOS EM NITERÓI, NOTÍCIAS URBANO-CARIOCAS, E A CRÔNICA DAS PALAVRAS

“A cada notícia sobre a Zona Portuária, especialmente sobre trânsito, é impossível não recordar a ausência do Metrô”. Trecho de NOTÍCIAS – 05/09/2013: Guaratiba, BRS, Zona Portuária, Santa Teresa e Deodoro Trecho lilás = BRS = parte da Linha 2 do Metrô que não foi construída.Faria a ligação direta Zona Norte-Centro, substituída pela união das Linhas 1 e 2.Agora é o “Metrô na Superfície”. Leia-se: Ônibus comum.Imagem: Blog Caos Carioca Publicações da semana que passou e textos mais lidos. Os posts imediatamente anteriores; o resumo do mês de agosto; artigo de Guina Ramos sobre a proposta de ocupação da orla de Niterói – Caminho Niemeyer – com prédios altos; várias notícias urbano-cariocas; e a CrôniCaRioca sobre palavras, sons, livros e homenagens. NOTA: Agradeço ao Coronel Wilton Ribeiro pelas palavras gentis no post QUARTEL DA PM: EM GUARDA e no Blog do Cel(Leia mais)