Morro do Pasmado – Triste notícia sobre a paisagem carioca

Ontem a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 39/2017, que “estabelece condições para a implantação do memorial às vítimas do holocausto e dá outras providências”. A barbaridade urbano-carioca irá agora à sanção do Prefeito, que, obviamente, sancionará a medida de sua autoria. Comentamos o assunto nas postagens, MORRO DO PASMADO – A FAVELA, O PARQUE, O QUIOSQUE, O MONUMENTO, E A PAISAGEM MACULADA, (05/05/2017) MORRO DO PASMADO E A PAISAGEM MACULADA – HOMENAGEM E DESPRESTÍGIO (14/07/2017) MORRO DO PASMADO – O SÍTIO RELEVANTE E O MONUMENTO QUESTIONÁVEL – COMENTÁRIOS NAS REDES (27/07/2017) MORRO DO PASMADO – INDAGAÇÃO SOBRE O MONUMENTO NOCIVO À PAISAGEM (25/09/2017) MORRO DO PASMADO – PREFEITO INSISTE EM CONSTRUIR MONUMENTO QUE OFENDE A PAISAGEM CARIOCA (31/10/2017) Vale repetir: “Contra a falta de sensibilidade não há remédio. Indaga-se de que serve o Plano Diretor do Município do(Leia mais)

Informativo – Museu Sacro Franciscano da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência

UtilitáRio O “Museu Sacro” da Ordem da Penitencia é, indiscutivelmente, em seu gênero, o mais antigo e completo do Brasil. É o primeiro Museu Sacro da América Latina. Existia de inicio, em condições precárias em face da época. A Administração convocou o museólogo e professor do Museu Histórico Nacional, Dr. Jose Francisco Felix de Mariz, funcionário da Venerável Ordem, para a sua organização, a fim de concretizar um velho sonho. A sua inauguração teve lugar em 17 de setembro de 1933, data da festa da Impressão das Chagas. O “Museu Sacro” da Venerável Ordem possui valiosas coleções, grande número de raros e custosos objetos referentes ao culto religioso, alfaias, andores, lanternas, insígnias. Merece especial destaque as imagens e paramentos da famosa e sempre lembrada Procissão das Cinzas instituída em 1647, cujo primeiro cortejo saiu em 1650, realizando-se anualmente, na Quarta-feira(Leia mais)

Artigos – Andreatta, Magalhães, e Redondo

Dois artigos publicados no jornal O Globo no último dia 24/02 devem ser comentados e reproduzidos, devido a temas relevantes e de interesse aos assuntos tratados neste espaço urbano-carioca. No primeiro – A urbanista do Rio, o arquiteto Washington Fajardo entrevista a colega Verena Andreatta, atual Secretária Municipal de Urbanismo, que substituiu Índio da Costa, aliado do Prefeito Marcelo Crivella e pré-candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro nas próximas eleições. O segundo – Déficit de cidadania – é de Sérgio Ferraz Magalhães, também arquiteto, que foi Secretário Municipal de Habitação no governo César Maia, quando criou os projetos Rio-Cidade e Favela-Bairro. A entrevista/artigo de Verena Andreatta discorre sobre o fortalecimento da política urbana na Cidade do Rio de Janeiro, por óbvio, comenta que “as grandes empresas construtoras foram as protagonistas das decisões sobre obras urbanas…”, explica o(Leia mais)

Informativo – Rede de supermercados promove ação para reduzir lixo em áreas públicas do Rio

UtilitáRio “Faxinaço” acontece em cinco bairros cariocas, até o dia 26 de fevereiro. A rede carioca de supermercados Prezunic promove, até o dia 26 de fevereiro, uma grande ação de conscientização ambiental em espaços públicos de cinco bairros do Rio de Janeiro. A iniciativa tem por objetivo envolver a comunidade e alertar sobre a importância da participação de cada um para manter a cidade limpa. Os bairros de Campinho e Guadalupe, nas Zonas Oeste e Nortes respectivamente, foram as primeiras regiões a receber o mutirão. Clientes, colaboradores, parceiros e voluntários realizam coleta e limpeza das ruas e praças próximas.  A gerente de Marketing da Rede, Lorena Santos, afirma que a proposta visa a contribuir na mudança de atitude da população com relação aos resíduos jogados no espaço urbano. “Cuidar do nosso bairro, da nossa cidade, é responsabilidade de cada um.(Leia mais)

Intervenção federal no Rio de Janeiro – análise de César Maia

VOLTA AMPLA DO POLICIAMENTO OSTENSIVO JUSTIFICARIA A INTERVENÇÃO NA SEGURANÇA DO RIO! Discurso do Vereador Cesar Maia na Câmara Municipal do Rio em 21/02/2018. 1. A decisão tomada pelo Governo Federal de intervenção na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro foi uma decisão inevitável. Inevitável pelos erros sequenciais que as administrações anteriores, desde 2007 até os dias de hoje, adotaram na segurança pública: quando o então Secretário José Mariano Beltrame, responsável por essa situação, entra e decide concentrar as forças de segurança nas UPPs e basicamente eliminar o policiamento ostensivo. 2. Não se viam mais policiais militares nas ruas, nas praças. Isso desde 2008, aproximadamente. O policiamento ostensivo é a coluna vertebral da segurança pública. É uma subfunção básica. Outras existem, mas sem policiamento ostensivo essas outras funcionam insuficientemente. 3. Eu conheci dois países, Cingapura e Cuba (Havana),(Leia mais)

Informativo – Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, inaugura passarela

UtilitáRio Após cinco meses de obra e mais de R$ 2 milhões de investimento privado, o Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, inaugura nesta terça-feira, dia 20 de fevereiro, a passarela que irá interligar o condomínio à rua de acesso a Estação Jardim Oceânico do metrô. A passagem permitirá fácil acesso da estação do metrô Jardim Oceânico ao empreendimento. A estrutura possui 41 metros de extensão e será monitorada por câmeras. A passarela é um equipamento urbano público para a utilização exclusiva de pedestres e poderá ser utilizada 24h. O acesso do Shopping Downtown próximo a passarela irá respeitar o funcionamento do Metrô. “O Downtown investiu neste projeto porque entendemos que a chegada do metrô ao bairro trouxe uma nova opção de transporte para os moradores e frequentadores da Barra da Tijuca. Com esse aumento de fluxo,(Leia mais)

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO RIO DE JANEIRO EM SITUAÇÃO DE RISCO

O grupo S.O.S. Patrimônio, sempre atuante em defesa dos bens culturais construídos no Estado e no Município do Rio de Janeiro divulgou lista dos imóveis e mobiliário urbano que estão em situação de risco, que será entregue pelo Fórum Faz Cultura ao Ministro da Cultura no próximo mês de março. O trabalho, em fase final de elaboração, é fruto de das denúncias e enquetes realizadas pelo grupo desde 2014. Nas próximas semanas a lista será atualizada pelo S.O.S. Patrimônio definindo-se a ordem de prioridade para o restauro ou providência cabível ao bom funcionamento e preservação dos bens relacionados, e novamente divulgada por este site. Urbe CaRioca LISTA DOS BENS CULTURAIS SEPARADOS CONFORME A PROPRIEDADE – ESTADO, MUNICÍPIO, E IMÓVEIS PARTICULARES – E BREVES COMENTÁRIOS  ESTADO DO RIO DE JANEIRO 1 – Convento do Carmo, na Praça XV, Rio de Janeiro,(Leia mais)

Desleixo na região do Palácio do Itamaraty

10 de fevereiro – Divulgado por Marconi Andrade no grupo SOS Patrimônio Assunto: Desleixo na região do Palácio do Itamaraty  “Na minha opinião o palácio do Itamaraty é o mais nobre da Cidade RJ, o que me deixa indignado e o desleixo e a falta de sensibilidade com o patrimônio histórico, vejam como se encontram os postes que ficam em frente e nos jardins do palácio”.  

De volta à Urbe CaRioca – Um Quadro e o Carnaval

Andréa Albuquerque G. Redondo Depois de uma temporada fora do Rio de Janeiro devido a questões pessoais, volto à minha querida cidade natal. Gostaria de não escrever sobre a violência crescente, assunto constante em todos os noticiários, sabido e conhecido aqui e além-mar. Mesmo envolvida com compromissos familiares, pude acompanhar os acontecimentos graças à magia da internet. Melhor evitasse. Dizem que “o que os olhos não veem o coração não sente”, verdade que, infelizmente, não esconde a verdade que massacra o carioca sem dó, psicológica e literalmente: perda de vidas sem distinção de gênero, idade, profissão, classe social – adultos, crianças, nenéns… O que nos resta além de rezar? Só medo, tal é a impotência diante de quadro que fica mais tenebroso a cada dia, o Retrato de Dorian Gray do Século XXI. Se, de longe, os vários eventos por(Leia mais)