O PLC nº 140/2015 – MAIS UM PEU PARA AS VARGENS, de Canagé Vilhena

O último post sobre as mudanças de parâmetros urbanísticos para a região de Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim, parte da Barra da Tijuca, do Recreio dos Bandeirantes e de Jacarepaguá foi O MUSEU CASA DO PONTAL E O PEU VARGENS, com comentário do arquiteto Canagé Vilhena, que já contemplou este blog com outras análises sobre o assunto, inclusive OPERAÇÃO ESQUISITA: ESPOLIAÇÃO URBANA NAS VARGENS, de outubro passado. A notícia divulgada em ATENÇÃO ZONA OESTE!ATENÇÃO REGIÃO DAS VARGENS! Foi confirmada com o envio à Câmara de Vereadores, pelo Poder Executivo, do Projeto de Lei Complementar nº140/2015, que propõe nova versão para o Projeto de Estruturação Urbana das Vargens – ou, PEU Vargens – analisada e comentada por Canagé conforme artigo a seguir. Ontem o Jornal O Globo publicou reportagem sobre a proposta. Boa leitura. Urbe CaRioca Foto: Arquiteta Bárbara Teireira O(Leia mais)

NORMAS DA AERONÁUTICA E AS TORRES DO PORTO MARAVILHA – CONFLITOS POTENCIAIS

Internet Em julho/2014 entrou em vigor a Portaria nº 957/GC3 de 09/07/2015 do Ministério da Defesa – Comando da Aeronáutica, que “Dispõe sobre as restrições aos objetos projetados no espaço aéreo que possam afetar adversamente a segurança ou a regularidade das operações aéreas, e dá outras providências”. Entre os ‘considerando’ destacamos os que se relacionam a índices construtivos na vizinhança de aeroportos, heliportos e helipontos: CONSIDERANDO que a segurança e a regularidade das operações aéreas em um aeroporto ou em uma porção de espaço aéreo dependem da adequada manutenção de suas condições operacionais, que são diretamente influenciadas pela utilização do solo; CONSIDERANDO que a existência de objetos, aproveitamentos ou atividades urbanas que desrespeitem o previsto nas normas vigentes pode impor limitações à plena utilização das capacidades operacionais de um aeroporto ou de uma porção de espaço aéreo; CONSIDERANDO a importância(Leia mais)

A GARAGEM POULA, de Luiz Eduardo Pinheiro

  BEM TOMBADO MUNICIPAL – RIO DE JANEIRO   GARAGEM POULA – Imóvel Rua Gomes Freire, 306, 306-A e Rua do Senado, 57/59 Decreto nº 6.606 de 05/05/87 – DOM de 06/05/87 Era uma vez um imóvel tombado chamado GARAGEM POULA, situado na Avenida Gomes Freire.   Era uma elegante e antiga garagem de cocheiras que teimava em permanecer na cidade!   O processo de abandono do imóvel começou lá pelos anos 1990.   Na primeira década do século XXI a empresa WTORRE o adquiriu como parte do entorno do seu empreendimento erguido na Rua dos Inválidos.   Começaram a tratá-lo como um depósito de obras e demoliram quase sua totalidade.   Sobraram cacos. Talvez irrecuperáveis.   Restauração?   Ninguém comenta a respeito, ninguém o exige.   Quando não houver mais nada a fazer, o choro dos hipócritas inundará as páginas(Leia mais)

O MUSEU CASA DO PONTAL E O PEU VARGENS

 E O COMENTÁRIO DO ARQUITETO CANAGÉ VILHENA Nas várias postagens sobre o Projeto e Estruturação Urbana da região das Vargens – que abrange bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro – afirmamos que as mudanças na lei urbanística antes vigente seriam prejudiciais para a cidade e, em especial, para a própria localidade, reconhecidamente frágil em termos ambientais, sujeita a alagamentos nas áreas planas e deslizamentos nas encostas do maciço da Pedra Branca.   Há alguns meses a imprensa noticiou os alagamentos no terreno onde fica a Casa Museu do Pontal, atribuídos à construção de um condomínio de edifícios no terreno vizinho – possível devido aos novos índices urbanísticos criados pelo PEU Vargens.   A situação piorou e na última semana o próprio museu foi inundado, com riscos para o acervo único que possui.   Abaixo, o comentário do arquiteto(Leia mais)

DE RECLAMILDA PARA SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO

CrôniCaRioca20 de janeiro de 2016, Dia de São Sebastião Cristo Redentor, Rio de JaneiroFoto: Urbe CaRioca Querido São Sebastião, Santo Padroeiro da Mui Leal e Heróica Cidade do Rio de Janeiro, Escrevo relutante, ainda indecisa sobre postar esta missiva no correio que leva as coisas da Terra para o Céu. Explico o porquê. Na minha visão, o senhor, sofrido, torturado e flechado, deveria ser poupado de saber como vai a cidade que protege, a cada dia com mais problemas. Se eu contar certamente me dirá “deve haver algo de bom também, RECLAMILDA…”, com a voz pausada e tranquila que todo santo tem. Sim, São Sebastião, as há, a começar pelas pessoas boas, corretas e trabalhadoras, cariocas do bem, são muitos! Mas nossa urbe está cheia de ervas daninhas entre elas, uma pena… A violência está insuportável, há balas perdidas, confrontos,(Leia mais)

O HOTEL GLÓRIA, OS ÁRABES, E O TRIÂNGULO DO Sr. X

Hotel Glória após a demolição do Teatro Glória e da parte interna da construção.Foto: Folha de São Paulo Segundo informa o jornal O Globo de hoje, um fundo árabe adquiriu o finado Hotel Glória (e mais parte da OSX, empresa naval do grupo X), e pretende ressuscitá-lo, o que é uma ótima notícia para a Cidade do Rio de Janeiro, muito embora saibamos que a glória do Glória e o teatro de mesmo nome jamais retornarão. Quem acompanha este blog conhece a história sobre o “Triângulo da EBX-REX” e também o polêmico Projeto Impossível que quase foi aprovado para ocupar espaços públicos na Marina da Glória com um complexo comercial. Foto: O Globo Resta saber se as benesses urbanísticas e fiscais eventualmente recebidas em nome dos Jogos Olímpicos serão revertidas, e o que acontecerá com os outros dois vértices do(Leia mais)

RIO COMPRIDO, O BAIRRO QUE AMAMOS! – PARTE 1, de Sheila Castello

CrôniCaRioca “Rio Comprido, década de 50, cruzamento Rua do Bispo com Av. Paulo de Frontin.” Foto reproduzida do Arquivo da Cidade, postada por Isis Claro em rede social. Sheila Castello é historiadora e apaixonada pelo Rio Comprido, bairro onde morou durante vinte anos. Esse tempo dobra ao somarmos histórias e memórias de sua família que lá viveu durante quatro décadas! Incansável na busca de melhorias para a região, neste artigo Sheila presta uma homenagem ao lugar outrora bucólico, sacrificado pela presença do Viaduto Engenheiro Freyssinet – o Elevado da Perimetral -, e aos muitos cariocas que igualmente participam de lutas diárias por mais qualidade urbana onde habitam. Deoclécio Ferreira cuida, diariamente, das árvores que plantana Praça Condessa Paulo de Frontin. O texto, publicado originalmente em rede social no grupo Rio Comprido – Um Bairro de Presente, Passado e Futuro? é o depoimento de quem, nos(Leia mais)

O MÊS NO URBE CARIOCA – DEZEMBRO 2015

Foto: Urbe CaRioca, nov. 2015 O mês de DEZEMBRO começou no blog com PRAÇA XV e RUA DA CONSTITUIÇÃO – PÉS-DE-MOLEQUE x CONCRETO, ainda a repercussão sobre os preciosos achados arqueológicos que foram, infelizmente, perdidos, devido à falta de visão e à pequenez dos gestores públicos: a destruição do calçamento bicentenário no Centro da Cidade do Rio de Janeiro causou tristeza e indignação. Os HOTÉIS “PRA OLIMPÍADA” voltaram a frequentar estas páginas, bem como o bairro de GUARATIBA (parte 1) que, neste caso, alerta sobre um dos próximos alvos de propostas de leis urbanísticas que deverão frequentar a Câmara de Vereadores após o recesso. Vale conhecer a Parte 1 e os  COMENTÁRIOS DE CANAGÉ VILHENA, a respeito, na Parte 2. O Museu do Amanhã que chegou à Praça Mauá, motivo de elogios e críticas será tema de nova postagem em(Leia mais)

SEM GLÓRIAS – DOIS FINADOS HOTÉIS E A MARINA

*Atualização em 14/01/2015 no final da postagem. Folha de São Paulo Em 2013/2014 a tentativa – mais uma – de construir um empreendimento de grande porte na Marina da Glória, situada no Parque do Flamengo, objeto de polêmica, críticas negativas e alguns debates, foi tema de várias postagens neste blog. Entre os muitos aspectos analisados apontamos que a proposta de criar um Centro de Convenções, restaurantes, lojas e centenas de vagas de veículos, naquela área pública, era parte de um conjunto que extrapolava os limites do parque, na figura que chamamos de O TRIÂNGULO DA EBX-REX: HOTEL GLÓRIA, HOTEL PARQUE DO FLAMENGO E MARINA DA GLÓRIA. Não obstante as muitas benesses que os empresários receberam, e a condescendência dos órgãos de patrimônio cultural, como se soube através da grande imprensa nenhum dos empreendimentos daquele triângulo foi adiante, principalmente porque as empresas envolvidas(Leia mais)

A ARQUIBANCADA – DITA PROVISÓRIA – NA LAGOA RODRIGO DE FREITAS

Internet Na reportagem Arquibancada móvel na Lagoa subiu no telhado (OG on line 04/01/2015) o jornalista usa a expressão de piada recorrente, para informar que talvez a construção não seja mais feita, por falta de dinheiro. A ser verdadeiro o motivo, a falta de recursos públicos fez bem neste caso, pois o projeto nem deveria ter sido cogitado! A obra que se pretende erguer sobre as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas maculará permanentemente, e ainda mais, a paisagem magnífica que vem sendo entregue à cidade gradativamente desde a retirada de construções irregulares que ocupavam a beira d’água, a fixação dos limites da orla e dos clubes Caiçaras e Piraquê – impedindo novos aterros – a construção do Parque da Catacumba, e a criação de uma ciclovia.  Infelizmente a torre gigantesca construída ‘pra Olimpíada’ – de fato um edifício – é uma(Leia mais)

TAMANHO É DOCUMENTO, de Sérgio Magalhães

Terminamos 2015 desejando que o ano seguinte trouxesse boas notícias, mote para a postagem QUE 2016 TRAGA BOAS NOTÍCIAS PARA A URBE CARIOCA! Por isso escolhemos reproduzir o artigo do arquiteto e professor Sérgio Magalhães, colunista do jornal O Globo, publicado ontem nesse jornal, por ser pleno de otimismo. O autor avalia que “entre as obras do prefeito (…) a derrubada do elevado da Perimetral seja a de maior potencial positivo para a cidade”. Conforme já comentamos neste blog, sem considerar outras prioridades para o Rio de Janeiro, ou os reflexos para o já caótico trânsito da cidade, concordamos com a visão apresentada. Curiosamente, a demolição de outra obra – de pequeno porte e que jamais deveria ter sido erguida – requalificou o trecho de Ipanema conhecido por Bar 20, onde o bonde elétrico fazia a volta até ser desativado:(Leia mais)