CIDADES EM TRANSFORMAÇÃO – LANÇAMENTO DE LIVRO

UtilitáRio Hoje, 30/09/2014, lançamento do livro Cidades em Transformação, organizado por Ephim Shluger e Miriam Danowski. Livraria da Travessa – Shopping Leblon, a partir das 19h. Avenida Afrânio de Melo Franco nº 290, 2ºpiso, Leblon Release: ­­­­Cidades em Transformação Este livro enfoca experiências de seis cidades portuárias (Nova York, Londres, Cidade do Cabo, Havana, Buenos Aires e Rio de Janeiro), que se dispuseram a enfrentar os desafios de renovação de seus centros históricos e de áreas portuárias, com o propósito de reverter os processos de esvaziamento e degradação. Em geral, essas dinâmicas foram resultado dos modelos de urbanização espraiada, com ênfase no automóvel privado e, também, dos processos de regionalização e globalização. A nova divisão internacional de trabalho deslocou os centros de produção e as trocas comerciais ganharam ímpeto, pela acelerada revolução dos meios de comunicação e de transporte, simultaneamente(Leia mais)

SEMANA URBE CARIOCA 22/09/2014 a 26/09/2014 – GOLFE: VÍDEOS E IMAGENS IMPRESSIONANTES, METRÔ, e NOTÍCIAS SOBRE O QG DA PM QUE SERÁ PÓ

“AS MENTIRAS, EM 2010 Justificativas que nada justificam, e insistência em afirmar que o campo foi autorizado em gestão anterior: entretanto, o campo projetado na época seria menor e preservaria a faixa destinada ao Parque Ecológico. O fato resumiu-se ao cancelamento da rua (ato administrativo reversível) e não produziu efeitos, pois a lei vigente vedava a pretensão”. Trecho de O GOLFE NA URBE CARIOCA – VÍDEOS, FOTOS, MENTIRAS, VERDADES, E ALEGRIA   Publicações dos últimos 07 dias e textos mais lidos Os posts imediatamente anteriores; as declarações e imagens sobre a devastação da reserva ambiental sem justificativa; mais um artigo importante de Miguel Gonzalez sobre o Metrô – reproduzido do blog Metrô do Rio -, e os critérios para construir no terreno do antigo Quartel da PM na Rua Evaristo da Veiga, outra prova de que do ponto de vista(Leia mais)

UMA TORRE E UM PRÉDIO NO QUARTEL DOS BARBONOS

Sobrará só a Capela N. S. das Dores. O resto tombará literalmente. É impossível ‘baixar a guarda’ porque, segundo o governador a desistência de vender o QG da Polícia Militar deu-se porque “não teria mais tempo de fazer um novo prédio… decidiu suspender o contrato de aluguel do QG provisório… não tenho mais prazo para entregar um novo equipamento para o comando e não tinha cabimento deixar eles (sic) num prédio alugado”. Infelizmente, as mortes anunciadas tal como o caso do Parque Aquático e do Estádio de Atletismo, destombados, não podem ser descartadas. Trecho de QUARTEL DA PM: EM GUARDA! publicado neste blog em 08/08/2013 Iluchar Desmons – Panorama da Cidade do Rio de Janeiro tomado de Santo Antônio a voo de pássaro – 1854. Vista tomada do Morro de Santo Antônio, vendo-se o quartel da Rua dos Barbonos (atual Evaristo da Veiga), hoje quartel da polícia(Leia mais)

Artigo: NOVA LICITAÇÃO PARA O QUE JÁ EXISTE, de Miguel Gonzalez

O artigo de Miguel Gonzalez escrito para este Urbe CaRioca em junho/2012 – UM PROJETO REAL E VIÁVEL PARA O METRÔ DO RIO – sempre esteve entre os mais lidos do blog desde então.Estudioso do sistema metroviário do Rio de Janeiro e Região Metropolitana e responsável pelo Blog Metrô do Rio, diante do lançamento pelo Governo Estadual de licitação com vistas à elaboração de projeto para expansão da rede nos próximos 30 anos, no último dia 08 Miguel publicou em seu blog texto onde considera que “os projetos originais elaborados pela Rio Trilhos nos anos 80 ainda são os melhores”.O interessante post está reproduzido abaixo. Enquanto isso, a Linha 4 falsa – construída “Pra Olimpíada” – prossegue conforme projeto do Metrô-Tripa e o METRÔ DOS SONHOS fica mais distante… Boa Leitura. Urbe CaRioca Nova Licitação para o que Já Existe Miguel(Leia mais)

O GOLFE NA URBE CARIOCA – VÍDEOS, FOTOS, MENTIRAS, VERDADES, E ALEGRIA

SOBRE O CAMPO DE GOLFE QUE ESMAGARÁ UMA PRECIOSA ÁREA ECOLÓGICA PROTEGIDA AS MENTIRAS, EM 2010Justificativas que nada justificam, e insistência em afirmar que o campo foi autorizado em gestão anterior: entretanto, o campo projetado na época seria menor e preservaria a faixa destinada ao Parque Ecológico. O fato resumiu-se ao cancelamento da rua (ato administrativo reversível) e não produziu efeitos, pois a lei vigente vedava a pretensão. A VISITA ANÚNCIO DO LOCAL ESCOLHIDO E  DO ESCRITÓRIO AMERICANO AUTOR DO PROJETO, ANTES DA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PELO IAB-RJ E AINDA NA VIGÊNCIA DO ZONEAMENTO AMBIENTAL QUE IMPEDIA O USO, LEI POSTERIORMENTE MODIFICADA PELO PREFEITO E VEREADORES AO APAGAR DAS LUZES DE 2012. (link para o vídeo do anúncio e visita) A DECLARAÇÃOUM POUCO ANTES DA PRIMEIRA AUDIÊNCIA EM JUÍZO, NA 7ª VARA DE FAZENDA PÚBLICA DO TJ-RJ, SETEMBRO 2014 “Não tem polêmica. O(Leia mais)

SEMANA URBE CARIOCA 15/09/2014 a 19/09/2014 – GOLFE ONIPRESENTE: COI REJEITA PROPOSTA MP, ARTIGO RIO ON WATCH TRADUZIDO, RESULTADO DA AUDIÊNCIA – E O MÊS DE AGOSTO

“Mas ‘’o Itanhangá não foi sondado… sobre a possibilidade de sediar o Golfe Olímpico’’, escreveu Fajerman em uma carta enviada à Prefeitura. “O Itanhangá Golf Club tem sim condições de atender as exigências estruturais para sediar as competições de golfe dos Jogos Olímpicos de 2016″. (…)Para agravar a situação, o lugar escolhido para o novo campo na Barra da Tijuca é ridiculamente inapropriado. (…) O local escolhido para o campo de golfe olímpico é um dos últimos territórios da região preservados, onde está uma área ecológica pantanosa, muito frágil, de 11 milhões de metros quadrados.”   Trecho de Artigo: O CAMPO DE GOLFE OLÍMPICO DO RIO ESMAGARÁ UMA PRECIOSA ÁREA ECOLÓGICA PROTEGIDA, de Elena Hodges       Publicações dos últimos 07 dias e textos mais lidos Os posts imediatamente anteriores; várias novidades sobre a polêmica do Campo de Golfe(Leia mais)

O MÊS NO URBE CARIOCA – AGOSTO 2014

Caros leitores, Em AGOSTO o caso do Cinema Leblon ainda continuou na pauta. Meio Ambiente e Campo de Golfe também continuam presentes, em especial com os artigos de Elena Hodges publicados nos sites NEXT CITY e RIO ON WATCH, que tiveram enorme repercussão. O incrível balneário licenciado no “Parque das Benesses” causou estranheza. E a Marina da Glória retorna de mansinho. Aquele guarda também continuou apitando sem parar no pós-Copa do Mundo. Não emendará com os Jogos Olímpicos 2016. Em setembro parou de apitar. Agradecemos a Elena Hodges, Antonio Carlos Guedes, e Instituto FavelArte, pelos textos e vídeos divulgados, e ao fotógrafo Guilherme Maia pela disponibilidade, pesquisa e excelentes imagens no bairro do Rio Comprido, que ilustraram um dos artigos mais lidos de agosto. As colaborações enriquecem o debate e trazem informações importantes para os leitores, sejam artigos escritos para(Leia mais)

GOLFE NA RESERVA AMBIENTAL: NADA DECIDIDO. AINDA.

Internet Há pouco a grande imprensa noticiou que audiência sobre o campo de golfe, realizada hoje à tarde na 7ª Vara de Fazenda Pública, terminou sem acordo. Segundo o jornal O Globo (globo.com) o Ministério Público – que definiu uma faixa de 400 m a ser preservada ao longo da Lagoa de Marapendi, entre outros itens – não aceitou a contraproposta da Prefeitura: liberar apenas 120 m. Conforme já explicamos, a proposta do MP nada mais foi do que mandar cumprir as leis urbanísticas e de proteção ambiental vigentes antes da aprovação da vergonhosa Lei Complementar nº 125/2013, ao apagar das luzes do ano de 2012: O Pacote sem o Bode. Por outro lado, notícia publicada pela Folha de São Paulo (folha.uol.com) informa que “a compensação ambiental para a construção do campo de golfe … é considerada ilegal pela própria(Leia mais)

EXTRA: GOLFE – COMITÊ OLÍMPICO RIO-2016 REJEITOU PROPOSTA DO MP, EXTRA-OFICIALMENTE

Família de capivaras circula nos jardins da ciclovia da Avenida Prefeito Dulcidio Cardoso Foto: Enviada para O Globo por Rogerio Travassos / Eu-Repórter. NOTA DO BLOG – Trata-se da avenida projetada eliminada para a construção do Campo de Golfe na Barra da Tijuca no terreno em questão, único trecho da mesma entre a Avenida Ayrton Senna e o seu final, não implantado. No despacho do juiz – conforme divulgado pela imprensa – não está claro se a avenida deverá ser construída entre a área a ser doada e preservada e o terreno do campo a ser reduzido. Há quase dois anos, em novembro/2012 publicamos a primeira análise sobre a proposta para construir um campo de golfe na Barra da Tijuca, à custa de sacrificar a Área de Proteção Ambiental – APA Marapendi, o Parque Ecológico Municipal de Marapendi, bem como o sistema(Leia mais)

Artigo: O CAMPO DE GOLFE OLÍMPICO DO RIO ESMAGARÁ UMA PRECIOSA ÁREA ECOLÓGICA PROTEGIDA, de Elena Hodges

Sobre imagem Google Maps Amanhã, dia 17/09 haverá a SEGUNDA AUDIÊNCIA NA 7ª VARA DE FAZENDA PÚBLICA, marcada conforme publicado pela imprensa e divulgado na postagem ALGUMAS NOTÍCIAS SOBRE O GOLFE, para que a Prefeitura e Fiori Empreendimentos respondam ao solicitado pelo Juiz titular. Também é importante recordar que PARA NÃO ESMAGAR A RESERVA AMBIENTAL, HÁ ALTERNATIVA. Tendo em vista a importância do tema, reproduzimos agora a tradução do o artigo já divulgado neste blog em sua versão original em RIO’S OLYMPIC GOLF COURSE WILL TRAMPLE A PROTECTED ECOLOGICAL GEM, de Elena Hodges.  Publicado no site NEXT CITY, o conteúdo gerou discussões nas redes sociais e foi objeto de resposta pela Empresa Olímpica Municipal, rebatida item a item pela autora, conforme comentamos e reproduzimos em O GOLFE, O ARTIGO, A RÉPLICA E A TRÉPLICA, um dos posts mais lidos nos últimos 30 dias.(Leia mais)

SEMANA URBE CARIOCA 08/09/2014 a 12/09/2014 – GOLFE: HÁ ALTERNATIVA, ARTIGO SOBRE O PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA BARRA, E O PEDIDO DA CAPIVARA

“A área prevista para dar continuidade ao Parque Ecológico deveria ter sido preservada e resguardada através da construção da Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, obrigação do empreendedor que quisesse aproveitar a parte edificável do terreno. A doação das áreas ao município também ocorre com parte do processo que permite construir nas áreas aedificandi. As duas obrigações foram dispensadas pela Prefeitura”.   Trecho de GOLFE – PARA NÃO ESMAGAR A RESERVA AMBIENTAL, HÁ ALTERNATIVA   Wikimapia     Publicações dos últimos 07 dias e textos mais lidos Os posts imediatamente anteriores; mídia internacional divulga que há alternativas ao Campo de Golfe que está sendo construído em APA, mais um excelente artigo de Sonia Peixoto – Parque batizado de Nelson Mandela – e uma séria brincadeira sobre o golfe predador na voz da Capivara Esperançosa. Blog Urbe CaRioca Segunda, 08/09/2014 SEMANA URBE CARIOCA(Leia mais)

PARE A OBRA DO GOLFE!

ou, O Pedido da Capivara Esperançosa CrôniCaRioca Internet Em uma das últimas postagens sobre a polêmica obra do Campo de Golfe na Barra da Tijuca da Urbe CaRioca divulgamos que há alternativa no caso de alguma eventualidade, conforme publicado no The Washington Times (v. GOLFE – PARA NÃO ESMAGAR A RESERVA AMBIENTAL, HÁ ALTERNATIVA). Portanto, já sabemos que as tacadas olímpicas não necessariamente devem acontecer lá: há outros planos. Abaixo, o argumento definitivo que fará o juiz mandar paralisar a obra do famigerado Campo de Golfe. Afinal, se o Campo de Golfe for feito, as capivaras não prosseguirão no passeio pelo Parque Ecológico Natural naturalmente. Terão que marchar até à beira da Lagoa de Marapendi e nadar até o outro lado do parque cortado, ou caminhar até a Avenida das Américas, contornar os condomínios Riserva e o campo, costeando os(Leia mais)