DEMOLIÇÕES 4 – CASA DE PEDRA, PACOTE OLÍMPICO 1, HOTÉIS E BENESSES

“Se Janot analisou muito bem A Esquizofrenia do Poder, pedimos licença para lançar o sub-tema que nos preocupa – A Compulsão Hoteleira -, desejando, sinceramente, que haja demanda pelos milhares de quartos oferecidos na Cidade Maravilhosa e para que os hotéis novos fiquem repletos para muito além dos 60%  de ocupação atingidos durante a Copa das Confederações* e da Jornada Mundial da Juventude. Que o aumento extraordinário do valor das diárias dos hotéis para a época Copa do Mundo, como tem sido anunciado, não assuste os futuros hóspedes”. Trecho de DEMOLIÇÕES 3 – OS HOTÉIS E O PACOTE OLÍMPICO 1 HOTEL NACIONAL, São Conrado, Rio de JaneiroInternet Há algumas semanas um famoso colunista informou que coqueiros de um terreno que fica na Praia de Botafogo – vazio há anos e usado como estacionamento – seriam cortados, preparação do campo ( não o de GOLFE, O FAMIGERADO) para(Leia mais)

Artigo: A CAMINHO DE GUARATIBA, de Luiz Fernando Janot

Recreio dos Bandeirantes, Serra da Grota Funda e GuaratibaDiário do Rio, 2007 Publicamos neste blog alguns artigos sobre o Bairro de Guaratiba, e também os versos que contam como o alcaide teve a ideia de construir um projeto MCMV no terreno onde seria realizada a missa campal que encerraria a Jornada mundial da Juventude 2013. Abaixo estão os links para os artigos citados e, a seguir, o excelente artigo do arquiteto e professor Luiz Fernando Janot publicado no jornal O Globo em 26/10/2013 que contém considerações sobre aquela região do Rio de Janeiro, e indicações sobre que destino deve ser a ela reservado. 25/09/2012 – A CIDADE CRESCE PARA… GUARATIBA 30/07/2013 – O ‘BRAINSTORM’ DO ALCAIDE 02/08/2013 – GUARATIBA: DE ZONA RURAL A LAMAÇAL – Parte 1 05/09/2013 – NOTÍCIAS – 05/09/2013: Guaratiba, BRS, Zona Portuária, Santa Teresa e Deodoro(Leia mais)

SEMANA 21/10/2013 a 24/10/2013 – NOTÍCIA SOBRE O CASO DAS PAINEIRAS, E A PRAÇA DO ANDARAÍ

“Quantas outras praças natimortas haverá nas milhares de páginas do Diário Oficial?” Trecho de OUTRA PRAÇA CEIFADA: AGORA NO ANDARAÍ Nada contra. Desde que não seja na Área de Proteção Ambiental MarapendiImagem: etsy Publicações da semana que passou e textos mais lidos Os posts imediatamente anteriores; aviso sobre a reunião para debater o caso complexo e misterioso do Complexo das Paineiras, e a praça que seria e não mais será construída no bairro do Andaraí. Blog Urbe CaRioca Segunda, 21/10/2013 SEMANA 14/10/2013 a 18/10/2013 – O MÊS DE SETEMBRO, A ESPANTOSA REUNIÃO DO CONSEMAC, E O DIA DO MESTRE Em Japeri existe um Campo de Golfe totalmente público.Tem mudado a vida de crianças pobres da região.Chama-se JAPERI GOLFE CLUB.Para participarem as crianças devem estar na escolae ter bom rendimento escolar.O terreno foi doado pela Prefeitura de Japeri.O campo foi construído com doações(Leia mais)

OUTRA PRAÇA CEIFADA: AGORA NO ANDARAÍ

Em outubro do ano passado publicamos BOTAFOGO: A PRAÇA CEIFADA ANTES DE NASCER (ou… BOTAFOGO: A PRAÇA E A RESOLUÇÃO). Na ocasião mencionamos a carência de espaços livres e públicos no bairro – tratada anteriormente no longuíssimo post VENDO O RIO, NO ESTADO – ESTUDO DE CASO: BOTAFOGO. A decisão de não mais desapropriar o espaço – uma área particular declarada de utilidade pública para fins de desapropriação especificamente para a construção de uma praça – não se limitou à Zona Sul. Um terreno situado na Rua Gastão Penalva nº 15 foi declarado de utilidade pública para fins de desapropriação, com vistas à construção de uma praça, pelo menos desde 1983. A intenção – não efetivada, por óbvio – foi reafirmada em 1993 com a  edição de novo decreto. Nada aconteceu. O decreto também caducou. Em setembro no ano passado a Resolução nº 1051 de(Leia mais)

PAINEIRAS: NOTÍCIA SOBRE O ELEFANTE MISTERIOSO

UtilitáRio  Em 29/08/2013 publicamos COMPLEXO PAINEIRAS, O ELEFANTE SUBIU O MORRO. O texto teve boa repercussão. O assunto também foi comentado em NOTÍCIAS – 11/09/2013: Jardim Botânico, Paineiras, Guaratiba, e Jogos Olímpicos outra análise bastante acessada, que foi compartilhada nas redes sociais e na página da jurista Sonia Rabello. Ontem o Cau Rio – BR divulgou que haverá uma reunião com gestores do Parque Nacional da Tijuca e com especialistas sobre o acesso ao Corcovado e o projeto das Paineiras, conforme informação das Associações de Moradores de Santa Teresa e Cosme Velho transcrita adiante. Segue o convite para a reunião. Sobre o embargo da obra não se teve mais notícias. Nem sobre a lei que autoriza tal projeto – o que seria impossível porque a mesma não existe! Mistérios do Elefante que caminha lentamente morro acima…NOTA: Guia internacional elegeu o Parque(Leia mais)

SEMANA 14/10/2013 a 18/10/2013 – O MÊS DE SETEMBRO, A ESPANTOSA REUNIÃO DO CONSEMAC, E O DIA DO MESTRE

“Representantes do MP e de ONGs presentes na plateia que aguardava fizeram perguntas ao Secretário. O advogado de uma ONG afirmou que enviou perguntas a vários órgãos da Prefeitura e não obteve respostas. Mas, a reunião ainda não havia começado, portanto nada ouviu, nada valeu: uma reunião que não ouve… e não houve.”. Trecho de CAMPO DE GOLFE: CONSEMAC, A REUNIÃO QUE NÃO OUVE NEM RESPONDE Desvendando o Pacote e o caso do famigerado Campo de Golfe de forma bem-humorada: Post publicado em 07/12/2012, um pouco antes da aprovação do Pacote sem o Bode. URBANILDO BARBOSA E CREMILDO DE ALMEIDA DESEMBRULHAM O PACOTE Publicações da semana que passou e textos mais lidos  Os posts imediatamente anteriores; todos os textos do mês de Setembro; o caso espantoso da reunião do CONSEMAC: houve, mas não houve, não ouve nem responde; e a homenagem(Leia mais)

SEMANA DO PROFESSOR: DE D. GEMINI A LUCIANA, ‘TO SIR WITH LOVE’

CrôniCaRioca Internet “ Volta e meia me pego pensando: quando foi que decidi ser professora? Não sei. Acho que nunca. É, isso mesmo. Nunca DECIDI ser professora. Acho que apenas dei sentido profissional à minha maneira de perceber e atuar no mundo. Hoje, não posso imaginar minha vida sem as quase 100 pequenas vidas que me rodeiam a cada ano letivo. As quase 100 pequenas vidas que usam e abusam da minha voz, da minha caneta vermelha, da minha vista (é cada letra!!!)… Mas que renovam minha energia a todo instante, com demonstrações espontâneas e preciosíssimas de carinho que só uma criança pode dar. Meus amigos educadores, respondam: existe realização maior do que ouvir aquele AHHHHHHHHHHH de quem entendeu tudo o que você explicou? Aos meus amigos educadores que me ajudaram a educar, um ‘muito obrigada’. Hoje o dia é nosso(Leia mais)

CAMPO DE GOLFE: CONSEMAC, A REUNIÃO QUE NÃO OUVE NEM RESPONDE

“Outro equipamento de grande importância para a realização destes eventos será o Campo de Golfe Olímpico, que acolherá esta atividade esportiva recém incluída nos Jogos, e que se caracteriza por ser uma ampla área verde com baixíssimas taxas construtivas. Neste contexto, para possibilitar sua instalação, faz-se necessário através deste Projeto de Lei Complementar incluir esta atividade dentre aquelas permitidas na Área de Proteção Ambiental de Marapendi, adequando o Zoneamento Ambiental à realidade da área, bastante alterada por atividades antrópicas anteriores, assim como deve-se alterar os limites do Parque Natural Municipal de Marapendi”. Prefeito Eduardo Paes, 05/11/2012 (No encaminhamento do novo PLC) Anexo III – Área de 58.485,00 (cinquenta e oito mil, quatrocentos e oitenta e cinco) metros quadrados, medindo 240,00 (duzentos e quarenta) metros pelo alinhamento projetado pelo PAA 9161 – DER; 380,00 (trezentos e oitenta) metros em linha sinuosa pela(Leia mais)

O MÊS NO URBE CARIOCA – SETEMBRO 2013

Caros leitores,Aqui está a lista dos posts de SETEMBRO/2013 com os respectivos links. Alguns dos mais lidos foram destacados. Já foram divulgados os títulos dos meses de julho e agosto/2013 e, em retrospectiva, os meses de abril, maio e junho/2013. Aos poucos faremos o mesmo em relação aos meses anteriores até o mês de criação do Urbe CaRioca – abril de 2012 -, para criar a ‘memória do blog’. As listas poderão ser arquivadas mais facilmente ou serem encontradas no blog pelo marcador O MÊS. Curiosamente, na semana passada o jornal O Globo publicou matéria sobre a Ilha do Governador apontando inúmeros problemas. Queira São Sebastião do Rio de Janeiro que não seja preparação para justificar mais um PEU que cura todas as mazelas urbano-cariocas à custa do aumento de gabaritos, sempre eles… Urbe CaRioca ___________________________ ·  SEMANA 23/09/2013 a 27/09/2013 – GOLFE, POSTS ABRIL-JUNHO,(Leia mais)

SEMANA 08/10/2013 a 12/10/2013 – O CASO DA FREGUESIA, E O RIO DE JANEIRO VISTO PELO OLHAR DE CRIANÇA

“Quando eu era criança às vezes, à noite, passava ao lado de um buraco enorme e preto e ficava muito assustada. Tinha medo de que, nas curvas, o carro do meu pai, o Ford 50, caísse e afundasse naquela escuridão. Na beira da rua havia uma favela, tinha gente conversando e bebendo. Parecia um lugar animado”. Trecho de QUANDO EU ERA CRIANÇA, uma CrôniCaRioca em homenagem a todas as crianças que vivem em nós.   Túnel do Pasmado e Favela do Pasmado, removidaImagem: Internet  Publicações da semana que passou e textos mais lidos Os posts imediatamente anteriores – que tiveram repercussão excepcional : Peu Vargens, o concurso para a Casa de Rui Barbosa, e a reunião do CONSEMAC sobre o campo de Golfe; o excelente artigo de Gisela Santana sobre a exacerbação da renovação urbana e desmatamentos no bairro da Freguesia; e(Leia mais)

QUANDO EU ERA CRIANÇA

CrôniCaRioca Andréa Albuquerque G. Redondo Para BIANCA Blog Curta-se Mais    _______________________Quando eu era criança bati com a testa na porta. Nasceu um galo gigante. Corri da minha mãe que queria apertar o galo com a faca deitada. Chorei muito. O galo não diminuiu. No caminho para o hospital, deitada no colo da minha mãe, vi muitas estrelas amarelas em um céu claro. Cresci um pouco e descobri que as estrelas eram as luzes no teto do túnel do Pasmado. Nessa época tinha uma favela em cima do túnel. Depois um governador tirou a favela. Fizeram um mirante no alto do morro e puseram lá a bandeira do Brasil. O hospital era o Rocha Maia. Não tem mais emergência… _______________________ Quando eu era criança pedi ‘cola’ em uma provinha. Não sabia se 60 em algarismos romanos era XL ou LX –(Leia mais)

Artigo – FREGUESIA: 400 ÁRVORES A MENOS… , de Gisela Santana

Autora do livro Marketing da “sustentabilidade” habitacional e coordenadora do Movimento Comunitário Nosso Bairro Nosso Mundo em defesa da qualidade de vida de Jacarepaguá,  Gisela Santana apresenta novos aspectos que concernem à recém-criada Área Especial de Interesse Ambiental no bairro da Freguesia, Região Administrativa de Jacarepaguá – Zona Oeste do Rio de Janeiro. A arquiteta – que já nos brindou com três artigos – questiona o prosseguimento de cortes de árvores e o lançamento contínuo de novos empreendimentos imobiliários, não obstante a suspensão determinada pelo decreto que criou a AEIA. O novo artigo contém perguntas importantes sobre o bairro, cujas respostas se fazem urgentes. Os textos anteriores publicados neste blog foram: PEU TAQUARA: ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS em 28/08/2012; DIVISÕES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS DE UMA CIDADE: VISÃO CARTESIANA OU ECOLÓGICO-SISTÊMICA? em 04/06/2013; e, DIVISÕES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS DE UMA CIDADE – INCOERÊNCIAS E INCONSISTÊNCIAS em 09/07/2013. URBE CARIOCA(Leia mais)