Cinema Leblon reaberto e o dedo do Estado

  _Ué! O cinema está funcionando? Mas tinha fechado! _É, mas abriu… _Por que fechou? _(…Silêncio e dar de ombros). _Por que abriu? _Porque o prefeito mandou. Diálogo entre senhorzinho que passeava pelo  Leblon e um funcionário do cinema recém-aberto. Cinema Leblon, julho 2014 Foto: Urbe CaRioca O Grupo Severiano Ribeiro cumpriu a palavra. Após reunião entre ditos representantes de algumas instituições com o prefeito do Rio e este anunciar que interviria no caso – para evitar o encerramento da atividade deficitária, motivo alegado pelos proprietários – no último dia 17 o cinema reabriu as portas cerradas cerca de duas semanas antes (reportagem a respeito – Jornal O Globo, 08/07/2014). Depois do suposto aluguel para uma loja de roupas femininas, do espaço onde funciona o Cinema Leblon, como já explicado neste blog, os donos dispõem-se a manter a atividade em funcionamento(Leia mais)

SEMANA URBE CARIOCA 21/07/2014 a 27/07/2014 – JK NO PORTO, SEM PLANEJAMENTO URBANO, e SEIS ASSUNTOS: VARANDAS, RUA DA CARIOCA, ZONA PORTUÁRIA, GOLFE, HOTÉIS E IAB, e MARINA DA GLÓRIA

“Isto é passado. Hoje é preciso garantir a ‘área mínima total das unidades’ – salvo para casas uni e bifamiliares – conforme o bairro onde se localizem. Mas, o passado retornará, a Era JK está de volta em parte da cidade, na Zona Portuária”.   Trecho de A ERA JK ESTÁ DE VOLTA… NA ZONA PORTUÁRIA DA URBE CARIOCA   “VARANDA DE JULIETA” – VERONA, ITÁLIAinternet Publicações dos últimos 07 dias e textos mais lidos Os posts imediatamente anteriores; apartamentos conjugados; a nova benesse para hotéis perniciosa para o Rio e para o planejamento; e notícias urbano-cariocas a varejo: VARANDAS, RUA DA CARIOCA, PORTO À CHINESA, VAI TER GOLFE, OS HOTÉIS E O IAB, e MARINA DA GLÓRIA À VISTA. Blog Urbe CaRioca Segunda, 21/07/2014 SEMANA URBE CARIOCA 14/07/2014 a 20/07/2014 – MUTILAÇÃO EM SÃO CRISTÓVÃO, GABARITOS PARA HOTÉIS E O FALSO(Leia mais)

EXTRA! SOBREVOANDO O CAMPO DE GOLFE e TODOS OS POSTS

Um sobrevoo sobre a Reserva Ambiental onde está sendo construído o  novo campo de golfe na Urbe CaRioca. O terceiro. Todos na Zona Oeste da cidade. A seguir a lista das postagens neste blog que trataram do assunto. Para registro. URBE CARIOCA YOUTUBE 15/11/2012 – PACOTE OLÍMPICO 2 – O CAMPO DE GOLFE E APA MARAPENDI 28/11/2012 – APA MARAPENDI: CAMPO DE GOLFE, UM VÍDEO DE INTERESSE 07/12/2012 – URBANILDO BARBOSA e CREMILDO de ALMEIDA DESEMBRULHAM O PACOTE 19/12/2012 – O PERNICIOSO PACOTE – APROVADO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO 21/12/2012 – A APROVAÇÃO DO PLC 113, NA VÉSPERA DO FIM DO MUNDO: UM PEDAÇO DO PACOTE 22/12/2012 – O PACOTE E O BODE 26/02/2013 – CAMPO DE GOLFE: UM DECRETO DISCRETO 21/03/2013 – CAMPO DE GOLFE: LÁ, UM SUSPIRO DE ALÍVIO. AQUI, TRISTEZA E INDIGNAÇÃO 23/04/2013 – ANIVERSÁRIO DO BLOG E POST MAIS LIDO: CAMPO DE(Leia mais)

NOTÍCIAS URBANO-CARIOCAS – VARANDAS, RUA DA CARIOCA, ZONA PORTUÁRIA, GOLFE, HOTÉIS E IAB, e MARINA DA GLÓRIA

Greenleaf Com tantos assuntos urbano-cariocas em discussão na imprensa e redes sociais nos últimos dias reunimos comentários sobre alguns dos que estão em pauta. Boa leitura e bons debates.                                                                                                        URBE CARIOCA VARANDAS Foto: Urbe CaRioca O Prefeito vetou o projeto de lei complementar que prevê ofechamento de varandas (bônus concedido pelas normas urbanas, desde construídas e mantidas obrigatoriamente abertas). Muito provavelmente o veto será derrubado, como tem ocorrido sistematicamente. O vereador autor do projeto já declarou nas redes sociais que lutará por isso (“Lamento profundamente a decisão do prefeito(Leia mais)

Artigo – INTEGRIDADE DO PLANEJAMENTO URBANO NO RIO: PRINCÍPIO A SER PRESERVADO, de Sonia Rabello

A mais recente lei urbanística que concede mais benefícios para edificações hoteleiras – além das inúmeras criadas pelo Pacote Olímpico 1, em 2010 – prevê o aumento da chamada ‘placa’ ou ‘embasamento’, parte inferior de edifícios em geral, além do que se convencionou chamar de ‘torre’, tipologia comum na cidade incentivada particularmente a partir dos anos 1970. Como é sabido, foi vetada pelo Prefeito, devolvida à Câmara e derrubado o veto – tudo em prazo recorde na sessão extraordinária do último dia antes do recesso parlamentar, ainda sob a nuvem de incredulidade que distraía muitos brasileiros no final da Copa do Mundo. O tema foi objeto de várias análises neste blog (EXTRA! HOTÉIS: OUTRO PACOTE, NOVAS BENESSES e HOTÉIS E BENESSES: CRESCE A POLÊMICA), inclusive com a reprodução do artigo de Sonia Rabello CÂMARA DO RIO FAZ VOTAÇÃO BENEFICENTE EM RECESSO PROCRASTINADO.(Leia mais)

A ERA JK ESTÁ DE VOLTA… NA ZONA PORTUÁRIA DA URBE CARIOCA

Não, não se trata das realizações do estadista mineiro. Os apartamentos conjugados proliferaram na Cidade do Rio de Janeiro nos anos 1960. Época do presidente “bossa-nova”, o simpático Juscelino Kubitschek – aquele que faria o Brasil crescer 50 anos em 5, construtor de Brasília e responsável pela ampliação da indústria automobilística e construção de estradas – as minúsculas moradias não passariam ao largo da irreverência carioca. Logo receberam o apelido pelo qual o presidente era conhecido: JK. Juscelino Kubitschek (1902-1976)Internet Porém, longe de retribuir simpatia, as iniciais do presidente (1959-1961) eram a abreviação de “Janela e Kitchenette”, apelido dos apartamentos minúsculos em alusão ao fato de que, ao abrir a porta, imediatamente se viam o único vão do imóvel voltado para o exteriora, e a mini-cozinha na entrada: a “Janela” e a “Kitchenette”. Até hoje há quem diga que “mora(Leia mais)

SEMANA URBE CARIOCA 14/07/2014 a 20/07/2014 – MUTILAÇÃO EM SÃO CRISTÓVÃO, GABARITOS PARA HOTÉIS E O FALSO VETO, DEVASTAÇÃO OLÍMPICA, e JOÃO UBALDO

“Por coerência, também imediatamente o Prefeito deverá arguir a inconstitucionalidade da nova lei ou ficará demonstrado (1) que tinha ciência sobre a futura promulgação e (2) que concordava com a proposta, a qual, aliás, deveria ser de iniciativa do Poder Executivo e não do Legislativo, como estranhamente ocorreu”.  Comentário do blog em Artigo: CÂMARA DO RIO FAZ VOTAÇÃO BENEFICENTE EM RECESSO PROCRASTINADO, de Sonia Rabello   Charge de Nelson Polzin   Publicações dos últimos 07 dias e textos mais lidos Os posts imediatamente anteriores; São Cristóvão e a próxima Zona de Conservação Ambiental que será invadida; o artigo de Sonia Rabello sobre a aprovação da nova benesse urbanística para hotéis (após um veto de mentirinha); e a devastação na Barra da Tijuca e Jacarepaguá em C40 palavras; e a CrôniCaRioca politicamente correta. SEMPRE O GABARITO continuou a ser a postagem mais lida.(Leia mais)

JOÃO UBALDO E A “PATRULHA DA CIDADE”

Uma CrôniCaRioca Politicamente Correta Ontem teríamos uma crônica sobre futebol, rebarba da Copa e de lembranças que a bola rolando fez aflorar. Mas, com o último artigo de João Ubaldo Ribeiro, usualmente publicado aos domingos e antecipado pelo jornal O Globo para sábado devido ao súbito e precoce desaparecimento do escritor, programação do blog também mudou. Quem diria! Com O CORRETO USO DO PAPEL HIGIÊNICO, ao chamar a atenção, ainda daqui desta terra, para o “patrulhamento sociológico”, já lá do Céu de Itaparica o ‘baiano-leblonense’ nos animou a contar uma história passada há pouco no mesmo bairro carioca que ele escolheu para viver. RECLAMILDA no mercado apertadinho fazendo compras, uma dupla escolhia produtos trocando ideias em voz altíssima! Um homem e uma mulher. Perturbada pelo barulho RÊ trocou de setor, mercado pequeno, não tinha jeito, mais uns passos e a(Leia mais)

BARRA DA TIJUCA 2013 E 2014: PARQUE E GOLFE, DEVASTAÇÃO OLÍMPICA

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Esta – tamanha é a interferência na urbe carioca justificada pelos Jogos Olímpicos 2016 – vale mais do que um milhão. Por isso uma postagem sem palavras, melhor, com quarenta: C40. Urbe CaRioca  BARRA DA TIJUCA 2013 E 2014: PARQUE  E GOLFE, DEVASTAÇÃO OLÍMPICAE VEM AÍ O PARQUE DAS BENESSES

Artigo: CÂMARA DO RIO FAZ VOTAÇÃO BENEFICENTE EM RECESSO PROCRASTINADO, de Sonia Rabello

 E O VETO ANUNCIADO O artigo da advogada, professora e ex-Procuradora Geral do Município, publicado originalmente em www.soniarabello.com.br e reproduzido a seguir, analisa sob vários enfoques a ‘derrubada’ do veto do Sr. Prefeito do Rio de Janeiro ao Projeto de Lei Complementar nº 79/2014, tratado neste blog em EXTRA! HOTÉIS: OUTRO PACOTE, NOVAS BENESSES e HOTÉIS E BENESSES: CRESCE A POLÊMICA, que previa mais aumento de potencial construtivo e altura para edificações com aquela atividade. Em 14/07/2014 comentamos “A medida merece aplausos, mas, é cedo para comemorar. Esperamos que os vereadores respeitem a missão para a qual forem eleitos – cuidar da cidade – e não aprovem mais uma lei urbanística inaceitável”. A INCRÍVEL HISTÓRIA DO VETO ANUNCIADO Infelizmente a suposição confirmou-se. As manobras-relâmpago realizadas pelos Poderes Executivo e Legislativo da Mui Leal e Heróica Cidade de São Sebastião do Rio de(Leia mais)

A VEZ DE SÃO CRISTÓVÃO: CONSTRUÇÕES EM ZONA DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

A enxurrada de gabaritos de altura e aumento de potencial construtivo para a Cidade do Rio de Janeiro não para.Como já dizia o primeiro ‘poeminha’ da especulação imobiliária (de 2010, publicado no blog em junho/2012) Todo Dia Tem Benesse. Decisões ora inseridas no falso mote “Tudo é pra Olimpíada” ou sob a justificativa de serem necessárias ao desenvolvimento urbano, ou ao falso salvamento de atividades econômicas são aprovadas aos borbotões, sem a apresentação de estudos técnicos, previsão de absorção pelo mercado e audiências públicas de fato e representativas, não apenas reuniões pro forma. Croqui sobre foto aérea mostra como será o novo prédio da Fiocruz, a ser erguido junto à Quinta da Boa Vista, perto da Favela da Mangueira. O complexo terá 359 leitos, 224 consultórios e 74 módulos laboratoriais – Divulgação Fiocruz / Divulgação/FiocruzImagem publicada no jornal O Globo em 06/06/2014(Leia mais)

SEMANA URBE CARIOCA 07/07/2014 a 12/07/2014 – BANHEIROS PÚBLICOS x PAISAGEM, ESTÁDIOS x LEGADO, e A ENXURRADA DE GABARITOS

“Aumentar gabaritos é a tônica de inúmeras outras leis de uso e ocupação do solo, também recentes, para a Cidade do Rio de Janeiro, estejam em vigor ou ainda em tramitação.”   Trecho de SEMPRE O GABARITO, 2014      Publicações dos últimos 07 dias e textos mais lidos Os posts imediatamente anteriores; artigos de Jane Santucci sobre as UFAs e de Ephim Shluger sobre os estádios para a Copa; e um apanhado sobre as leis urbanísticas a caminho, todas com previsão de aumento de índices construtivos. NOTA 1: O Conselho de Patrimônio Cultural rejeitou a proposta do Grupo Severiano Ribeiro de construir um prédio comercial sobre o prédio tombado onde funciona o Cinema Leblon, noticiado pela grande mídia. O prefeito da cidade decidiu intervir no caso e convidou o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB para estudar propostas.(Leia mais)