PEU DA ILHA DO GOVERNADOR – REUNIÃO SECRETA

Uma reunião secreta sobre a proposta para mudar a lei urbanística em vigor para a XX Região Administrativa: é o que informa a fala do vereador Cesar Maia, ex-Prefeito do Rio de Janeiro, no último dia 26/11,  no Plenário da Câmara de Vereadores, publicada no site daquela Casa de Leis. O texto está transcrito a seguir. Postagens anteriores sobre o assunto podem ser encontradas com os marcadores ‘Ilha do Governador’,  ‘Índices Urbanísticos’, ‘Projeto de Lei Complementar’, ‘Gabaritos’ e ‘Poder Executivo’, entre outros. Nota: As imagens de Fernando Oliveira foram divulgadas nas redes sociais. Fazem lembrar a fábula urbano-carioca recente –  AS ÁRVORES E O BURGOMESTRE LENHADOR. Aludem a um projeto apresentado pelos gestores públicos locais que pretende dar início a várias ações pela proteção e valorização do Meio Ambiente, entre outros aspectos. Urbe CaRioca Sobre o PEU DA ILHA DO GOVERNADOR(Leia mais)

MARIO MOSCATELLI – CARTA ABERTA AO GOVERNADOR E AO PREFEITO

Rio Jacaré e Lagoa da TijucaFoto: Mário Moscatelli Mario Moscatelli acompanha há algumas décadas as más condições ambientais de rios, lagoas e da Baía de Guanabara, bem como a devastação de faixas marginais e encostas devido às ocupações irregulares, na Cidade do Rio de Janeiro. O quadro encontrado se agrava a cada dia, como comprovam as diversas imagens que o biólogo publica nas redes sociais, e as várias explicações apresentadas em entrevistas, e os noticiários no rádio e na televisão. A Carta Aberta reproduzida a seguir foi compartilhada no último dia 20/11 com o pedido de divulgação geral para que chegue aos endereçados: o governador do Estado e o Prefeito do Município, solicitação ora atendida por este blog. Urbe CaRioca SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO JANEIRO SENHOR PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Gostaria de alertá-los para a(Leia mais)

SOBRE O PARQUE DAS BENESSES URBANÍSTICAS

Em 2014 – PARQUE DAS BENESSES URBANÍSTICAS GARANTE A PRIMEIRA: O BALNEÁRIO Caros leitores, A propósito de algumas declarações ocorridas durante a inauguração do famigerado Campo de Golfe dito Olímpico, na postagem cujo link está copiado abaixo constam análises sobre o mencionado novo parque, o chamado “Parque das Benesses Urbanísticas“. Saibam porquê no primeiro artigo, publicado exatamente há três anos neste blog. Reiteramos que o novo parque prometido não tem absolutamente nenhuma relação com a obra do Campo de Golfe construído em Área de Proteção Ambiental, levando à retirada de 450.000,00 m2 do Paraue Municipal Ecológico Marapendi e não de apenas 58.000,00 m2 como é sistematicamente repetido pelo sr. Prefeito do Rio nas reportagens veiculadas pela grande imprensa e em dossiê que foi apelidado “dossiê das falácias“. Além disso a também mencionada transferência de potencial construtivo acarretará o aumento do número de(Leia mais)

AS ÁRVORES E O BURGOMESTRE LENHADOR

Uma fábula urbano-carioca Canagé Vilhena Era uma vez um burgomestre que não gostava de árvores. No ano de 2015 ele comandava u’a mui leal e heroica cidade situada no Hemisfério Sul do mundo, fundada 450 anos antes por portugueses entre morros belíssimos que lembravam um pão-de-açúcar e a cara de um cão, às margens da também belíssima e então despoluída baía que banhava aquela terra maravilhosa com águas cristalinas. Para atingir os objetivos políticos que almejava – comandar cada vez mais e mais reinos – o burgomestre queria realizar obras em toda a urbi, para que todos vissem suas realizações. Porém, para fazê-las, era necessário cortar muitas árvores. O único problema era que no Século XXI crescia a preocupação com o aquecimento do planeta, havia manifestações em defesa da natureza em toda a orbi, e cortar árvores só fazia a situação(Leia mais)

Adeus, Cinema Leblon !

Cinema Leblon. Sem letreiro. Sem filme. Foto: Urbe CaRioca, 16/11/2015 O Cinema Leblon, como existe desde 1951, não haverá mais. A construção protegida pela primeira Área de Proteção do Patrimônio Cultural da Zona Zul do Rio de Janeiro, a APAC – Leblon, foi “destombada” pelo Prefeito do Rio, em ação oposta a uma das promessas de campanha: manter as APACs. Um grave precedente.   É verdade que tombamento e preservação não garantem a permanência de atividades comerciais. Mas também é inegável que a manutenção das edificações permite que outras medidas colaborem para a longevidade daquelas ou de usos similares. Coluna Gente Boa 18/11/2015 Cine Leblon fecha as portas para obras que começam em janeiro (…) As obras do novo complexo — que prevê a construção de um edifício de seis andares, três salas de cinema, livraria e restaurante — começam(Leia mais)

ILHA DO GOVERNADOR – AUDIÊNCIA PÚBLICA HOJE E ARTIGO DE SONIA RABELLO

Audiência Pública do PEU (PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO URBANA) PEU DAS ILHAS DO GOVERNADOR E FUNDÃO no dia 18/11/2015 (quarta – feira) às 19:00 na Sub Prefeitura da Ilha (Rua Orcadas, S/No. – Moneró, atrás do Shopping Ilha Plaza). Zoneamento proposto para a Ilha do Governador pelo Projeto de Lei Complementar nº 107/2015Crédito: Felipe Prodoscini Hoje, 18/11/2015, à noite, haverá mais uma Audiência Pública sobre a proposta para mudar as normas de uso e ocupação do solo na Ilha do Governador. O tema tem sido tratado neste blog desde setembro/2013 com ILHA DO GOVERNADOR – ATENÇÃO, PILOTOS! PEU À VISTA! No último mês de junho extraímos – do texto amplo e complexo – alguns pontos relacionados apenas a índices urbanísticos, listados em A ILHA DO GOVERNADOR E A LEI URBANÍSTICA DO PREFEITO: O Zoneamento vigente desde 1979 (alteração do Decreto nº(Leia mais)

METRÔ, LINHA 2 – UMA VISITA À ESTAÇÃO CARIOCA

Como já amplamente divulgado, a Estação CaRioca do metrô do Rio de Janeiro – pertencente à Linha 1 –  foi construída em dois níveis de modo a receber os trens da Linha 2, cujo trecho a partir da Estação Praça Onze em direção à Praça XV de Novembro não foi executado. Visita à Estação Carioca – A segunda plataforma. Foto: Aguardando Liberação do Tráfego à Frente, 13/11/2015 Visita à Estação Carioca – A segunda plataforma. Foto: Aguardando Liberação do Tráfego à Frente, 13/11/2015. O assunto foi apresentado neste blog pela reprodução de dois artigos de Miguel Gonzalez – ENTENDENDO A ESTAÇÃO CARIOCA – PARTE I (out.2012) e ENTENDENDO A ESTAÇÃO CARIOCA – PARTE 2 (jul.2013), autor também de um dos posts mais lidos no blog desde a sua criação até hoje: UM PROJETO REAL E VIÁVEL PARA O METRÔ DO RIO (jun.2012).(Leia mais)

CAMPO DE GOLFE: O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E UM PROGNÓSTICO INCRÍVEL

Área retirada do Parque Municipal Ecológico Marapendi, reserva ambiental integrante da Área de Proteção Ambiental Marapendi, para a construção de um Campo de Golfe: aproximadamente 450.000,00 m², ou, 45 ha.  Nessa medida está incluída a parte de 58.000,00 m² doada ao antigo Estado da Guanabara, portanto área pública e pertencente ao Parque. O restante seria obrigação do empreendedor dos condomínios Riserva também passar para a propriedade do município como parte do processo de licenciamento para construir, obrigação que, junto com a construção da Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, foi dispensada: outra benesse urbanística prejudicial à cidade com a qual proprietários do terreno e construtores foram agraciados, entre outros favores. A notícia publicada no Globo Esporte hoje poderia ser alvissareira. Entretanto, não cremos na hipótese apontada no subtítulo da manchete: MP pede perícia em campo de golfe, que pode acabar depois dos Jogos Ministério Público(Leia mais)

O RIO DE JANEIRO E O PLANEJAMENTO URBANO MERCADOLÓGICO, de Felipe Pires

sebraemercados Vale recordar o artigo de Felipe Pires ANÁLISE DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 30/2013 QUE PROPÕE A CRIAÇÃO DO CÓDIGO AMBIENTAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO publicado neste blog em junho/2014 quando o advogado especializado em Direito Ambiental analisou o texto daquele projeto de lei complementar, ainda em tramitação. Na ocasião, além de analisar a estrutura jurídica do documento e a técnica legislativa adotada, apontou algumas carências como, por exemplo, de mecanismos para garantir a participação efetiva da sociedade no processo decisório. Abaixo, os conceitos que têm norteado as transformações urbanas mais recentes no Rio de Janeiro em nome dos grandes eventos internacionais que a cidade recebeu e ainda receberá – em especial os Jogos Olímpicos de 2016 – e outras considerações do autor. Boa Leitura. Urbe CaRioca                 Parque Olímpico: ocupação(Leia mais)

A RODA-GIGANTE, A MARINA DA GLÓRIA, E AS PAINEIRAS

Parque do Flamengo e Marina da GlóriaImagem: Revista Veja O post A RODA GIGANTE E O PÉ DE FEIJÃO, de Carla Crocchi– Um conto infantil sobre alturas e paisagens já estava preparado para ser divulgado no último o fim-de-semana quando, em 05/11/2015, foi publicada reportagem de capa no Caderno de Bairros Zona Sul com o título: OG, 05/11/2015 – ‘Grupo luta por roda gigante como a de Londres no Parque do Flamengo’ – ‘Arquiteta Lotta de Macedo Soares tinha a ideia de instalar uma atração do tipo no local’. Tanto quanto as notas publicadas pelo mesmo jornal nos dias anteriores, a manchete quer fazer crer que se trata de uma conquista positiva para a cidade, sem mostrar os aspectos questionáveis envolvidos, todos tratados neste blog nos últimos anos, bem como as análises jurídicas de Sonia Rabello. A expressão “grupo luta”(Leia mais)

A RODA GIGANTE E O PÉ DE FEIJÃO, de Carla Crocchi

UM CONTO INFANTIL SOBRE ALTURAS E PAISAGENS Inspirada pelas idas e voltas de uma roda-gigante*que volta e meia volta a ameaçar a paisagem do Rio de Janeiro, a arquiteta e artista plástica presenteia este blog com uma breve narrativa que traz poesia e magia para cariocas e amantes da cidade, além de uma bela ilustração também de sua autoria. Boa leitura. Urbe CaRioca Fonte: Carla Crocchi Fotos em Arte  A RODA GIGANTE E O PÉ DE FEIJÃO UM CONTO INFANTIL SOBRE ALTURAS E PAISAGENS Autoria de Carla Crocchi  ERA UMA VEZ UMA RODA GIGANTE . RODAVA, RODAVA E SÓ SABIA RODAR. MUITOS RODAVAM COM ELA ATÉ CANSAR. ENTÃO A POBRE RODA ERA OBRIGADA A MUDAR DE LUGAR ONDE MAIS PESSOAS GOSTASSEM DE RODAR. O PROBLEMA É QUE TANTA GENTE FICAVA QUERENDO SABER POR QUAL MOTIVO A RODA FAZIA TANTA QUESTÃO(Leia mais)

O MÊS NO URBE CARIOCA – SETEMBRO 2015

Em SETEMBRO houve muitos assuntos urbano-cariocas polêmicos que causaram – e ainda causam – grande preocupação. Um projeto de lei pernicioso para a Cruz Vermelha, a misteriosa Arena do Flamengo que será construída em meio a um nó de trânsito, um pacote de leis urbanísticas das quais comentamos o PLC nº 123/2015 – UMA PANACEIA EMPACOTADA e o PLC Nº 124/2015 E HABITAÇÃO SOCIAL – UMA PROPOSTA BEM INTENCIONADA. A reprodução de JOGOS OLÍMPICOS – UM DOSSIÊ POPULAR causou muito espanto. O artigo PEU DA ILHA DO GOVERNADOR, MAIS UM DESASTRE URBANÍSTICO À VISTA, de Canagé Vilhena foi recordista de acessos. A divulgação e análises sobre o pé-de-moleque encontrado na Rua da Constituição  iniciadas em agosto continuaram, ainda quando os defensores do Patrimônio Cultural da cidade não vislumbravam a destruição que estava a caminho fruto do descaso e da pequenez(Leia mais)