ILHA PURA: NEM É ILHA NEM É PURA

Vila dos Atletas, mais um imenso condomínio de edifícios altos, em Jacarepaguá. Vila dos Atletas. Imagem: Arcoweb De nada adiantaram os esforços de arquitetos e urbanistas, entre outros profissionais e interessados pelas questões urbanas do Rio de Janeiro, para que a obrigação de fornecer acomodações aos atletas olímpicos – a chamada Vila dos Atletas – fosse transformada em oportunidade para criar novas unidades habitacionais destinadas às classes menos abastadas da população, e reduzir o déficit habitacional permanente que colabora para o aumento de construções irregulares em toda a cidade, inclusive em áreas de risco.   Do mesmo modo, de nada adiantaram os esforços para que construir equipamentos olímpicos, a referida Vila dos Atletas e a Vila de Árbitros e Mídia, colaborasse para a reurbanização de áreas degradadas, servindo como polo de atração para novos investimentos. Ao contrário, as vilas e(Leia mais)

A ZONA PORTUÁRIA E O BOULEVARD EXPRESSO: Comentários de Edison Musa, Roberto Anderson, e outros

A nova via expressa na Zona Portuária do RioFoto: O Globo – Márcia Foletto A imagem publicada pelo jornal O Globo no último dia 21/06 suscitou vários comentários nas redes sociais, todos questionando a solução urbanística adotada que inspirou o título desta postagem.Arquitetos, urbanistas e historiadores opinaram a partir da leitura, do ponto de vista urbanístico, desse espaço constituído pela Avenida Rodrigues Alves, resgatado para o Rio de Janeiro após a demolição do Elevado da Perimetral, no escopo do chamado projeto de revitalização da Zona Portuária, e lamentam o resultado. Talvez daqui a 40 anos outro prefeito mude tudo mais uma vez. Urbe CaRioca A ZONA PORTUÁRIA E O BOULEVARD EXPRESSO: COMENTÁRIOS A PROPAGANDA E A REALIDADE 1. A foto da primeira página de O Globo de hoje, mostra, finalmente, o resultado catastrófico da substituição da via elevada da perimetral,(Leia mais)

CARTEL DE OBRAS E MINISTÉRIO PÚBLICO*, de Luiz Alfredo Salomão e Antonio Carlos Barbosa

*Publicado originalmente no Jornal O GloboNOTA: O mesmo jornal publica hoje – MP quer explicação sobre pagamentos indevidos em obra do Maracanã Praça Mauá e Museu do Amanhã, Rio de JaneiroInternet – Flickr O Prefeito do Rio afirmou que “as contas da cidade vão bem, a crise não afeta os Jogos”, e a Newsletter Ex-Blog apresentou outra visão sobre o tema, assuntos comentados na apresentação do post METRÔ, TRENS, BRT, VLT, BARCAS E CICLOVIAS – “RESUMÃO” SOBRE A MOBILIDADE URBANA NO RIO, de Atilio Flegner. Ontem o Jornal O Globo publicou artigo de autoria de Luiz Alfredo Salomão – diretor da Escola de Políticas Públicas e Gestão Governamental – e Antonio Carlos Barbosa – engenheiro mecânico e economista. Segundo os autores, As diversas PPPs celebradas com as empreiteiras, que cartelizaram as grandes obras públicas na cidade, são uma ameaça perigosa. Não obstante(Leia mais)

METRÔ, TRENS, BRT, VLT, BARCAS E CICLOVIAS – “RESUMÃO” SOBRE A MOBILIDADE URBANA NO RIO, de Atilio Flegner

ATUALIZAÇÃO, 21/06/2016, 22h30minA grande imprensa noticiou que a União autorizou o repasse de R$2,9 bilhões ao Estado do Rio de Janeiro, destinados a despesas exclusivamente com segurança pública para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos na capital do Estado, a Cidade do Rio de Janeiro. Portanto, a esperada verba para a conclusão da obra do Metrô virá de forma indireta se o governo estadual fizer remanejamento de recursos que seja do seu interesse, por exemplo, para a chamada Linha 4. PARA LER A NOTÍCIA NA ÍNTEGRA  “Primeiro VLT do Rio de Janeiro, nos anos 1980. O pré metrô da Linha 2. Hoje os carros estão apodrecendo bem em frente a prefeitura do Rio.” – Atilio Flegner Nas últimas semanas os problemas com a chamada Linha 4 do Metrô (em verdade um prolongamento da Linha 1 até a Gávea e, apenas a partir(Leia mais)

POSTS DA SEMANA ANTERIOR + LANÇAMENTOS DE LIVROS

Luminárias antigas, reunião sobre o PEU Vargens, Hotéis Olímpicos e seus estranhos “Habite-se”, o edital de licitação do Jardim Zoológico do Rio, e mais um trambolho nas areias da Praia de Copacabana, a Princesinha do Mar. As postagens da semana que passou tiveram boa repercussão, por isso, vale repetir o conjunto para quem não pode acompanhar. Na semana que se inicia, e na próxima, haverá o lançamento de três livros que interessam à urbe carioca. Abaixo, as postagens citadas, e os convites para o lançamento de livros que tratam da Cidade do Rio de Janeiro. Urbe CaRioca Luminárias no SAARA, Centro, Rio de JaneiroFoto: Julio Reis Os posts SOBRE LUMINÁRIAS ANTIGAS NO SAARA, CENTRO DO RIO DE JANEIRO, de Júlio Reis PEU VARGENS NA REUNIÃO DO COMPUR, DIA 16/06 HOTÉIS “PRA OLIMPÍADA” E “HABITE-SE” – PRAZOS A MAIS, QUARTOS A(Leia mais)

SOBRE LUMINÁRIAS ANTIGAS NO SAARA, CENTRO DO RIO DE JANEIRO, de Júlio Reis

Foto: Julio Reis, Junho 2016 Os posts relativos ao Patrimônio Cultural carioca sempre têm grande repercussão. Recentemente publicamos O PATRIMÔNIO CULTURAL REQUER ATENÇÃO! LISTA INICIAL, MEC x MINC x PATRIMÔNIO CULTURAL, A TRUPE DO PATRIMÔNIO VIVO NO PALACETE SÃO CORNÉLIO, GLÓRIA, RIO DE JANEIRO de Claudio Prado de Melloe CRUZ VERMELHA E GABARITOS – ALERTA VERMELHO, OUTRA VEZ. Quanto ao primeiro, a lista final está em fase de elaboração. Abaixo, a proposta de Júlio Reis sobre a recuperação de luminárias antigas que ainda existem na região do Centro do Rio conhecida como SAARA, mais um assunto debatido, nas redes sociais, entre grupos defensores do Patrimônio Cultural e da Memória Urbana Viva das cidades e outras ocupações, através da preservação de construções e de obras de arte antigas. Urbe CaRioca Foto: Julio Reis, Junho 2016 SOBRE LUMINÁRIAS ANTIGAS NO SAARA Júlio(Leia mais)

PEU VARGENS NA REUNIÃO DO COMPUR, DIA 16/06

PEU VARGENS. A QUEM INTERESSAR. REUNIÃO DO COMPUR, AMANHÃ. Correspondência enviada aos conselheiros:Nota: A reunião é aberta ao público.———————————Prezados Conselheiros, De acordo com a orientação da Senhora Secretária Municipal de Urbanismo Maria Madalena Saint Martin de Astacio, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Urbana – COMPUR, atendendo ao disposto no artigo 9º da Lei 3.957/05 e o artigo do Regimento Interno, convocamos os Srs. Conselheiros Titulares e Suplentes, para a Reunião Ordinária do COMPUR  no próximo dia 16 de junho, quinta feira, às 10h, no Centro Administrativo São Sebastião – SUBSOLO – AUDITÓRIO, Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova, com seguinte pauta: Tema: PLANO DE ESTRUTURAÇÃO URBANA DAS VARGENS – diagnóstico e propostas. Apresentação: GLÓRIA TORRES Arquiteta Urbanista – Coordenadora Geral de Planejamento Urbano – CGPU ESTELA REGINA HESSEL FONTENELE Arquiteta Urbanista – Gerente de Planejamento Local – 4 Ressaltamos que a reunião ocorreria no(Leia mais)

HOTÉIS “PRA OLIMPÍADA” E “HABITE-SE” – PRAZOS A MAIS, QUARTOS A MENOS

Hotéis “Pra Olimpíada”: mais uma vez, sem surpresas. A menos de dois meses dos Jogos, a realidade comprova a tese deste blog: as inúmeras benesses urbanísticas e isenções de impostos e taxas – que significaram área de construção e andares a mais, área livre dos terrenos menor, e menos recursos para o Tesouro Municipal – certamente eram desnecessárias. Vários hotéis não foram concluídos ou apenas parte dos quartos ficará disponível durante as Olimpíadas.Portanto, o “habite-se” obrigatório até 31/12/2015 não se concretizou, embora muito concreto a mais tenha sido permitido pelas leis benevolentes. Inacreditavelmente, novas leis benevolentes foram sancionadas. A Lei Complementar n° 163, de 06 de maio de 2016 e o Decreto Rio nº 41761 de 25 de maio de 2016 introduziram (1) a absolvição por obrigações não cumpridas – ou as taxas e impostos teriam que ser devolvidas aos(Leia mais)

EX-BLOG COMENTA O EDITAL DE LICITAÇÃO DO JARDIM ZOOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO

Ontem a NewsletterEx-Blog comentou o edital de licitação para concessão do Zoológico do Rio, publicado recentemente no Diário Oficial do Município. Reproduzimos a análise, a seguir, e sugerimos que as famílias comecem a poupar dinheiro caso pretendam levar as crianças ao Zoo. Urbe CaRioca Internet – Panoramio A ESTRANHA CONCESSÃO DO ZOOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO! Ex-Blog, 13 de junho de 2016                 1. A Prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial, na semana passada, os termos da concorrência para a concessão do Zoológico do Rio (Rio-Zoo) ao setor privado. Estranha, porque não há um valor efetivo de outorga. O prazo de concessão será de 35 anos: O objeto da licitação é a “CONCESSÃO PARA GESTÃO E EXPLORAÇÃO INTEGRADAS DO JARDIM ZOOLÓGICO MUNICIPAL”, “com a estipulação de encargos, compreendendo a realização dos investimentos necessários à conservação, manutenção e remodelação das(Leia mais)

AREIAS DE COPA – O TRAMBOLHO, AS OLIMPÍADAS, O MAR, E A RESSACA

 Atualização em 13/06/2016, 13h43min: Reportagem no jornal O Globo, hoje, informa que o trecho da ciclovia construído na Avenida Niemeyer, destruído pelas ondas no último dia 21/04, será reconstruído com reforço estrutural e ancoragem. Ainda não há notícias sobre a segurança do restante da obra, que vai do Leblon à Barra da Tijuca.  Atualização em 14/06/2016, 14h14min: Ontem à tarde o Prefeito do Rio concedeu entrevista sobre a ciclovia. Conforme noticiado, o trecho não afetado ainda passará por vistoria estrutural.Atualização em 14/06/2016, 18h15min: Ontem à noite foi noticiado – “Oceanógrafos advertem que Torre de TV está em área de risco“.______________________________________________________________________________________ Este blog havia se manifestado contrariamente à construção, nas areias de Copacabana, de uma estrutura provisória consistindo em um prédio com altura equivalente a cerca de quatro andares, para instalação de estúdios de televisão que funcionarão durante os Jogos Olímpicos(Leia mais)

HOTÉIS – UM ESPIGÃO EM COPACABANA

Foto de leitor publicada na coluna Gente Boa do jornal O Globo em 20,/11/2015 As benesses urbanísticas e fiscais para o mercado imobiliário voltado para a construção de hotéis têm sido tratadas neste blog  desde setembro/2012, quando analisamos o caso do Hotel Nacional.  Em 03/12/2015 publicamos HOTÉIS “PRA OLIMPÍADA” – SEM SURPRESAS,post ilustrado com a foto de um edifício em construção adiantada – estrutura concluída e alvenaria em fase final. Tratava-se de um hotel, em Copacabana, mencionado em nota na coluna do jornalista Ancelmo Góis (O Globo, 20/11/2015). Como constou na abertura do post: “Quanto ao futuro das construções gravadas com o uso eterno de hotel, só o futuro dirá. Dizem que eterno só Deus. No Rio de Janeiro, Deus tem concorrentes: os hotéis erguidos com as benesses olímpicas” – Trecho de DEMOLIÇÕES4 – CASA DE PEDRA, PACOTE OLÍMPICO 1, HOTÉIS E(Leia mais)

LINHA 4 – BLOG METRÔ DO RIO ENTREVISTOU ATILIO FLEGNER

Desde que o blog Urbe CaRioca foi criado, repetimos à exaustão que o alardeado projeto da Linha 4 do Metrô – obra apresentada também como ‘legado olímpico’ – é, na verdade, a extensão da Linha 1 pelos bairros de Ipanema e Leblon até a Gávea. Na verdade, a Linha 4 deveria ligar o Centro à Gávea via Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico e Gávea, e, a partir da Estação Gávea, seguir em direção à Barra da Tijuca, conforme o traçado da Linha 4 verdadeira, o que teria trazido inúmeros benefícios para a mobilidade urbana da Cidade do Rio de Janeiro, compreendendo um legado real para os cariocas. A opção do governo estadual, criticada por inúmeros especialistas e Associações de Moradores, foi adiante, sob o silêncio do governo municipal, o mesmo que implementou o projeto de reurbanização da Zona Portuária sem considerar(Leia mais)