MARINA DA GLÓRIA, CICLOVIA e VELÓDROMO

Foram muitos os assuntos urbano-cariocas nos últimos dia, de interesse deste blog, ainda não comentados. Nesta postagem reunimos alguns deles, com links para artigos e reportagens a respeito. Boa leitura. Urbe CaRioca MARINA DA GLÓRIA Foto: Paulo Sérgio Quintanilha O site Sonia Rabello – A Sociedade em busca do seu Direito, vem sistematicamente informa que a Marina da Glória continua a ser palco de diversos eventos privados, não obstante “a decisão recente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região determinando que a área da Marina da Glória, no Parque do Flamengo, é de uso comum da população”. As obras de reforma e acréscimos, que nasceram polêmicas, foram inauguradas há pouco, com resgate de parte do espaço público – antes com acesso geral vedado – para os cariocas, o que é louvável (v. O RESGATE DE ÁREAS LIVRES PARA OS CARIOCAS). Entretanto, não justifica as atividades.(Leia mais)

A TRUPE DO PATRIMÔNIO VIVO NO PALACETE SÃO CORNÉLIO, GLÓRIA, RIO DE JANEIRO de Claudio Prado de Mello

Ou, O Palacete São Cornélio pede socorro! No domingo, dia 24/04, a TRUPE PATRIMÔNIO VIVO, constituída pelos amigos e colaboradores do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro – IPHARJ, de forma voluntariosa encenou um esquete simples e bem humorado para denunciar o estado de abandono em que se encontra o Palacete São Cornélio, situado no bairro da Glória, imóvel que pertence à Santa Casa de Misericórdia. O evento, realizado pela Associação de Moradores e Amigos da Glória AMA-Glória, pelo Grupo S.O.S. Patrimônio, e pelo IPHARJ, foi divulgado nas redes sociais e por este blog em ATO EM DEFESA DO PALACETE SÃO CORNÉLIO – UM BEM TOMBADO QUE CAMINHA PARA A RUÍNA, postagem que teve grande repercussão durante os últimos dias. O Palacete São Cornélio pede socorro. É urgente: “A AMA-Glória conseguiu adquirir uma imensa lona azul que precisa(Leia mais)

ATO EM DEFESA DO PALACETE SÃO CORNÉLIO – UM BEM TOMBADO QUE CAMINHA PARA A RUÍNA

  O palácio que virou santo … Ou mártir?   Mais uma vez um grupo que defende o Patrimônio Cultural e a memória urbana viva, mobiliza-se por um bem tombado que continuará a caminhar para a ruína se nada for feito para sua recuperação.   Trata-se do PALACETE SÃO CORNÉLIO, situado na Rua do Catete nº 6, bairro da Glória, Cidade do Rio de Janeiro, objeto diversas denúncias sobre sua deterioração nas redes sociais, e de recente matéria publicada pela grande imprensa.   O Globo, 19/04/2016   Fechado há anos, imóvel centenário daSanta Casa tem até o telhado saqueado Marconi Andrade, membro do Conselho Municipal de Cultura e Presidente da Associação de Moradores e Amigos da Glória – AMA-GLÓRIA; os membros do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro – IPHARJ (instituição privada e sem fins lucrativos,(Leia mais)

CICLOVIA DO RIO. SE FOI TRAGÉDIA ANUNCIADA, OS TÉCNICOS DIRÃO.

Atualização em 22/04/2016Durante a obra da ciclovia, logo no início estranhei os cortes na rocha cujo “entulho” resultante pode ser visto por quem anda a pé pela ciclovia compartilhada e mesmo pelo mirante da Niemeyer, no final do Leblon. Nada comentei no blog Urbe CaRioca por imaginar que as licenças, naturalmente, haviam sido liberadas pelos governos estadual e municipal, e era decisão tomada.Além do que consta na Resolução do INEA, a orla é APA tutelada pela Prefeitura.Independentemente do trágico desastre, alguns locais necessariamente deveriam ser interditados durante as ressacas: por exemplo, Pedra do Leme, Mirante da Niemeyer, Pista Claudio Coutinho e, agora sabemos, a nova ciclovia. Os aspectos paisagísticos que seriam comentados em outro Post, em elaboração, hoje se tornaram secundários. A publicação fica adiada.Andréa Albuquerque G. Redondo/ blog Urbe CaRioca Avenida Niemeyer, em frente à Gruta da Imprensa, 21/04/2016(Leia mais)

TERRA ENCANTADA E MISTERIOSA

A postagem AI! QUE TERRA ENCANTADA É O RIO!, de 21/02/2013, permanece, misteriosamente, entre os artigos mais lidos neste blog há muitos meses! Foi publicado no tempo em que o empresário Eike Batista pretendia participar, junto com um grupo de fundos de pensão, do projeto de construção de um “novo bairro”  no enorme terreno onde funcionou o antigo parque de diversões Terra Encantada, situado na Barra da Tijuca. O post gentilmente mostrou aos leitores que a lei urbanística vigente não permitia concretizar tal intento. Internet Como se sabe, os problemas financeiros econômicos do conhecido Sr. “X”, exauriram sua capacidade de realizar vários projetos, como os do “triângulo” explicado em 19/01/2016 no post  O HOTEL GLÓRIA, OS ÁRABES, E O TRIÂNGULO DO Sr. X. O noticiário, por sua vez, já informara em 2014 – portanto após a paralisação dos negócios de Eike Batista(Leia mais)

ENQUANTO O PAÍS FERVE, A CÂMARA DE VEREADORES DO RIO APROVA A VENDA DE 15 IMÓVEIS PRÓPRIOS MUNICIPAIS

VENDO O RIO SOTHEBY’S IN RIOIlustração: NELSON POLZIN No final do mês de fevereiro passado divulgamos a intenção da Prefeitura de vender 15 imóveis Próprios Municipais nas postagens – VENDO O RIO, VERSÃO 2016 (27/02) e VENDO O RIO, VERSÃO 2016 – PARTE 2 (29/02), objeto do Projeto de Lei nº 1710/2016. Link para o PL nº 1710/2016 Nesta semana, enquanto o Brasil continua a fervilhar, no último dia 12 a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou o referido PL. A emenda apresentada por um vereador para retirar da lista o edifício que fica no bairro do Humaitá, onde funciona a RIOUrbe, foi rejeitada. Vale recordar que este edifício passou a ser propriedade da Prefeitura após permuta com um terreno também PM situado no Centro Metropolitano, Barra da Tijuca. Neste Link, relato sobre o prédio da RIOUrbe As(Leia mais)

O “NÃO-LEGADO” DO ESTÁDIO DE REMO DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS

As polêmicas que envolvem o Estádio de Remo da Lagoa já duram algumas décadas. A mais recente surgiu após a divulgação de um projeto para construir arquibancadas flutuantes sobre o espelho d’água da Lagoa Rodrigo de Freitas – Bem Cultural Tombado – diante de necessidade alegada devido às competições durante a realização dos Jogos Olímpicos. A proposta foi descartada, ao que consta, por falta de recursos. Agradecemos a Alessandro Zelesco – ex-presidente da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro – FRERJ (2007-2009) – pelo envio do artigo e das respectivas ilustrações, que relatam a história do Estádio de Remo e das modificações na destinação principal daquele equipamento esportivo ao longo do tempo. Neste link pode ser conhecido o Projeto de Revitalização do Estádio de Remo da Lagoa elaborado pela FRERJ como contribuição ao Governo do Estado do(Leia mais)

O RESGATE DE ÁREAS LIVRES PARA OS CARIOCAS

Post.Zitivo Marina da Glória, 10/04/2016 – Foto: Paulo Sérgio Quintanilha Um aspecto é extremamente positivo e relevante, entre tantos erros urbanísticos e prioridades equivocadas que têm ocorrido nos últimos anos, muitas justificadas como “Pra Olimpíada”: o resgate de algumas áreas da cidade, antes inacessíveis, que hoje estão livres e abertas ao público. Dois exemplos merecem destaque: (1) a liberação da chamada Orla Conde – da qual um trecho, de acesso antes restrito a militares por pertencer ao Comando do 1º Distrito Naval, foi inaugurado na semana passada –, fruto também da demolição do Elevado da Perimetral que já permitira o resgate da Praça Mauá; e (2) uma parte de áreas contíguas à Marina da Glória, abertas ao público na última quinta-feira. Os que acompanham este blog sabem que tanto o projeto chamado Porto Maravilha quanto a construção de um complexo comercial(Leia mais)

SÃO CONRADO – UM POSTO MALPOSTO E DEPOSTO

… e, mais uma vez, VENDO O RIO! Jornal O Globo, Coluna Ancelmo Góis, 07/04/2016 Ontem pela manhã este blog foi surpreendido com a notícia publicada na coluna Ancelmo Góis de que a prefeitura do Rio destinaria à construção de um posto de gasolina terreno situado no Bairro de São Conrado desafetado no último dia 04, portanto, uma área pública: o canteiro central que fica em frente à Estrada do Joá, entre as pistas da Autoestrada Lagoa-Barra próximo à conhecida pista de pouso de asas-deltas. No meio da tarde, porém, o prefeito do Rio recuou daquela decisão, conforme contou o mesmo colunista, devido às muitas reclamações recebidas. 07/04/2016 – 8h50min – São Conrado contra um posto A prefeitura do Rio lançou um edital de licitação, que corre no dia 15 agora, para a construção de posto de gasolina no canteiro(Leia mais)

CLUBE FLAMENGO – AFINAL, ARENA OU ESTÁDIO?

Atualização em 10/04/2016 – Afinal, o que quer o Clube Flamengo? Prédio pertencente ao Clube de Regatas Flamengo, Avenida Rui Barbosa, FlamengoFoto: Internet Quase exatamente um ano após publicarmos NO FLAMENGO e DO FLAMENGO – MORADIA, HOTEL, ABANDONO e INVASÃO – AI QUE EDIFÍCIO COMPLICADO! uma pequena nota publicada no jornal O Globo (coluna Ancelmo Gois 03/04/2016) traz o prédio situado na Avenida Rui Barbosa assunto de volta a este blog: Flamengo quer vender prédio no Morro da Viúva para construir estádio Toque rápido O Flamengo sonha em vender o prédio no Morro da Viúva, no Rio, por uns R$ 160 milhões. O desejo do clube é usar o dinheiro para construir um novo estádio, na Gávea, para 40 mil pessoas.   O prédio “complicado” continua abandonado. Para quem não acompanhou o caso, o imóvel pertencente ao Clube Flamengo foi(Leia mais)

JARDIM BOTÂNICO – EDITORIAL DO O GLOBO E OUTRA OPINIÃO

A polêmica sobre a reintegração de posse de terrenos da União que fazem parte do Jardim Botânico do Rio de Janeiro continua em evidência. Depois das manifestações de moradores da chamada Comunidade do Horto durante a Semana Santa e o noticiado recuo do Governo Federal sobre a desocupação de uma das 520 casas que deverão ser demolidas, o órgão solicitou a este blog a publicação de esclarecimentos a respeito, o que fizemos na última sexta-feira na postagem JARDIM BOTÂNICO – NOTA OFICIAL SOBRE A REINTEGRAÇÃO DE POSSE. Hoje o Jornal O Globo publicou, na coluna Tema em Discussão, duas opiniões sobre A reintegração de terras ocupadas à área do Jardim Botânico: a daquele periódico e a de Roberto Monteiro, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Reproduzimos os dois artigos dando continuidade ao assunto que se arrasta há cerca(Leia mais)

JARDIM BOTÂNICO – NOTA OFICIAL SOBRE A REINTEGRAÇÃO DE POSSE

Com base em notícias publicadas pelo jornal O Globo durante e logo após a Semana Santa, na última segunda-feira, dia 28/03, postamos DESOCUPAÇÃO DO JARDIM BOTÂNICO – NOVOS CAPÍTULOS, informando sobre os acontecimentos em curso, inclusive as manifestações de moradores da chamada comunidade do Horto que obrigaram àquele espaço público fechar as portas durante três horas na manhã de domingo, e a informação do Ministério do Meio Ambiente sobre um recuo quanto à desocupação de uma casa que ocorreria naquele dia, e havia sido cancelada. Ontem o Gabinete da Presidência do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro entrou em contato com este blog através da sua Assessoria de Comunicação e transmitiu-nos o posicionamento oficial daquele órgão, conforme a NOTA que reproduzimos a seguir. Agradecemos aos responsáveis pelo contato e pelos importantes esclarecimentos prestados. Vale repetir: este caso(Leia mais)