Sonia Rabelo, professora e jurista
De área verde a vitrine de concreto disfarçada de revitalização
O jardim, cujo projeto prevê a sua mutilação e descaracterização, revela o total desprezo do governo municipal, e de uma elite midiática, pelos jardins e bens públicos tombados. Jardim histórico é JARDIM, inclusive com suas árvores e plantas exóticas, resultado de seu projeto paisagístico histórico, pois ali não é Mata Atlântica, (óbvio ululante…). É, sim, um jardim histórico paisagístico tombado, que será mutilado, e descaracterizado!
Difícil de entender ou precisa desenhar? É assim nos JARDINS públicos no mundo afora, como no Central Park, no Hyde Park, no Parque do Flamengo, no Ibirapuera, nos jardins de Pequim, de Xian, Buenos Aires, de Mendonza, de Berlim, de Viena, nos inúmeros jardins de Paris, etc., etc., etc.
Estamos nas mãos da Justiça: será que ela nos dará tempo e oportunidade para discutir e provar isto, ou a decisão será pela via imprudente de descaracterizar primeiro, e discutir depois? Caso isto aconteça será a desmoralização final do tombamento de bens naturais, e talvez do próprio instituto do Tombamento, tão arduamente construído por décadas e por gerações no Brasil!
O nosso coração está temeroso, mas confiamos na luta, inspirados, nesta semana, nos lutadores Niède Guidon, e Sebastião Salgado! Eles não desistiram e nos deixaram um legado de confiança e esperança na sobrevivência possível do patrimônio público dos nossos direitos ao Patrimônio Cultural.
Leia também:
Abaixo-assinado: Revitalizar sem descaracterizar o Jardim de Alah
Jardim de Alah: Justiça autoriza obra em meio à polêmica sobre concessão
Sobre o Jardim de Alah: Não só 130 árvores, de André Decourt
Sobre o Jardim de Alah: sem palavras
Jardim de Alah – nova manifestação do Ministério Público
Jardim de Alah: Réplica da MPRJ às contestações do Município e outros
MPRJ requer que Prefeitura do Rio retire tapumes instalados no Jardim de Alah
Jardim de Alah no Rio: uma concessão sem projeto. Pode?, de Sonia Rabello
Jardim de Alah receberá “abraço” contra a sua descaracterização e atual projeto de concessão
Jardim de Alah: Manifestação de Moradores sobre a concessão
Jardim de Alah: Prefeitura do Rio lança edital para a concessão através de Parceria-Público-Privada
Licitação de parceria público-privada para recuperar Jardim de Alah será em março
Jardim de Alah recebe grande “abraço” contra a sua descaracterização
Vendo o Rio: Concessão do Jardim de Alah por 35 anos, a caminho