CLUBE FLAMENGO DA GÁVEA QUER DERRUBAR TRINTA ÁRVORES, de Evelyn Rosenzweig

Foto: AMA Leblon, agosto 2016 No último sábado publicamos CLUBE FLAMENGO – ÁRVORES, ARENA E SANDUÍCHES sobre a intenção do Clube Flamengo de construir uma arena de basquete em parte do terreno de propriedade do Estado do Rio de Janeiro, do qual o clube tem a cessão de uso. Além de sérios aspectos urbanísticos apontados em CLUBE FLAMENGO – UMA ARENA, UM NÓ DE TRÂNSITO, E UM BEM TOMBADO (Urbe CaRioca, 13/03/2015) a questão do corte emergiu após a divulgação pelo jornalista Ancelmo Gois no O Globo e suscitou discussões nas redes sociais, mesmo após a declaração do prefeito de que a obra estava autorizada.. O artigo de Evelyn Rosenzweig reproduzido a seguir traz esclarecimentos importantes. NOTA: Se o conjunto arbóreo não tem serventia para o clube, e a construção da arena com 3500 lugares é questionável, este blog sugere que(Leia mais)

CLUBE FLAMENGO – ÁRVORES, ARENA E SANDUÍCHES

Há alguns dias a Associação de Moradores e Amigos – AMA Leblon informou pelas redes sociais que o Clube Flamengo previa o corte de árvores existentes no terreno que utiliza no bairro do Leblon, junto da Lagoa Rodrigo de Freitas, árvores que já estão marcadas com uma fita vermelha.  Conforme também noticiado em nota na coluna Gente Boa (O Globo, 24/08), o clube disse que “as árvores marcadas são parte de um estudo que será enviado à Secretaria de Meio Ambiente relacionado à construção da Arena Multiuso do clube”. A construção de uma arena ou um estádio foi tema de vários posts neste blog: 13/03/2015 – CLUBE FLAMENGO – UMA ARENA, UM NÓ DE TRÂNSITO, E UM BEM TOMBADO 20/03/2015 – CLUBE FLAMENGO – ESTÁDIO OU GINÁSIO? Dúvidas, Reunião, Depoimento e Processos 08/04/2015 – NO FLAMENGO e DO FLAMENGO – MORADIA, HOTEL, ABANDONO e INVASÃO(Leia mais)

POLUIÇÃO DAS LAGOAS DE JACAREPAGUÁ – BIÓLOGO MÁRIO MOSCATELLI CONVIDA CANDIDATOS

Atualização em 29/08/2016 às 19h45min (informação de Mário Moscatelli) CONFIRMADOS PARA A VISTORIA TÉCNICA NO SISTEMA LAGUNAR DA BAIXADA DE JACAREPÁGUA de 30/08/2016:  1-Tomas Pelosi Filho – vice de Carmem Migueles  2-Carlos Osório – vice Aspásia  3-Marcelo Freixo  4-Roberto Anderson – vice de Alessandro Molon  5-Edson Santos – vice de Jandira Feghali  6-Índio da Costa AUSENTES:  1-Crivella  2-Pedro Paulo  3-Flávio Bolsonaro  4-Thelma Bastos  5-Cyro Garcia Lagoa da Tijuca, Barra da Tijica, Rio de JaneiroFoto: Mário Moscatelli, divulgada em 18/08/2016 via Facebook Como é sabido, a despoluição da Baía de Guanabara, e das lagoas, rios e córregos da Cidade do Rio de Janeiro não tem sido alcançada durante décadas, embora seja anunciada nas propostas de sucessivos governos, inclusive com vistas à realização dos Jogos Pan-Americanos 2007 e, mais recentemente entre as metas previstas para os Jogos Olímpicos Rio 2016, recém-terminados. Para(Leia mais)

JOGOS OLÍMPICOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO TERMINAM COM FESTA MARAVILHOSA!

“Hoje, véspera da abertura oficial para os Jogos da Rio 2016 o Urbe CaRioca não poderia deixar de registrar o desejo de que o maior evento esportivo internacional que ora se realiza em nossa querida cidade seja um completo e absoluto sucesso, desejo que sempre esteve presente desde que o Rio foi escolhido para sediar as Olimpíadas, independentemente de qualquer questionamento. Que os atletas brilhem e superem suas marcas e recordes espetaculares; Que o público, os turistas e demais visitantes se emocionem com as conquistas esportivas; Que as torcidas vibrem com alegria e entusiasmo e aplaudam os atletas e suas equipes, nas vitórias ou derrotas, demonstrando educação, civilidade e espírito esportivo, porque esse evento só deve ser compreendido como uma festa fraternal, no qual o adversário da manhã é o amigo do passeio pela cidade à tarde; Que a torcida(Leia mais)

CAMPO DE GOLFE: MUITO ALÉM DE CAPIVARAS E TACADAS

Área suprimida do Parque Municipal Ecológico Marapendi Mesmo com os Jogos Olímpicos em curso as reportagens sobre o caso do Campo de Golfe construído sobre parte de um parque ecológico – o Parque Municipal Ecológico Marapendi – e em evidente conflito com a proteção do Meio Ambiente, continuaram a repercutir nos meios de comunicação internacional. A beleza do espaço, a curiosidade sobre capivaras, corujas, preguiças, jacarés, e as muitas tacadas olímpicas e certeiras não foram suficientes para apagar a estranha história da modalidade que não estava prevista quando da candidatura do Rio de Janeiro a sediar o evento. O título da vasta matéria publicada ontem, 17/08, pelo site Vice Sports é direto e categórico: RIO DIDN’T NEED AN OLYMPIC GOLF COURSE, BUT THEY BUILT ONE ANYWAY. Em tradução livre: O Rio não precisava de um campo de golfe olímpico, mas,(Leia mais)

O CAMPO DE GOLFE E AS CAPIVARAS!

Urbe CaRioca, 2012 O blog Urbe CaRioca não podia deixar de comentar as notícias do último fim-de-semana sobre o Campo de Golfe ‘olímpico’, isto é, o campo de golfe que serve aos Jogos Olímpicos 2016, ainda em curso. O blog afirmou que as capivaras do Parque Municipal Ecológico Marapendi – seccionado e mutilado para construção de um empreendimento imobiliário sob o véu da alegada necessidade olímpica – seriam expulsas do seu habitat natural, encontrando muros divisórios que impediriam o ir e vir ao qual estavam acostumadas. Eis que houve uma surpresa! Não apenas os roedores gorduchos procuraram seu antigo espaço como entraram no campo – “Capivaras viram celebridades em jogos de golfe da Rio 2016” (Jornal O Dia, 12/08/2016) – para conquistar público e atletas, fora um ou outro estranhamento. No dia seguinte outros bichos fizeram companhia às novas amigas(Leia mais)

UM PAI CARIOCA MUITO CRIATIVO

Pais CaRiocas, 2016 CrôniCaRioca O Pai CaRioca e euFormatura Ginasial, dez. 1967, ainda nos Anos Dourados Tinha manias, sim, e quem não as tem? Algumas das muitas manias do meu Pai CaRioca e Criativo eram curiosas, motivo de risadas das crianças, e piadas que só um pai paciente toleraria sem apelar para uma ou outra chinelada suave, expediente então permitido. A expressão “politicamente correto” não existia, e pediatras até concordavam que a natureza havia destinado um lugar especial para aquele corretivo moderado que, em tese, não deixava danos: o bumbum! “A lua é um Coco da Bahia”, ele dizia, “duro por fora e com água dentro, um pedaço que se soltou da Terra moldado e soldado, a água escondida no centro! Nós, os filhos, morríamos de rir! “A lua não tem água, paizinho, todo mundo sabe! É seca, toda esburacada”.(Leia mais)

MAIS SOBRE AS LUMINÁRIAS ANTIGAS DO RIO DE JANEIRO

Nesta semana o post de 17/06/2016 – SOBRE LUMINÁRIAS ANTIGAS NO SAARA, CENTRO DO RIO DE JANEIRO, de Júlio Reis – voltou aos mais visualizados, conforme estatística interna do blog. O texto dava conta da “existência das velhas luminárias sustentadas por arcos de ferro com pequenos detalhes artísticos de um trabalho de serralheria hoje em inatividade” e sugeria“Fundir novos arcos e reinstalá-los, como cópia fiel, nos seus lugares originais…”. População desaprova novos refletores, embora reconheça que iluminação no Arco do Teles melhorou (Foto e legenda: O Globo)NOTA do blog: Esta foto não foi tirada no Arco do Teles Coincidentemente, ou não, após a grande repercussão do artigo, o jornal O Globo noticiou Lamparinas tombadas do Arco do Teles são trocadas por lâmpadas de escritório (OG, Coluna Ancelmo Góis, 29/07), o que causou apreensão, em especial entre historiadores e interessados pela(Leia mais)

O MÊS NO URBE CARIOCA – JUNHO 2016

A Vila dos Atletas – ou Condomínio Ilha Pura, a Zona Portuária do Rio de Janeiro, os problemas sobre a Mobilidade Urbana, hotéis ditos “olímpicos”, Região das Vargens, e o Jardim Zoológico, foram alguns assuntos abordados pelo blog em JUNHO passado. Além da Ilha Pura, que Nem é Ilha Nem é Pura, a entrevista de Atilio Flegner ao blog Metrô do Rio, aqui reproduzida, e o post sobre luminárias antigas no SAARA (Centro do Rio de Janeiro) estiveram entre os mais lidos no período, e continuam a ser visualizados, como mostra a lista dos mais populares nos últimos 30 dias, hoje, na coluna à direita do blog. Boa leitura. Urbe CaRioca Autoria: Atilio Flegner    JUNHO 2016 O MP E AS GRANDES OBRAS NO RIO*, de Patrícia do Couto Villela ILHA PURA: NEM É ILHA NEM É PURA A ZONA(Leia mais)

O MÊS NO URBE CARIOCA – MAIO 2016

O mês de MAIO começou no blog justamente com um tema olímpico: o estranho caso do Velódromo e alguns comentários sobre os tão anunciados legados. Porque os haverá, sem dúvida. Infelizmente não todos os desejados nem vários prometidos. Hoje, porém, surgiu um legado espetacular! Rafaela Silva, moça de origem humilde que morou na Cidade de Deus, e hoje mora em Jacarepaguá, conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil, na modalidade Judô, prova de que com incentivo e determinação própria o esporte pode ser transformador. Parabéns a todos que ajudaram e incentivaram Rafaela a chegar até aqui, em especial a Flávio Canto e Mello que criou o Instituto Reação, técnicos e todos os profissionais que colaboraram para a ascensão de Rafaela e outras crianças e jovens carentes. Para Rafaela Silva! Voltando às postagens de Maio, ainda atuais, PEU Vargens,(Leia mais)

A ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 FOI LINDA

Gazeta Esportiva É indiscutível. A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi linda. Irretocável. Se um ou outro aspecto não agradou a um ou outro espectador, isto é normal. Se gosto não se discute, havia um pouco de tudo, para todos os gostos. Cores, ritmos, texturas, luzes, músicos e personagens variados, celebraram um Brasil que é variado, de raízes e tradições culturais tão diversas! Sim, de quase tudo, um pouco. Dos ritmos indígenas e africanos ao samba, à bossa nova, à MPB e ao funk. jb.com.br jb.com.br Dos povos que formaram o nosso estavam lá índios, portugueses, africanos, libaneses, japoneses… Houve quem sentisse falta dos italianos. É verdade, fizeram falta. Quem sabe foram escolhas impostas pela limitação do tempo, ou teríamos, além dos italianos, alemães, sírios, turcos, judeus de todas as partes do mundo, e até pomeranos!Por que Maracatu(Leia mais)

OLIMPÍADAS RIO 2016 NO RIO DE JANEIRO, A URBE CARIOCA!

O blog Urbe CaRioca, durante longos meses que antecederam o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016 teve a oportunidade de registrar, com pesar, é claro,  fatos que, a seu juízo, mereceram críticas ou reparos relacionados com aspectos urbanísticos e ambientais, aparente desperdício de dinheiro público, oportunidades desperdiçadas (como a prometida e não cumprida limpeza da baía de Guanabara, a conclusão da Linha 2 do Metrô, e a construção da Linha 4 original), bem como fatos relacionados à farta distribuição de “benesses urbanísticas”, consagrada pela frase antológica do prefeito durante conhecida entrevista: “Tudo é pra Olimpíada mesmo que não tenha nada a ver com Olimpíada”. Cristo Redentor, Rio de JaneiroFoto: Urbe CaRioca Hoje, véspera da abertura oficial para os Jogos da Rio 2016 o Urbe CaRioca não poderia deixar de registrar o desejo de que o maior evento esportivo internacional que(Leia mais)