PLC 174/2020 – Recomendação do MPRJ

Mais uma manifestação contrária ao PLC  174/2020 do Executivo que, em plena pandemia, propõe modificar e flexibilizar inúmeras regras de construção na Cidade. O MPRJ recomendou, na última quarta-feira, ao prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e ao presidente da Câmara Municipal do Rio, vereador Jorge Felippe, a retirada do referido PLC de discussão na Casa Legislativa. Urbe CaRioca MPRJ recomenda que projeto de lei sobre legalização e licenciamento de construções seja retirado de discussão na Câmara Municipal do Rio Fonte: MPRJ O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ) e das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Ordem Urbanística da Capital, recomendou, na última quarta-feira (24/6), ao prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e ao presidente da Câmara Municipal do Rio(Leia mais)

Nosso Patrimônio Cultural, de Roberto Anderson

Neste artigo, originalmente publicado no Diário do Rio , o arquiteto e urbanista Roberto  Anderson Magalhães analisa a questão do patrimônio cultural, a importância da preservação, do debate e da participação da sociedade. “É necessário alimentar a mobilização da sociedade em defesa do seu Patrimônio, como a que se deu contra a demolição do Palácio Monroe ou a destemida ação de jovens que, subindo na fachada da Fundição Progresso, sustaram as picaretas que demoliam o edifício. O valor da memória é, hoje, mais difundido e há na sociedade uma demanda pela preservação daquilo que ela valoriza. O mundo do Patrimônio precisa ir ao encontro dessa demanda”, destaca. Urbe CaRioca   Nosso Patrimônio Cultural Roberto Anderson – Arquiteto e Urbanista Artigo publicado originalmente no Diário do Rio Algumas semanas atrás, perdemos o arquiteto Ítalo Campofiorito, mestre de toda uma geração que(Leia mais)

11 vereadores do Rio reagem contra o caos urbano e vão à Justiça para conter tramitação irregular de projeto de lei, de Sonia Rabello

No texto a seguir, publicado originalmente no site “A Sociedade em Busca do seu Direito”, a professora e jurista Sonia Rabello destaca a ação inédita de 11 vereadores do Rio que impetraram nesta quarta-feira, dia 24 de junho, mandado de segurança contra a Câmara de Vereadores para obstaculizar a tramitação irregular do PLC 174/2020 do Executivo que, em plena pandemia, pretende modificar e flexibilizar inúmeras regras de construção na Cidade. “Uma caótica e ilegal manobra legislativa subscrita pelo Prefeito da Cidade”, destaca. Conforme divulgou o jornal Extra, o presidente da Câmara antecipou-se e anulou a votação que aprovou em primeira discussão, na última terça-feira, o Projeto de Lei Complementar — “que permite mudanças urbanísticas em troca de uns cobres”. A votação aconteceu com base num parecer conjunto das comissões obtido na véspera — a velha tática usada pela turma do(Leia mais)

Gabaritos: o fim do mundo urbano-carioca

  Plc 174/2020 avança. Epidemia de gabaritos que igualmente avançam sobre todos os bairros e ruas da Cidade do Rio de Janeiro, com voracidade. Adeus à Cidade, adeus ao sol, ao céu, adeus ao mínimo de harmonia tão desejada. Em verdade vos digo que o aumento de gabaritos nestas terras é endêmico. Vide o Pacote Olímpico com os hotéis – que mais uma vez serão agraciados – e com o famigerado PEU Vargens, além de recente modificação da lei vigente para o entorno da Pedra da Panela, entre tantas benesses que desconsideram a paisagem natural, e o que é melhor para os moradores. Emendas retiraram a Zona Sul e parte da Barra da Tijuca do corpo da proposta que estabeleceu os gabaritos “médios” existentes como novo referencial. O que não significa que a medida seja adequada ao resto da cidade.(Leia mais)

Seis perguntas para Celso Rayol: arquiteto descobre novo talento na quarentena

Nesta entrevista, Celso Rayol, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Rio de Janeiro (AsBEA-RJ), detalha o seu processo de inspiração ao criar o “Diário de uma Quarentena”, com charges sobre o novo tempo de isolamento social, retratando com humor o “novo” cotidiano da sociedade, além de sua percepção sobre a Arquitetura pós-pandemia. Os desenhos de Celso Rayol são divulgados semanalmente, neste site, sempre aos domingos Urbe CaRioca Seis perguntas para Celso Rayol: arquiteto descobre novo talento na quarentena Entrevista publicada originalmente no site lulacerda.ig.com.br O arquiteto e urbanista carioca Celso Rayol, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), no Rio, e sócio da Cité Arquitetura, encontrou, em charges bem-humoradas, uma forma de passar pela pandemia. Desde meados de março, ele cria desenhos inspirados no cotidiano do isolamento social, tanto seu quanto dos amigos;  afinal, atualmente(Leia mais)

Notícias sobre o PLC 174/2020, mais um absurdo urbanístico no Rio

Em continuidade aos os posts “Pandemia, a desculpa da vez – Sempre o Gabarito” e “Sempre o Gabarito: PLC nº 174/2020 – O que a nova-velha lei propõe” , divulgamos a notícia publicada pelo   Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro a respeito do PLC que não tramita mais em regime de urgência, e que volta ao rito ordinário de tramitação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Urbe CaRioca Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro rejeita caráter de urgência do PLC 174/2020 Publicado originalmente no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro 16 de junho de 2020 O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 174/2020 não tramita mais em regime de urgência. O presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felippe, publicou despacho, no dia 5 de junho, no qual desconsidera esse caráter. Desta forma,(Leia mais)

Memórias cariocas, de Cleia Schiavo

Nas memórias da socióloga e professora Cleia Schiavo, a descrição dos passeios maravilhosos entre a Zona Oeste – o “Sertão Carioca” – e a Zona Norte, até à Cidade, como chamávamos o Centro do Rio de Janeiro durante o século XX, e, muito provavelmente desde a sua fundação. Cidade, portanto, era igual a Centro, igual, por sua vez, a Coração, onde, nas palavras da autora, o Rio pulsava. Que o texto agradável recorde também aos gestores públicos e a cada cidadão a urgência de olhar para esse espaço tão especial, hoje em grande parte abandonado e degradado. Urbe CaRioca Memórias cariocas, de Cleia Schiavo Visitar o Centro da Cidade do Rio de Janeiro era o vício de minha mãe, urbana que era e ávida por conhecer as novidades que as novas lojas apresentavam. Não pertencíamos a uma classe média com(Leia mais)

Mais gabaritos em meio à Pandemia: a grande mídia divulga

Os posts,  “Pandemia, a desculpa da vez – Sempre o Gabarito” e “Sempre o Gabarito: PLC nº 174/2020 – O que a nova-velha lei propõe”, sobre e  Projeto de Lei Complementar nº 174/2020, tão prejudicial para o Rio de Janeiro na visão deste site, foram publicados em 14 e 15 de maio, respectivamente. O Jornal Extra e a Revista Veja mencionaram a proposta que o Prefeito enviou à Câmara de Vereadores nas reportagens recentes, abaixo reproduzidas. Do mesmo modo que várias instituições se pronunciaram contrariamente ao projeto, quanto maior a divulgação sobre os prejuízos que estão por vir, melhor. É importante lembrar que a proposta de mudar índices urbanísticos nos terrenos em volta da Pedra da Panela, parte de um tombamento estadual de marcos paisagísticos na Baixada de Jacarepaguá e Barra, foi aprovada no último dia 28 de maio, conforme relatou o(Leia mais)