A SERRINHA ZIGUEZAGUE E O MIRANTE DO ALBUQUERQUE

CrôniCaRioca Andréa Albuquerque G. Redondo No texto PAIS CARIOCAS, uma CrôniCaRioca em homenagem ao Dia dos Pais, o Blog contou sobre um passeio de carro que, em determinado trecho, assustava as crianças. Era uma serrinha em ziguezague que o Ford 1950 subia bem devagar, carregando suas 1,5 toneladas mais os passageiros, a cada curva pairando a dúvida, “Será que vai”?  Ford 1950 – CrestlinerImagem: Legacy Motors O trecho dizia: …o que faria depois de curtir a família? Um passeio pela cidade, é claro! Desta vez eu  … o levaria Rio afora. Acho que estranharia o Metrô lotado e os engarrafamentos diários. Gostaria dos edifícios construídos na Cidade Nova e na Avenida Chile. Não reconheceria a Barra da Tijuca e Jacarepaguá com tantas construções, sem a areia e as mangueiras, mas gostaria de chegar a Guaratiba mais depressa, sem precisar subir(Leia mais)

ARTIGO: PARA QUE SERVEM CONSELHOS POPULARES? por Canagé Vilhena

Blog Brasil e Cidadania Ativa O Urbe CaRioca publica artigo do arquiteto Canagé Vilhena, muito oportuno nestes tempos de decisões que têm modificado substancialmente os parâmetros urbanísticos que regem o uso do solo urbano carioca – o aumento de gabaritos de altura; alterações no traçado de ruas existentes; supressão de vias projetadas; desapropriações para a construção de vias expressas e redução de faixas de rolamento em detrimento do transporte sobre trilhos; extensão da Linha 1 do Metrô mentirosamente chamada de Linha 4; o abandono da Linha 2 e da verdadeira Linha 4; a venda de áreas públicas, próprios municipais e estaduais; aumento exacerbado do tamanho dos hotéis; benesses urbanísticas especiais para terrenos específicos; a mutilação da APA Marapendi; e a proposta de garantir eternamente áreas de construção  a serem transferidas para Barra da Tijuca e Recreio com a permissão de acréscimo de andares aos previstos(Leia mais)

APA MARAPENDI: CAMPO DE GOLFE, UM VÍDEO DE INTERESSE

Barra News Dentre os quatro artigos aqui publicados sobre o segundo PACOTE OLÍMPICO – novo conjunto de propostas para mudar leis urbanísticas enviadas pelo Poder Executivo aos vereadores – , a mais acessada até aqui foi PACOTE OLÍMPICO 2 – O CAMPO DE GOLFE E A APA MARAPENDI. A análise restringiu-se a aspectos relacionados a índices urbanísticos, ao traçado das ruas na Barra da Tijuca e às consequências sobre a delimitação da Área de Proteção Ambiental do Parque Municipal Ecológico de Marapendi, a APA MARAPENDI propriamente dita, que será reduzida. Ontem circulou na internet um vídeo que aborda outros aspectos da questão, estes de natureza jurídica e fundiária. O blog decidiu divulgar o vídeo por entender que as questões de interesse da cidade – portanto, de interesse público – estão acima de preferências político-partidárias. O objetivo da divulgação é enriquecer os debates(Leia mais)

ARTIGOS: Construir sem Predação, Jornal O Globo / Decisões sem Discussão, Bruno Miragaya

Pacote Olímpico 1Zona Portuária, Gabaritos de Altura, Hotéis, Isenções de ImpostosImagem: Internet Nas duas últimas semanas este Blog publicou uma série de artigos sobre as novas propostas de leis urbanísticas enviadas pelo Executivo à Câmara de Vereadores, mais uma vez propostas que aumentam o potencial construtivo de muitos terrenos na cidade, mais uma vez com a alegação de ‘necessidade’ diante dos grandes eventos mundiais que o Rio de Janeiro receberá. Para quem não teve a oportunidade de conhecer, os textos foram: O PACOTE OLÍMPICO 2 E A ZONA PORTUÁRIA PACOTE OLÍMPICO 2 – O CAMPO DE GOLFE E A APA MARAPENDI;  PACOTE OLÍMPICO 2 – O HOTEL HYATT E A APA MARAPENDI; e, PACOTE OLÍMPICO 2 – APA MARAPENDI: O “PARQUE” E A BENESSES URBANÍSTICAS Em 21/11/2012 Editorial do Jornal O Globo apresentou em ‘Nossa Opinião’ visão a respeito das mudanças(Leia mais)

A SEMANA – 19/11/2012 a 23/11/2012

Publicações da semana que passou e textos mais lidos. Concurso para o Campo de Golfe, lançado meses atrás, já indica a área aumentada sobre a Reserva Ambiental, conforme propostaenviada à Câmara de Vereadores apenas há cerca de 10 dias.Imagem: InternetNotícia O Globo: Projeto de Paes muda parâmetros ambientais parasetor privado construir campo de golfe na Barra Dispensa legendaInternet Segue a saga urbano-legislativo-carioca: os posts imediatamente anteriores, a dois artigos sobre a APA Marapendi – o caso do Hyatt (hotel e prédios residenciais), e o mistério dos gabaritos que serão sem nunca terem sido – além de uma sugestão à multinacional General Electric. Excepcionalmente a CrôniCarioca da semana não foi publicada, tal a quantidade de leis novas a caminho ao apagar das luzes deste mandato legislativo: imprescindível comentar. Boa leitura! Segunda, 19/11/2102 A SEMANA –12/11/2012 a 16/11/2012 [Postagens de 05/11/2012 a 09/11/2012] [O PACOTE(Leia mais)

PACOTE OLÍMPICO 2 – APA MARAPENDI: O “PARQUE” E AS BENESSES URBANÍSTICAS.

Parque criado por decreto em 2011 PARA ENTENDER Este Blog publicou três textos sobre o novo ‘PACOTE OLÍMPICO’, propostas de leis urbanísticas enviadas à Câmara de Vereadores ao apagar das luzes do mandato legislativo em curso: O PACOTE OLÍMPICO 2 E A ZONA PORTUÁRIA; PACOTE OLÍMPICO 2 – O CAMPO DE GOLFE E A APA MARAPENDI;e PACOTE OLÍMPICO 2 – O HOTEL HYATT E A APA MARAPENDI, temas contidos no projeto de lei complementar PLC nº 113/2012. A segunda proposta – o PLC nº 114/2012 – consiste em instituir uma Operação Urbana Consorciada –OUC* na Área de Proteção Ambiental Marapendi: prevê a transferência de potencial construtivo de terrenos situados na orla marítima da Reserva, para outros locais. Isto significa que construções hipotéticas jamais erguidas e sequer licenciadas serão transformadas em uma espécie de cupom, um título equivalente a metros quadrados que poderão ser(Leia mais)

MANGUINHOS X GE – DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS

Projeto Centro de Pesquisas da GE na Cidade UniversitáriaIlha do Fundão – o trecho originalmente compreendia a Ilha de Bom Jesus.Imagem: Época Negócios A GE Há alguns meses a imprensa noticiava diariamente o caso da cessão de uso de um terreno situado na Ilha do Fundão à empresa General Electric – GE, para construção e implantação de um Centro de Pesquisas. Para tanto foi estabelecido um termo de compromisso entre o Estado do Rio de Janeiro, o Município do Rio de Janeiro e a GE. O governo estadual, portanto, participou da triangulação que cedeu parte da chamada Ilha de Bom Jesus – uma das ‘pontas’ da Ilha do Fundão – por 100 anos, à multinacional. Para atender aos objetivos da GE Prefeitura precisou comprar a referida área militar de propriedade do Exército (União) e poder cedê-lo à mesma, não sem(Leia mais)

PACOTE OLÍMPICO 2 – O HOTEL HYATT E A APA MARAPENDI

Internet  PARA ENTENDER O terreno onde será construído um hotel da Rede Hyatt é objeto de desejo pelo menos há 20 anos. Fica na Av. Sernambetiba, após a Av. Ayrton Senna e os edifícios ali existentes, na Barra da Tijuca. Com o Plano Piloto para a Baixada de Jacarepaguá, em 1976, o terreno recebeu índices construtivos baixíssimos, classificado como subzona A-19, área de Reserva Biológica protegida na década de 1950 que margeia e envolve a Lagoa de Marapendi. Quando a região foi transformada em APA em 1993 (v. PACOTE OLÍMPICO 2 – O CAMPO DE GOLFE E A APA MARAPENDI), a APA recebeu índices construtivos ainda baixos, semelhantes aos existentes, e foi definido um Zoneamento Ambiental, passando a ser possível o uso de hotel em terrenos com 200 mil m², no mínimo. O trecho em questão não foi incluído, permanecendo sua ocupação igual(Leia mais)

A SEMANA – 12/11/2012 a 16/11/2012

Publicações da semana que passou e textos mais lidos. LAGOA DE MARAPENDI, BARRA DA TIJUCA, RIO DE JANEIROÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO DE MARAPENDIInternet – Google Maps O estarrecimento com as novas barbaridades urbano-legislativo-cariocas prossegue: No Resumo, os posts imediatamente anteriores, o mistério das CEPACs da Zona Portuária, as mentiras no caso do Campo de Golfe e as desculpas para eliminar a Reserva Ambiental. Na CrôniCarioca, um papo sobre o Metrô. O Blog, mais estupefato, acrescenta no final deste Resumo entrevista* concedida por dito defensor do Meio Ambiente que agora defende a mutilação da Área de Proteção Ambiental. Boa leitura! Prefeito atual defende, em 2005, a proteção da APA Marapendi.Prefeito anterior, em 2005, vetou e contestou a lei deu origem aoresort hoje polêmico. Câmara de Vereadores aprovou.Em 2012: Trecho da APA será eliminado. Resort na praia, aprovado.Internet  Segunda, 12/11/2102 A(Leia mais)

ELOGILDA, RECLAMILDA, E O METRÔ DO RIO

CrôniCaRioca Andréa Redondo As amigas se encontraram de novo no Metrô. Lotado. “Oi, que saudade!”, dois beijinhos cariocas, e um só assunto: o próprio, O Metrô do Rio de Janeiro! Metrô do Rio de Janeiro – Zona Sul – Estação GlóriaInternet ELOGILDA – Amiga, amanhã, dia 17, vão começar as obras do Metrô na Zona Sul, que felicidade! Estações novinhas em folha na Linha 4! Finalmente, o Metrô para a Barra da Tijuca! Um sonho! Blog Cidade Inteira RECLAMILDA – Felicidade? Só em sonho, mesmo! Olha como estamos agora, Elogilda, mal respirando! Imagina quando juntar com o pessoal da Barra, Recreio, Guaratiba, Santa Cruz…  Mais aperto, sem falar no pessoal da Linha 2! Que Linha 4, Elô! Linha 4 é a outra, de Botafogo para Humaitá e Jardim Botânico até à Gávea. Depois é que segue para a Barra! ELOGILDA – Eu hein, Rê!(Leia mais)

PACOTE OLÍMPICO 2 – O CAMPO DE GOLFE E APA MARAPENDI

Prejuízo Irreversível à Área de Proteção Ambiental do Parque Municipal Ecológico de Marapendi PARA ENTENDER Para entender a questão do Campo de Golf destacada pela imprensa nos últimos dias é preciso conhecer o projeto da Via 2, atual Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso que, sob a ótica do desenho urbano da Barra da Tijuca, é emblemática.Esta avenida foi modificada há alguns anos para permitir a criação de um campo de golfe menor. A Reserva foi preservada. Agora pretende-se aumentar a área do campo levando-o até às margens da Lagoa de Marapendi, com o sacrifício de parte da Reserva que é protegida pelas leis do Meio Ambiente há mais de meio século. É apenas um item do enorme PACOTE OLÍMPICO 2. A VIA 2 – UM PROJETO, UMA SALVAGUARDA Plano Piloto para a Baixada de Jacarepaguá – Lúcio CostaInternet Avenida Prefeito Dulcídio(Leia mais)

O PACOTE OLÍMPICO 2 e a ZONA PORTUÁRIA

Segundo declarações da Prefeitura publicadas semana passada pela imprensa – Prefeito e Secretaria Municipal de Urbanismo – o anunciado Pacote Olímpico 2, que deixou o Blog estarrecido e quase mudo, trata de criar mais benesses urbanísticas para a Barra da Tijuca, Jacarepaguá, causando especial desconforto a eliminação de um trecho da Área de Proteção Ambiental do Parque Ecológico Marapendi para – pasmem! – destiná-la a um Campo de Golfe.  Mas, o Pacote – ainda a ser desembrulhado pelo Blog – também modifica a lei aprovada em 2009 para a Zona Portuária, quanto à tabela de CEPACS, com a seguinte justificativa:  “… É com o espírito de afirmação dos direitos de todos os beneficiados pela renovação urbana pretendida, bem como do justo compartilhamento de seus ônus, que propomos, ainda, a alteração do Anexo VII da Lei Complementar nº 101, de 2009. A proposta aqui formulada(Leia mais)