SEMANA 24/03/2014 a 30/03/2014 – GOLFE, MARINA DA GLÓRIA, SEIS ASSUNTOS URBANO-CARIOCAS e o RIO CARIOCA

“Gostaríamos de saber se nos países dos membros da Federação Internacional de Golfe, e da ‘família’ COI, sacrificariam uma Reserva Ambiental concebida e construída durante mais de meio século e em fase final de consolidação, para criar um Campo de Golfe a ser usado durante 15 dias”. Trecho de NOTÍCIAS URBANO-CARIOCAS 28/03/2014 – PÍER, ZP, PARQUE RADICAL, VARGENS, GOLFE, DEBATE IAB     Publicações da semana que passou e textos mais lidos Os posts imediatamente anteriores; a inacreditável propaganda dos edifícios com vista para o futuro Campo de Golfe; as novidades sobre o caso polêmico Parque do Flamengo / Marina da Glória – análise de Sonia Rabello; e notícias e comentários sobre seis assuntos urbano-cariocas em pauta: PÍER cancelado, Zona Portuária sem apoio aos JO 2016, PARQUE RADICAL desaparecido, abaixo-assinado sobre as VARGENS, preocupações da FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GOLFE, e um debate(Leia mais)

RIO 450 ANOS – PARA VOTAR: RIO CARIOCA

Caros leitores, A Prefeitura do Rio selecionou 30 propostas para serem votadas pelo público, e as seis sugestões mais votadas pelos internautas serão incluídas no calendário oficial das comemorações dos 450 anos da cidade. Entre várias propostas interessantes entendemos que a que deixará maior legado para a cidade é a recuperação histórico-artística do Rio Carioca, hoje tratado como esgoto a céu aberto. O Blog Urbe CaRioca já votou pela recuperação do Rio Carioca. Caso concorde com a nossa escolha ajude a divulgar e vote em: http://www.rio450anos.com.br/#base-ideias Basta procurar Região 2: ZONA SUL TIJUCA E ARREDORES , colocar o cursor na seta à direita e votar em Tratamento histórico-artístico do Rio Carioca (Cosme Velho), sugestão de Rodrigo Azevedo. É permitido votar mais de uma vez! Este site conta um pouco da história do Rio Carioca. Bom voto! Urbe CaRioca ashistoriasdosmonumentosdorio.blogspot.comVera Dias

NOTÍCIAS URBANO-CARIOCAS 28/03/2014 – PÍER, ZP, PARQUE RADICAL, VARGENS, GOLFE, DEBATE IAB

O PÍER DA POLÊMICA De A a Z, agora letra nenhuma. Depois da polêmica sobre localização de um novo Píer na Zona Portuária – considerado fundamental para abrigar os navios que chegariam com muitos visitantes durante os grandes eventos e ao mesmo tempo os hospedariam – mostrou-se que a solução não era imprescindível. O número de quartos de hotel já é considerado excessivo; o Píer, rejeitado por arquitetos, urbanistas, e responsáveis pelos novos museus na Praça Mauá, foi descartado. Ao menos por hora. MAIS SOBRE ÁRBITROS E MÍDIA NA ZP O Vai e Vem das Vilas de Árbitros e de Mídia – da Barra para a Zona Portuária e da Zona Portuária para Curicica – foi criticado por especialistas, que defendiam a instalação dentro do projeto chamado Porto Maravilha, no mínimo para incluir o uso residencial na região, não incentivado(Leia mais)

AS NOVAS SUGESTÕES PARA A MARINA DA GLÓRIA, NO PARQUE DO FLAMENGO, de Sonia Rabello

Montagem: Urbe CaRioca Alguns meses depois de suspensa a polêmica sobre a construção de um Complexo Comercial com Centro de Convenções na área pública destinada à Marina da Glória, no Parque do Flamengo, o assunto volta à pauta. A jurista e ex-vereadora Sonia Rabello analisou, em seu site, o relatório publicado no último dia 21/03 no Diário Oficial do Município, elaborado pela Comissão Especial da Marina da Glória criada em julho/2013. Além da observação de que “A sociedade civil, que tanto batalhou por esta área pública, ficou de fora de qualquer discussão” Sonia faz sete perguntas pertinentes: 1. A Prefeitura assumiu a área da Marina, depois do desmoronamento do grupo EBX, que controlava a REX, que controlava a MLX, que geria o contrato de administração da Marina? 2. A Prefeitura “passou” o contrato para outra firma particular? 3. A Prefeitura(Leia mais)

CAMPO DE GOLFE NA RESERVA AMBIENTAL – EPITÁFIO

CINCO imagens e poucas palavras. Como convém a um epitáfio. Última homenagem à APA Marapendi e a todos os que defenderam sua preservação. O mundo esperava o respeito ao verde natural, ao Meio Ambiente, às leis de proteção ambiental e à APA Marapendi, reserva protegida há mais de meio século. O mundo esperava que este pôr-do-sol pudesse ser apreciado de todos os lugares da Reserva Ambiental e do Parque Marapendi. Este azul já é do mundo e de todos. No Brasil a praia é o espaço mais democrático que existe. Os privilegiados que puderem morar nos edifícios construídos com incentivos ao mercado imobiliário e gabaritos mais altos, fruto – entre outras coisas – do sacrifício da reserva, verão este azul de cima e de longe. Lindo. Este cenário será interrompido pelo campo de golfe construído  em área de proteção ambiental. A parte da(Leia mais)

SEMANA 17/03/2014 a 21/03/2014 – VERTICALIZAÇÃO EM RECIFE, MEIO AMBIENTE NO ESTADO, VÍDEO SOBRE CAMPO DE GOLFE, E FEVEREIRO

“Teve boa receptividade o nosso artigo publicado no Jornal O Globo – INTERESSE PRIVADO -, cujo título original era QUE A JUSTIÇA ENTRE EM CAMPO.” Trecho de O MÊS NO URBE CARIOCA – FEVEREIRO 2014       Publicações da semana que passou e textos mais lidos Os posts imediatamente anteriores; o artigo de Edinéa Alcântara pode ser aplicado a muitas cidades brasileiras; mais um ambientalista é exonerado; o vídeo que mostra a reserva ambiental onde está sendo construído o campo de golfe dito olímpico (o abaixo-assinado contra a obra do Campo de Golfe na APA Marapendi continua); e os links para as postagens de Fevereiro. Blog Urbe CaRioca Sem o Elevado, porém com prédios ElevadosA imagem remete também ao caso do Morro da Viúva, que ninguém vê. Na Zona Portuária são sítios históricos que passarão a ser rodeados,  com a vista ‘empatada’,(Leia mais)

O MÊS NO URBE CARIOCA – FEVEREIRO 2014

uol Caros leitores, Fevereiro foi mês recordista no Blog, principalmente devido à repercussão de novos posts sobre o caso do Campo de Golfe e da sensacional apresentação do grupo Troça Carnavalesca Mista Público-Privada Empatando Tua Vista, um exemplo a ser seguido no Rio de Janeiro em tempos de desmandos urbanísticos recorrentes. Para quem não pode ler os posts, abaixo todos reunidos com os links respectivos. Com muitos assuntos ainda na pauta, vale também reler alguns. Teve boa receptividade o nosso artigo publicado no Jornal O Globo – INTERESSE PRIVADO -, cujo título original era QUE A JUSTIÇA ENTRE EM CAMPO. A opção do jornal, embora interessante sob determinado ângulo, deixou de ressaltar nossa intenção de apontar que, ao que tudo indica, só a intervenção do Poder Judiciário poderá impedir a mutilação da Área de Proteção Ambiental – APA Marapendi e(Leia mais)

VÍDEO SOBRE O CASO DO CAMPO DE GOLFE

O DESENHO EXPLICA O CASO DO CAMPO DE GOLFE DITO OLÍMPICO, APENAS MANOBRA PARA BENEFICIAR  O MERCADO IMOBILIÁRIO QUE PASSA POR CIMA DA RESERVA AMBIENTAL E DO INTERESSE PÚBLICODesenho: Urbe CaRioca O vídeo abaixo foi postado na Rede YouTube ontem e está sendo divulgado nas redes sociais. Contém entrevista com o biólogo Marcello Mello e com o advogado Jean Novaes, “dois ativistas que têm lutado incansavelmente contra o empreendimento criminoso chamado campo de golfe olímpico”. Os dois profissionais esclarecem que o campo está sendo construído “plena Reserva de Marapendi, local onde não poderia ser edificado qualquer tipo de empreendimento”, do que os leitores que acompanham este Blog Urbe CaRioca certamente têm conhecimento. As explicações são esclarecedores e o foco, naturalmente, é a questão ambiental, descartada para favorecimento ao mercado imobiliário. A apresentação não entra no mérito de outro aspecto fundamental: o desenho(Leia mais)

MUDANÇA TAMBÉM NA SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE

Mudanças também na equipe da Secretaria de Estado do Ambiente Ambiente. Notícia publicada no Blog Verde informa que André Ilha, diretor de Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Inea, foi exonerado. Quanto à Prefeitura do Rio, um dos posts mais lidos no Urbe CaRioca foi EXTRA! MUDANÇA NA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE – SMAC. No caso das mudanças significativas na administração municipal o pivô foi o Campode Golfe. Quanto à esfera estadual a notícia informa que a decisão foi política, sem mencionar algum assunto técnico específico. Fica o dado para registro. A seguir, link para um vídeo de 2013 quando o ambientalista apresentou projeto do Parque Estadual dos Três Picos, em Teresópolis (nos 8 primeiros minutos do vídeo). A NOTÍCIA NO BLOG VERDE APRESENTAÇÃO DE PROJETO PARA PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS, EM TERESÓPOLIS

Artigo – EMPATANDO TUA VISTA: HUMOR E IRREVERÊNCIA PARA CRITICAR A VERTICALIZAÇÃO EXCESSIVA NAS CIDADES, de Edinéa Alcântara

Edinéa Alcântara é doutora em desenvolvimento urbano, pesquisadora do Laboratório de Estudos Peri-urbanos da UFPE, membro do grupo Direitos Urbanos, e uma das fundadoras da Troça Empatando tua Vista. O grupo fantasiado de edifícios altos misturou-se a blocos carnavalescos e, literalmente, “empatava a vista” de foliões, de construções antigas… da paisagem urbana na capital pernambucana. O texto UMA IRREVERÊNCIA CRIATIVA URBANO-RECIFENSE, publicado em meio à folia neste blog, teve número de visualizações recorde em curto espaço de tempo. O artigo da professora Edinéa traduz a seriedade contida na sátira, pois, conforme suas palavras, “O humor fortalece a resiliência, entendida aqui como habilidade de superar as adversidades de uma vida estressante; facilita a percepção de uma situação e muda o comportamento do sujeito, em um movimento liberador, cômico ou criativo”. Diversão sadia e criativa, a críticaconstrutiva tem chamado atenção fora das divisas(Leia mais)

SEMANA 10/03/2014 a 14/03/2014 – METRÔ, CAMPO DE GOLFE, ÁRBITROS E MÍDIA FORA DA ZP

“Dizem que o que começa errado termina errado. O Porto Maravilha contém uma série de equívocos, a partir da megalomania tupiniquim que traduz o desejo de sair do terceiro mundo através de uma boa maquiagem. Não se pensou em habitação, uso fundamental para que uma zona urbana seja animada, tenha vida e melhores condições de segurança.” Trecho de ÁRBITROS E MÍDIA NO PORTO. MAIS UMA MENTIRINHA.   Imagem: Jornal do Brasil   Publicações da semana que passou e textos mais lidos  Os posts imediatamente anteriores; mais um artigo esclarecedor de Miguel Gonzalez sobre o Metrô; o abaixo-assinado contra a obra do Campo de Golfe em área de reserva ambiental; o artigo da bióloga Sonia Peixoto que analisa o caso do citado Campo de Golfe; e os comentários do blog sobre a decisão governamental de não mais instalar as Vilas de(Leia mais)

ÁRBITROS E MÍDIA NO PORTO. MAIS UMA MENTIRINHA.

Internet Parecia que a Prefeitura havia atendido aos pedidos de arquitetos, urbanistas quando “convenceu o COI a construir na Zona Portuária as vilas para os árbitros e para a chamada mídia não credenciada”, segundo notícia no jornal O Globo. Mas, pelo visto, era falso. O projeto do Porto dito Maravilha não concedeu incentivos à produção de habitações, inviabilizada pela exigência de comprar certificados milionários – as CEPACs – para que os prédios atingissem os gabaritos nas alturas de 30,00m, 40,00m e 50,00m, o que, virtualmente, elevou o preço da terra também às alturas. Ao contrário, esperavam-se muitas torres comerciais chiques e hotéis premiados pelas benesses urbanísticas sem fim: índices construtivos especiais e isenções de impostos. As obras das anunciadas Trump Towers – cinco prédios altos espelhados – não começaram. Os prédios residenciais que serviriam aos Jogos Olímpicos seriam vizinhos delas: um(Leia mais)